Como abrir uma empresa de manutenção industrial: Guia completo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de setembro de 2018

A partir de agora eu vou te mostrar como abrir uma empresa de manutenção industrial. Existe muita gente interessada em investir nesse segmento, mas que não sabe o primeiro passo que tem que dar – eu estou aqui para mostrar!

O nosso país tem muitas indústrias! Algumas regiões são grandes polos industriais e o serviço de manutenção se faz muito necessário. Mesmo tendo empresas já trabalhando na área, a demanda é tão grande que ainda dá tempo de você começar agora e conseguir seu espaço no mercado.

Por isso, se você pretende fazer parte desse segmento, eu tenho certeza que essas informações aqui vão te ajudar a começar. Não fique muito preocupado em ter a melhor estrutura do mundo para isso, o importante é aproveitar o que tem e ir dando um passo de cada vez.

Eu quero muito te ajudar a entender a base do negócio e ver que dá sim para você correr atrás dos seus sonhos! Claro que nada é fácil, não é? Só que com planejamento e com muita vontade, você pode chegar aonde quiser!

Vem comigo que eu vou te mostrar várias dicas de como abrir uma empresa de manutenção industrial aí na sua região.

O primeiro passo é fazer seu planejamento!


Acredite em mim: Não dá para montar uma empresa de sucesso sem se preocupar com o seu planejamento. Não que precise fazer um documento enorme e cheio de regras para ser bem sucedido, mas é preciso planejar bem o que irá fazer.

Você só precisa de uma folha de papel, de suas ideias e de alguns dados sobre o mercado na sua região. Primeiro se pergunte como pretende montar o seu negócio, quais são os seus objetivos, quanto tem na mão para investir…

Esses cenários vão te ajudar a identificar o que pode ser feito dentro da sua realidade nesse momento, sabe? Vai ficar muito mais fácil! Você terá uma visão geral do negócio antes mesmo dele existir.

Isso evita que você cometa erros bobos e que tenha prejuízos e dor de cabeça. Sem falar que pode te ajudar a reconhecer oportunidades de uma forma muito melhor.

Mesmo que o seu negócio comece pequeno, quando ele é bem planejado você tem chances de expandir e construir um império com o tempo.

Defina qual tipo de indústria você quer atender


como abrir uma empresa de manutenção industrial

Uma coisa que é importante falar sobre como abrir uma empresa de manutenção industrial é que você precisa segmentar o seu público. Existe indústria de todos os tipos, com maquinários e equipamentos muito específicos.

Até dá para você montar um negócio que atenda tudo que tem por aí, mas vai precisar investir muito dinheiro e ter uma estrutura muito grande. Por isso, acredito que de início você deve focar em um tipo ou até dois.

Dessa forma você vai conseguir montar a estrutura necessária para atender bem essas parceiras, ganhar credibilidade no mercado e aos poucos ir crescendo. Sabe?

É aquele negócio: Não adianta nada querer abraçar o mundo com as pernas. Faça pouco, mas bem feito, que suas chances de ter sucesso são muito melhores!

Como abrir uma empresa de manutenção industrial: Vamos falar das partes práticas


Depois do seu planejamento e da definição do seu público alvo, é hora de pensar em todos os outros aspectos do seu negócio. Montar uma empresa de manutenção industrial inclui pensar em localização, estrutura, equipamentos, profissionais, investimento…

Tudo isso varia muito de acordo com a região que você vai trabalhar, de acordo com o tipo de negócio que você quer ter, com a capacidade de atendimento à indústria que você pretende. Por isso absorva as informações gerais, mas adapte todas elas à sua realidade.

Não tem nada muito complexo por aqui, mas todos esses pontos, mesmo que simples, fazem uma diferença tremenda no seu negócio como um todo. Por isso não se deixe levar pela emoção – use a razão!

Agora vamos lá:

1. Localização

O mais importante na localização do seu negócio é que ela seja de fácil acesso para os seus funcionários e que tenha espaço suficiente para você instalar sua parte administrativa e um depósito para os equipamentos e ferramentas que terá que usar.

Todo o serviço será feito nas indústrias, então não é preciso ter um lugar grande, sabe? O importante é que quem trabalhe no escritório tenha conforto para conseguir uma produção positiva.

2. Estrutura e equipamentos

A estrutura de uma empresa de manutenção industrial é simples. De um lado você vai montar um escritório com recepção, área de trabalho com mesas e computadores, talvez uma sala de reunião, copa e sanitário.

De outro lado você precisa criar um depósito bem organizado (que precisa ter um profissional como responsável pelo que entra e sai). Nele você vai arrumar todas as ferramentas e equipamentos utilizados na manutenção.

O que você vai precisar nesse sentido, inclusive, vai depender do tipo de indústria que você vai atender. Por isso, depois de tomar essa decisão você precisa fazer uma lista com todos os materiais que vai precisar.

Na hora da aquisição, dê preferência pelo que tem maior vida útil e que vai permitir o melhor resultado do serviço – tudo isso dentro do seu orçamento, é claro. Se for optar por equipamentos usados, tome cuidado e verifique suas condições antes de fechar negócio.

Os equipamentos são parte importante de como abrir uma empresa de manutenção industrial, viu? Eles que vão influenciar na experiência com o cliente.

3. Monte uma equipe de sucesso

como montar uma empresa de manutenção industrial

Você precisa do seu lado profissionais que tenham qualificações técnicas na manutenção dos equipamentos que as indústrias que você quer atender possuem. Isso é fundamental!

A responsabilidade em fazer esse tipo de serviço é muito grande, então não contrate ninguém sem ter a segurança sobre as suas habilidades profissionais nesse sentido. Qualquer serviço mal feito pode causar grandes danos.

4. Investimento

O valor exato que você vai precisar investir só vai aparecer na sua frente depois que você fizer o seu planejamento direitinho. É difícil dar um valor sem conhecer os seus objetivos e sem o seu projeto, compreende?

A estrutura do negócio em si não exige muito dinheiro, mas é possível que você invista muito nos equipamentos e ferramentas. Por isso, dá para estimar um investimento de a partir de R$100.000 para montar uma empresa de manutenção industrial.

É claro que nada adianta investir dinheiro se você não investir o seu tempo, o seu trabalho e sua dedicação pelo negócio. É uma via de mão dupla e você precisa de tudo isso trabalhando junto para ter resultados.

Montar uma empresa de manutenção industrial vale à pena?


A verdade é que abrir uma empresa de manutenção industrial dá dinheiro – e não é pouco! Se você conseguir atender bem os seus clientes e criar uma relação de confiança, eles farão a sua divulgação por você e logo terá mais clientes.

Normalmente as indústrias fecham contratos de um ano ou mais. Isso significa uma grande garantia de faturamento, é um ótimo negócio.

Dependendo do tamanho das empresas que você atender, o valor do contrato pode ser muito grande. Tirando todos os seus custos, verá que a porcentagem de lucro é vantajosa – desde que você tenha uma boa administração.

Só que tudo isso só vai acontecer se você fizer valer à pena. Aprender como abrir uma empresa de manutenção industrial é só um passo, agora tem que fazer o negócio acontecer.

Leia também: Como montar uma empresa de manutenção de elevadores

Tire o seu plano do papel


Agora é agir! Espero que esse texto não só tenha te dado informações valiosas, como te mostrado que você pode sim montar o seu negócio e ter bons resultados.

Não espere mais para viver a vida que quer, para ter seu sonho realizado e trabalhar para você. Tenho certeza que se quiser de verdade você vai conseguir!

Boa sorte!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário