Hoje eu vou te mostrar tudo que é preciso considerar na hora de criar um cardápio de macarrão na chapa e ainda te apresentar um modelo pronto para te inspirar.
Se essa é a sua dúvida, eu tenho certeza que depois da minha leitura vai ficar muito mais fácil identificar o próximo passo.
Então fica comigo até o final do texto e aproveita!
Comece estudando o mercado da sua região
O primeiro passo para criar um cardápio de macarrão na chapa para o seu negócio é iniciar uma pesquisa com os concorrentes da sua região. Faça um passeio, conheça o trabalho deles, veja quais são os sabores que oferece, como cobram, quais as opções oferecem, quanto cobram.
Isso tudo vai te dar inspiração e te ajudar a entender mais ou menos os caminhos que pode seguir com o seu projeto, até mesmo na questão de tamanho, cores, letra utilizada e organização das informações.
Vá fazendo sua pesquisa e anotando todas as informações que achar que podem contribuir com o seu empreendimento.
Defina os sabores que vai oferecer no seu cardápio
O que não faltam são opções de sabores de macarrão na chapa e você pode construir de acordo com o seu gosto, com a regionalidade ou até mesmo testando coisas diferentes e deixando sua imaginação fluir.
Eu trouxe abaixo algumas ideias que são mais tradicionais para te dar uma inspiração, mas não é porque precisa seguir elas, hein?
Veja:
- Frango;
- Brócolis;
- Bacon;
- Calabresa;
- Quatro queijos;
- Atum;
- Camarão;
- Legumes;
- Carne;
- Frango e carne;
- Bolonhesa;
- Carne seca.
Dê a opção do prato personalizado
Outra maneira de construir o seu cardápio, é dando a opção do cliente criar o prato de forma personalizada. Normalmente isso funciona parecido com o chamado macarrão ao vivo, o cliente tem direito a escolher uma quantidade de ingredientes e molhos para montar seu prato.
Na hora de montar o cardápio, é preciso deixar claro quantas coisas o seu público pode colocar. Separe por tipo de massa (espaguete, talharim, penne, fettuccine), ingredientes (tomate, cebola, queijo, calabresa e etc) e molhos (branco, 4 queijos, de tomate e etc), descrevendo cada uma das opções de forma simples e direta.
No geral, esses pratos custam o mesmo valor, mas alguns sabores acabam tendo um custo adicional, como é o caso do camarão. Faça seus cálculos com antecedência para saber quanto vai cobrar.
Não se esqueça de cobrar por adicionais
Quando a gente fala de macarrão na chapa tradicional, personalizado, não dá para esquecer que isso inclui adicionar qualquer outro item além da quantidade estipulada. Só que para isso, claramente, é preciso cobrar um valor a mais.
Então, a ideia é que você também acrescente essa informação no seu cardápio. Seja unificando o valor de qualquer adicional, seja mostrando o preço que cada um custo de forma individual.
No geral se acrescenta algo em torno de R$2 por qualquer adicional e um valor superior de R$5 para coisas mais especiais, como o camarão. Faça seus cálculos por aí para saber exatamente quanto cobrar do cliente.
Cuidados com a criação do layout do seu cardápio
Além de se preocupar com as partes informativas na hora de montar um cardápio de macarrão na chapa, é preciso também prestar atenção na parte física, no layout.
A primeira impressão que as pessoas têm quando visualizam ele pode influenciar demais na decisão de comprar na sua mão ou não. Para evitar confusões e incentivar a venda, existem alguns pontos simples que você deve cuidar.
Veja:
Verifique os valores antes da utilização
Isso faz parte da informação e do layout. Já pensou imprimir ou utilizar um cardápio que está com os valores errados? Isso vai causar confusão na cabeça do seu cliente, assim como pode fazer com que você tenha prejuízo. A dica é, faça uma leitura de revisão com atenção antes de começar a utilização.
Use cores que combinem
As cores do seu cardápio precisam ter a ver com a identidade do seu negócio, então vá seguindo de acordo com a sua logo.
Tenha muito cuidado na hora dessa escolha e procure sempre por tons que combinem e que facilitem a leitura. Evite usar cores muito chamativas e fazer algo que seja extremamente colorido.
Seja simples e direto
Algumas pessoas gostam de colocar muitos textos e informações complexas no cardápio, mas ao invés de causar uma impressão “sofisticada” ou “inteligente”, isso pode cansar o cliente, confundi-lo e dificultar a escolha do macarrão.
Então, tente ser o mais simples e direto possível. Coloque o nome dos sabores, explique o que vem em cada um deles e ao lado o valor.
Na hora de explicar quais são as opções de complemento, faça uma lista simples com todos eles. Quando for falar dos adicionais a mesma coisa: Coloque o ingrediente e quanto custa.
Não tem segredo. Seu objetivo deve ser o de fazer com que as pessoas entendam o seu negócio sem precisar de muito esforço. Inclusive por isso, evite utilizar palavras difíceis.
Modelo pronto de um cardápio de macarrão na chapa
Para te ajudar com a inspiração, eu trouxe abaixo um modelo pronto de cardápio. Ele é só uma sugestão para que você tenha uma noção melhor do que pode fazer e de como deve organizar o seu por aí.
Lembre-se de calcular todos os seus custos e avaliar a concorrência para criar um valor que atraia o cliente e ainda assim te permita ter uma boa margem de lucro, viu? Isso é muito importante!
Observe:
Leia também: Como fazer macarrão na chapa para vender
Comece a trabalhar!
Agora que já sabe como fazer um cardápio de macarrão na chapa, o negócio é se organizar por aí e começar a colocar em prática tudo que aprendeu.
Agradeço demais a sua companhia por aqui hoje e te desejo todo sucesso do mundo.
Um abraço e até mais!
Deixe um comentário