Centro de convivência para idosos: Como montar?

Publicado por Jéssica Trabuco em 15 de janeiro de 2018

No artigo de hoje eu vou te dar algumas dicas sobre como montar um centro de convivência para idosos, o que exige muito estudo e planejamento. Esse é um negócio que pode dar um bom retorno financeiro, mas que não pode ser feito de qualquer modo.

Isso porque esses espaços devem ser capazes de oferecer tudo o que as pessoas da terceira idade precisam e que muitas vezes é negligenciado pelo poder público. Por isso, todo cuidado ainda é pouco!

Ao montar um espaço para os idosos, você deve considerar alguns aspectos fundamentais para que o local atenda as necessidades dos anciãos.

A programação, por exemplo, deverá envolver atividades planejadas (culturais, físicas, educativas, artesanais e complementares). Além disso, essas atividades devem ser capazes de estimular a diversão e a autonomia dos idosos, bem como os ambientes devem facilitar o convívio e a interação entre eles.

Com a leitura de todo o artigo você vai aprender o que é preciso para ter um centro de convivência para idosos que dê qualidade de vida e que te ajude a ser um empreendedor de sucesso.

O que é um centro de convivência para idosos?


O principal objetivo desses espaços, conhecidos como centro de convivência para idosos, é proporcionar atividades que contribuam para que essas pessoas envelheçam com saúde física e mental.

O local é voltado para indivíduos da terceira idade que possuem autonomia – que são capazes de se movimentar e realizar atividades sem depender de terceiros. A idade mínima para participar do programa pode variar de região para região.

Além do mais, o ambiente reforça a independência do idoso e fortalece os vínculos sociais e familiares. No local, ele se sente seguro, sem o risco de sofrer acidentes domésticos, maus tratos ou isolamento social. Resumindo: O centro de convivência para idosos é voltado exclusivamente para garantir a qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Leia também: Como montar uma empresa de turismo para idosos

Como montar um centro de convivência para idosos: O primeiro passo é o planejamento


abrir um centro de convivência para idosos

Assim como empreendimentos que envolvem crianças, os negócios voltados para idosos precisam de um cuidado extremo, por se tratar de segurança e conforto para pessoas tão especiais e sensíveis.

É por isso que nessa situação o planejamento do negócio é ainda mais importante. Não dá para montar um centro como esse só por instinto, muito pelo contrário. Você precisa saber exatamente quais são as características que ele precisa ter antes de colocar à mão na massa.

Por isso, sente-se um pouco e coloque no papel todos os pontos do seu negócio, como você o imagina: desde a localização, ao tamanho e a tudo que quer fazer.

Com isso em mãos será mais fácil saber todos os passos que você tem que dar para a realização do projeto, inclusive o quanto de investimento financeiro você terá quer fazer.

Burocracia para abertura de um centro de convivência para idosos


Todo negócio exige uma série de resoluções burocráticas. No caso de abrir um centro de convivência para idosos, além da parte comum de abertura de uma empresa você terá que se preocupar com outra questão.

A maioria das Prefeituras regulamentam esse tipo de atividade e por isso o empreendedor responsável precisa seguir uma série de regras e exigências que vão assegurar que o idoso terá o melhor ambiente.

Por isso você precisa ter o máximo de cuidado e seguir tudo à risca. Não queira começar um negócio da forma errada, seja correto. Para mim esse é um dos segredos básicos do sucesso.

Estrutura adequada


Outro fator fundamental para ter um bom centro de convivência para idosos é a sua estrutura, por isso, na hora de montar um centro de convivência para idosos, tenha o cuidado de escolher um bom local!

Ele precisa ser amplo, arejado e confortável para as pessoas que irão frequentar o ambiente. Preocupe-se também com a adaptação do local de acordo com as especificações de segurança, tanto na área interna quanto na área externa.

Existem algumas coisas fundamentais, por exemplo:

  • O espaço deve conter rampas de acesso;
  • Banheiros femininos e masculinos precisam ser adaptados;
  • Corrimão em todas as rampas e escadas;
  • Mobiliário adequado;
  • Piso aderente.

O centro de convivência deve possuir alguns ambientes específicos, como salas de atividades e descanso, jardins e amplas áreas livres (para caminhadas, por exemplo), piscinas, refeitório, cozinha, recepção e locais destinados aos atendimentos médico, psicológico e terapêutico.

Profissionais que atuam nos espaços


O sucesso dos centros de convivência depende, em grande parte, dos profissionais que irão atuar no local. Por isso, é fundamental que você monte uma excelente equipe, que seja competente e preparada para lidar com diversas situações no dia a dia.

Esses profissionais devem ser sempre pacientes, acolhedores, amáveis e atenciosos, capazes de fazer com que os idosos superem seus medos e tenham uma ótima autoestima. Além disso, todos devem agir com ética, democracia e usar e abusar da criatividade para engajar os anciãos nas mais diferentes atividades.

O tamanho da equipe de um centro de convivência para idosos deve ser proporcional às necessidades dos idosos e à dimensão do espaço.

Um excelente grupo contém profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas, e de outras áreas, como assistentes sociais, pedagogos, professores de artes (dança, música, pintura, artesanato etc.), palestrantes e professores de educação física.

Atividades que devem ser desenvolvidas


como montar um centro de convivência para idosos

Como dito anteriormente, as atividades desenvolvidas no centro de convivência para idosos devem ser diversificadas.

O objetivo da programação é fazer com que essas pessoas se sintam úteis, independentes, seguras e incluídas na sociedade, além de dar a certeza de que estão envelhecendo com saúde e qualidade de vida.

Ao contrário do que se pode pensar, é muito importante para essas pessoas a realização de exercícios, adequados à idade e à condição física, como ginástica, caminhada e vôlei. Lembre-se, porém, de garantir que as atividades sejam acompanhadas por um profissional!

Os idosos também deverão se ocupar com atividades educativas e culturais, como baralho, sinuca, dominó, dama e outros jogos que estimulem a capacidade mental e a convivência com outras pessoas.

Oficinas de artes, artesanato e pintura são igualmente importantes, assim como aulas de informática, idiomas, música, dança, teatro, leitura, palestras e debates. Você pode organizar, inclusive, excursões, passeios turísticos e viagens com os idosos.

As atividades devem ser acompanhadas diariamente pelos profissionais do centro de convivência. Elas também deverão ser abertas, ou seja, os familiares dos idosos terão o direito a oferecer críticas e sugestões e debater a programação com os cuidadores, garantindo assim um espaço democrático para todos.

Montar um centro de convivência para idosos é suprir uma necessidade brasileira


O número de idosos no Brasil tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Hoje, chega-se aos 80 anos com muito mais facilidade do que antigamente.

Esse fato gera uma preocupação: oferecer qualidade de vida e apoio a esse grupo de pessoas para que elas não se sintam isoladas e, consequentemente, venham a desenvolver doenças como a depressão.

Por isso, é fundamental que existam espaços como o centro de convivência para idosos, onde esses indivíduos têm a possibilidade de realizar atividades em grupo e de reforçar os laços familiares e sociais.

Nesse ambiente, além de ter contato com outros idosos, eles criam laços de amizade, praticam atividades que normalmente não realizariam em casa, bem como podem receber todo o apoio médico e psicológico para que sua saúde esteja sempre em dia.

Monte já o seu centro de convivência para idosos!


Os centros de convivência oferecem aos idosos momentos de descontração, devolvem a muitos deles a alegria de viver e o prazer de realizar atividades físicas, culturais e de lazer. É pensando nisso e com esses objetivos que você deve planejar o seu empreendimento!

Lembre-se: quanto mais atividades e profissionais competentes, maiores as chances de sucesso do seu espaço. Os idosos terão prazer em ficar ali e só o sorriso deles já será suficiente para você.

Entre nessa área disposto a dar o seu melhor. Muito além de dinheiro o seu objetivo precisa ser dar a essas pessoas qualidade de vida.

Tenho certeza que se você seguir essas dicas e trabalhar duro, os resultados serão incríveis! Sucesso!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • JOY MACHS LIMA QUEIROZ

    Fantástico essa matéria, nesse momento estou me engajando para tal e foi demais produtiva para aumentar meus conhecimentos adequadamente aos novos sistemas. Muito obrigado.

  • Carmelinda Maria Darold

    Quero montar um clube de idosos quais são os procedimentos necessários de documentação!??

  • Mariah Azevedo

    Adorei a matéria . Estou Cursando Assistencia Social e tenho um projeto futuro de montar exatamente um Centro de Convivencia . Trabalho com eventos ligado a dança ha muitos anos e sei que atividades como essa podem vir a contribuir para melhor qualidade de vida dos idosos . Adorei as dicas . Gratidão .

  • oi boa noite eu gostaria de saber como começo a montar o centro de convivencia para idosos. ja tenho a casa que o amigo do meu filho queria que montasse uma creche . eu gostaria de mais informações e orientação ,de quais documentos eu preciso pra montar este contro de convivencia pra idosos. ja sou presidente de uma humilde associação. obrigado pela ateção .nilda aguardo a resposta .

Deixe o seu comentário