Nesse texto você vai entender como abrir uma empresa de tradução com pouco investimento (ou até mesmo na sua casa) e ainda assim conseguir bons resultados financeiros.
Se você sabe falar outra língua e conhece outras pessoas que também sabem, dá sim para montar um negócio lucrativo, que mesmo que seja pequeno tenha capacidade de expansão em pouco tempo.
Quem é que não sonha com a liberdade, financeira e pessoal? Aprender como abrir uma empresa de tradução pode ser o primeiro passo para você a caminho disso. Você não precisa de muito para começar e eu vou te mostrar isso agora.
Se estiver mesmo pronto a começar o seu negócio por conta própria e tiver a disposição para trabalhar duro e correr atrás de tudo que puder para as coisas darem certo, depois da leitura desse texto você vai saber exatamente para onde ir.
Vem comigo e me deixe te ajudar nessa sua nova jornada!
Entenda primeiros os serviços que você pode oferecer
Acho que a primeira coisa que você precisa saber sobre como montar uma empresa de tradução são as possibilidades que existem para você atuar.
Dentro do segmento existem vários serviços que são procurados no Brasil inteiro e você pode escolher entre eles quais são os que tem maior potencial aí na região que você pretende trabalhar, ou os que tem mais a ver com o seu perfil – já que uma empresa como essa pode atuar pela internet com clientes no mundo todo.
A lista que vou te apresentar por aqui tem como base informações do Sebrae, ok?
Vamos lá conhecer as diversas formas que existem para trabalhar com tradução:
- Tradução de livros;
- Tradução técnica;
- Revisão de textos (em português e outras línguas);
- Tradução de textos, artigos, reportagens para revistas, jornais, manuais, guias, informativos, folhetos, sites e outros;
- Legenda de vídeos e filmes;
- Tradução de resumos, monografias, teses, dissertações e outros tipos de trabalhos acadêmicos;
- Tradução de palestras, aulas e apresentações;
- Tradução simultânea;
- Interpretação sussurrada;
- Interpretação consecutiva.
Leia também: Empresas que dão serviços para fazer em casa
Vai montar uma empresa fora ou trabalhar em home office?
Outra coisa importante sobre como abrir uma empresa de tradução é definir se você vai trabalhar em Home Office ou se quer montar uma empresa fora, como uma sala ou escritório em um edifício empresarial.
Das duas formas não é preciso fazer grandes investimentos, eu já comecei o texto deixando isso bem claro. Seja em casa, ou em uma sala, é pouco para investir, mas é claro que trabalhando em casa o número cai drasticamente.
Para tomar essa decisão você precisa levar em conta quais são as suas possibilidades atuais, seu poder de contratação, seus objetivos e a capacidade de produção que tem nesse exato momento.
Se estiver começando sozinho, não acho que vale a pena montar uma sala agora, entende? Talvez seja melhor começar em casa e depois da expansão ir para um outro lugar.
Independente da sua escolha, eu vou te dar as dicas que você precisa levar em consideração em cada um dos casos.
Dicas para se organizar no Home Office
Se você a sua opção é montar um home office, eu quero te trazer aqui algumas dicas super simples que vão te ajudar a ter uma produtividade, organização e resultados.
Trabalhar em casa é uma maravilha por questão de comodidade, conforto e até por questão de investimento, mas a verdade é que também existem muitas armadilhas que se não estivermos atentos, pode nos prejudicar bastante.
Fique atento nas dicas abaixo de como abrir uma empresa de tradução home office:
Escolha um canto da casa
Ter um canto da casa só para trabalho é fundamental. Isso vai te ajudar a levar mais seriedade para o que está fazendo e evitará, por exemplo, que você fique sentado no sofá em frente à televisão perdendo seu tempo.
Não precisa de muita coisa: Basta uma mesa com cadeira e o seu computador para começar o seu trabalho. Veja o espaço que você poderá ficar em silêncio e que não será interrompido.
Rotina
Você acha que por trabalhar em casa não precisa criar uma rotina com programação de trabalho? Pensou errado! Muita gente fica nessa ideia e acaba não trabalhando nunca, o que é um grande problema.
Por isso organize a sua rotina, escolhendo dias e horários para trabalhar e cumprindo isso à risca!
Parceria com freelancers
Quando a demanda de trabalho começar a aumentar, uma dica bacana é contratar o serviço de freelancers. Existem vários sites onde você pode fazer isso, como é o caso do 99freelas.
O bom de terceirizar alguns serviços é que você pode ganhar mais com o seu negócio e crescer, sem falar que não haverá nenhum vínculo empregatício.
Como abrir uma empresa de tradução fora: Estrutura física
Se você quer saber como abrir uma empresa de tradução fora, eu vou te dar algumas dicas básicas que vão te ajudar. Só que mesmo nessa situação não existe nada de complexo ou difícil.
O investimento é muito mais baixo do que qualquer outro tipo de empresa e você precisa de pouca coisa para começar a trabalhar. Observe:
1. Local para abrir uma empresa de tradução
O ideal é que você esteja em áreas centrais da cidade se tiver o interesse de receber os seus clientes no seu escritório ou sala. Caso os seus contatos sejam feitos somente pela internet, você não tem muito com o que se preocupar com o local.
Isso vai te ajudar a ter um menor custo com a locação, já que pode optar por um bairro que seja mais próximo da sua casa e que tenha um valor de aluguel mais baixo.
Sem falar que se você tiver algum cliente na cidade, poderá marcar reuniões em cafeterias ou outros lugares que fique bom para os dois.
2. Analise a estrutura para trabalhar
Uma sala com 35 ou 40 m² é suficiente para você começar o seu negócio. Basicamente você vai precisar de uma área de produção onde você e seus colaboradores irão fazer o trabalho de tradução por meio de computadores.
Em uma estrutura um pouco maior e organizada, você pode ter (além da área de produção) uma recepção e uma sala de reuniões para receber seus clientes.
Ah! É importante que tenha um sanitário e uma pequena copa, nem que seja para tomar um cafezinho.
A estrutura de uma empresa de tradução é bem simples! Você vai precisar praticamente de mesas e cadeiras de trabalho e os computadores. Outra coisa que você pode precisar são dos softwares de edição de texto ou até mesmo de dublagem – caso ofereça esse serviço.
3. Equipe de trabalho
Você também pode trabalhar com freelances, mas já que tem uma estrutura física é uma boa ideia contratar pelo menos uma ou duas pessoas que também façam o trabalho de tradução.
É fundamental que você tenha certeza sobre as qualidades profissionais dessas pessoas antes da contratação. Além de saberem falar outra língua é importante que tenham espírito de crescimento e que vistam a camisa da sua empresa.
Ter uma equipe que funcione bem é um dos requisitos de como abrir uma empresa de tradução porque pode te levar para outros níveis de negócio.
Divulgue seu negócio por meio da internet
De nada vai adiantar você saber como abrir uma empresa de tradução, ter uma estrutura incrível, se não se preocupar com a forma como vai atrair e conseguir clientes – afinal, são eles que vão fazer o dinheiro entrar no negócio.
A internet é, sem dúvidas, a melhor maneira para isso e existem formas diferentes de você fazer essa divulgação e que não vão te custar nada ou quase nada.
Separei três delas para você:
- Redes sociais: Esteja presente nas principais redes (pelo menos o Instagram) e crie conteúdo diários sobre o seu trabalho, dando dicas para outras pessoas, fazendo promoções e até mesmo sorteios;
- Tenha um blog: Ter um blog da área que você trabalha pode te ajudar a chamar a atenção dos clientes para você. Crie conteúdos sobre tradução, dando dicas de como fazer, ou até mesmo sobre a importância e se torne relevante nas pesquisas do Google;
- Se cadastre em sites de freelancers: Assim como você pode encontrar parceiros em sites assim, você também pode oferecer o serviço da sua empresa.
Leia também: Como dar aulas de inglês
Comece a trabalhar!
Agora que já sabe tudo que precisa de como abrir uma empresa de tradução, está nas suas mãos fazer com que esse projeto se torne realidade.
Acredite: Com dedicação e conhecimento você pode sim começar a trabalhar por conta própria e ter excelentes resultados. Se isso é uma coisa que você gosta é como ganhar dinheiro sem trabalhar.
Quais seriam os trâmites legais para se abrir uma empresa dessa natureza?
Bom propósito do post, mas infelizmente, no Brasil, os trâmites legais são a parte mais complicada sobre abrir um negócio, e o post não fala nada sobre.