Quer montar uma chocolateria ou loja de chocolates? Que bom, porque é exatamente sobre isso que falaremos durante todo o artigo de hoje. Vou te dar algumas dicas simples e práticas que vão te ajudar nesse início.
Não é novidade alguma que o consumidor brasileiro é apaixonado por chocolate – porque, na verdade, o mundo inteiro é, do mais jovem ao mais velho. É por isso que a venda desse produto é algo tão rentável aqui, sendo alvo de muitos novos investidores.
Se você quer saber tudo sobre como montar a sua própria chocolateria, eu tenho certeza que as informações que separei aqui vão te ajudar muito! O mais importante que você precisa saber, logo de cara, é que o mais importante para o seu negócio é começar com o que você tem em mãos.
Algumas pessoas sonham com o momento ideal ou perfeito para começar algo e nunca começam. Por isso, quando terminar de ler tudo aqui, aja, corra atrás! Mesmo que nem todas as condições sejam perfeitas, aproveite o que você tem, aí sim as coisas podem acontecer.
Vem comigo, está bem? Esse pode ser o primeiro passo em prol de um futuro incrível para a sua vida!
O que é uma chocolateria?
Uma chocolateria é, nada mais, nada menos, do que uma loja que vende chocolates.
É bastante comum a dúvida em torno desta palavra, pois muitas pessoas acham que uma chocolateria é uma fábrica de chocolate.
Na verdade, o nome “chocolateria” está mais ligado a um estabelecimento especializado e chocolates, sendo que nessas lojas se encontra, normalmente, chocolates mais artesanais – e não aqueles de marcas comuns que nós vemos no dia a dia – e de vários tipos, sabores e formatos.
Ou seja, ela costuma carregar o nome da própria marca, vendendo chocolates criados pelos doceiros da própria loja.
É justamente por isso que a qualidade dos produtos de uma loja de chocolates precisa ser muito boa, a ponto de ganhar o consumidor pelo sabor e originalidade – que é o diferencial da loja – e também porque, justamente por serem produtos mais exclusivos, o preço desses doces costuma ser mais alto em um estabelecimento como esse.
Leia também: Chocolates de Gramado para revender
A concorrência
A principal concorrência das chocolaterias são as outras docerias e chocolaterias que já existem no mercado. Porém, além delas, você não pode se esquecer das lojas que vendem os chocolates de marcas mais famosas a preços normalmente mais baixos.
É por isso que, para conseguir conquistar a preferência do consumidor e garantir o sucesso da sua chocolateria, você precisa fazer produtos de ótima qualidade, além de ser criativo e inová-los.
Entender como sua concorrência trabalha pode te ajudar a absorver pontos positivos para o seu negócio e também te ajuda a evitar erros chatos que podem provocar bastante prejuízo e dor de cabeça – então fique atento à eles e aprenda muito!
Como montar uma chocolateria: 4 pontos importantes!
O primeiro passo e, sem dúvidas, o mais importante, é fazer um bom planejamento. Isso inclui pesquisa de mercado e orçamento detalhado.
O próximo passo é escolher a localização, o lugar onde você irá montar a sua loja. O ideal é que seja em shoppings (lojas o quiosques), ou no centro da cidade, ou em prédios comerciais – sempre em locais movimentados.
A partir de agora eu vou te apresentar outros quatro pontos para você abrir uma chocolateria de sucesso aí na sua região:
1. A estrutura necessária
A estrutura de uma chocolateria vai variar bastante a depender do seu intuito e das suas ideias para a loja. Você pode optar por fazer como em uma bomboniere e dispor os produtos pelo lugar, ou pode fazer como uma lanchonete e oferecer, além dos chocolates para venda, produtos preparados na hora (tortas, milk shakes, cafés, chocolate quente, sorvetes etc.).
O estabelecimento pode ser pequeno, sendo que, se optar pela primeira opção, por exemplo, de não oferecer produtos para consumo no local, até mesmo um local de 4m2 já é o suficiente para dispor os seus produtos em prateleiras, de forma organizada.
Se optar por oferecer também esse serviço de lanchonete, escolha um lugar que dê, pelo menos, para quatro mesas com cadeiras ou bancos.
Um ponto que é importante lembrar também é a decoração: ela precisa ser bonita. Com cores mais quentes e sóbrias que remetam a chocolate e despertem a vontade das pessoas de consumi-los.
Abaixo, confira uma lista de equipamentos necessários para uma chocolateria:
- Balcão (de preferência com mostruário em vidro)
- Prateleiras para exposição dos produtos
- Geladeira ou freezer para acomodar os doces
- Lugar para estoque de produtos
- Caixa para registrar produtos
- Máquinas de cartão
- Gaveteiro com chave para guardar o dinheiro das vendas
2. O Investimento inicial
O investimento inicial ideal para a montagem de uma chocolateria é de cerca de R$ 30.000,00 – sendo que neste valor estão inclusos custos de funcionários, compra de ingredientes, assim como aluguel e toda a montagem básica de um estabelecimento de pequeno porte.
Lembrando que, claro, esse valor é apenas uma base, variando de acordo com a região e o porte do empreendimento.
3. Quais produtos vender?
Como já falamos lá em cima, aposte na criatividade e faça vários testes para experimentar as suas criações antes de colocá-las à venda.
Os tipos de chocolate mais comuns – e que não podem faltar – são:
- Barras de chocolate
- Trufas
- Bombons
- Balas (normalmente macias)
- Alfajor
- Pão de mel
- Chocolates com biscoito (como os tubinhos e os wafers)
- Caixas com sabores sortidos
- Ovos de chocolate (durante o período de Páscoa)
Lembre-se de inserir sabores como chocolate com laranja, com pimenta, com menta, com café, com amendoim, com castanhas, além de chocolates amargos e meio-amargos (com maior porcentagem de cacau), e também os chocolates com baixo teor de calorias e os sem glúten e/ou lactose.
Você não precisa oferecer todos esses tipos de chocolate, mas certamente escolher alguns deles dará um diferencial aos seus produtos.
4. Divulgue a sua loja
Lembre-se, também, de usar dos artifícios que você tem em mãos para divulgar a sua loja. Faça um evento de inauguração, crie páginas no Facebook e Instagram – e as mantenha atualizada.
Pensar em pequenas campanhas como ações promocionais como o cartão-fidelidade, ou um “pague 2 leve 3”. Esse tipo de incentivo faz o cliente preferir a sua loja, além de sair mais satisfeito e de acabar levando mais (por exemplo, se ele ia comprar um chocolate, a promoção de 3 por dois acabaria fazendo com que ele levasse mais um).
Leia também: Como montar uma loja de doces gourmet
Comece a trabalhar!
Agora é tirar o projeto do papel, aproveitar todas essas dicas e trabalhar duro para montar uma chocolateria de sucesso aí para você.
Aproveite e confira também o artigo que postamos aqui com ideias de nomes para chocolateria. Porque vai lhe ajudar a escolher um nome legal para seu negócio!