Para criar um cardápio de confeitaria é importante definir um leque de produtos para comercializar e focar na identidade do negócio para criar um destaque dos concorrentes.
Além disso, é importante ter imagens que estimulem o apetite nas pessoas e utilizar uma linguagem fácil de entender.
Abaixo vou te explicar alguns aspectos para que você consiga elaborar um menu criativo, chamativo e diferenciado.
Confira:
Decida os tipos de produto que pretende comercializar
Para fazer um cardápio de doces você precisa saber qual tipo de culinária pretende abordar no seu espaço para conseguir dividir as opções por categorias e deixar a aparência mais organizada.
Abaixo vou te dar algumas ideias de produtos que costumam dar muito certo nesses estabelecimentos.
Bolo e torta
Os bolos e tortas são excelentes opções para café da manhã, comemorações e café da tarde e, apesar da associação de confeitaria com produtos doce ser muito comum, você pode ofertar sabores salgados também.
Conheça alguns sabores:
- Clássico de chocolate com brigadeiro;
- Floresta negra;
- Sertaneja;
- Casadinho;
- Tapioca com doce de leite;
- Red velvet;
- Frango com catupiry;
- Camarão;
- Carne seca com cream cheese.
Docinhos enrolados
Os docinhos enrolados geralmente são produzidos em tamanhos pequenos e, por isso, são vendidos em quantidades maiores.
Você pode enrolar em tamanhos maiores e vender a unidade.
Conheça algumas opções:
- Brigadeiro;
- Beijinho;
- Casadinho;
- Cajuzinho;
- Moranguinho.
Sonhos e donuts
Trazem uma proposta frita para seu cardápio e costumam fazer muito sucesso não só em confeitarias como em cafeterias também.
Dá para variar no recheio e na cobertura, além de apostar em categorias de tamanhos com preços distintos para o produto pequeno, médio e grande.
Sorvetes
Se você mora em uma região quente e seca, pode adicionar o famoso sorvete à sua listinha de o que se vende em confeitaria, sem pensar duas vezes.
O preço do sorvete pode ser definido de acordo com a quantidade de bolas, com o peso e com o sabor.
Se quiser, dê uma conferida no nosso artigo sobre cardápio de sorvete para ter uma ideia mais completa da abordagem deste produto.
Pudins e mousses
As sobremesas cremosas não podiam faltar no seu menu e as fotos devem passar essa característica de cremosidade aos clientes, então, capriche.
Waffle
Por ser uma opção mais difícil de encontrar por aí, o Waffle pode estar em maior destaque no seu cardápio.
Muito comum no café da manhã de outros países, essa delícia vem sendo abraçada por muitos brasileiros e você pode utilizá-la para atrair curiosos.
Bebidas
Para montar um cardápio de confeitaria é preciso pensar nas bebidas que os clientes podem gostar de pedir como acompanhamento.
Dentro das opções você pode ter:
- Sucos naturais;
- Refrigerante;
- Café;
- Chocolate quente;
- Milkshakes.
Opções especiais
Dedique um tempo para a criação de opções especiais. Nela você pode trazer alguns pratos veganos, zero glúten, zero lactose e até mesmo combinações fitness.
A ideia é apresentar fotos apetitosas e destacar os preços convidativos.
Especifique sua forma de venda
A apresentação dos seus produtos pode ser variada e para facilitar a comercialização, é interessante ter a especificação no cardápio. Para diferenciá-las você pode utilizar cores diferentes, fotos ilustrativas ou até mesmo variações de tamanho e tipo da letra.
Essa categorização irá permitir que a precificação seja apresentada de forma mais organizada para o cliente, conheça algumas delas abaixo:
- Unidade;
- Bolas;
- Caixas;
- Peso;
- Fatias;
- Copo ou jarra;
- Delivery.
Atenção com a paleta de cores!
Muitas confeitarias do mercado utilizam paletas com cores mais claras, que giram em torno do azul e do rosa, enquanto outras optam por utilizar várias cores misturadas, para pegar o lúdico como foco e remeter aquele lance do “gostinho da infância”.
Se você quer vender de tudo um pouco, pode pensar na aposta de várias cores, desde que tenha cuidado para não deixar seu cardápio com aparência de circo.
Agora, se você pretende confeccionar produtos mais gourmetizados, com a utilização de ingredientes requintados, para atingir um público mais nobre, a ideia é utilizar cores mais claras e tons pastéis.
A ideia é entender a sua proposta de mercado antes de decidir qual paleta pretende usar.
Pense em um nome criativo
Pensar em um nome para confeitaria não é uma tarefa tão simples quanto aparenta ser, já que você pode trilhar diversos caminhos.
A grande sacada é pensar em um nome que a galera pronuncie e escreva com facilidade, para que a divulgação do seu empreendimento ocorra de forma natural e escalável.
Uma boa ideia é utilizar o seu nome, associado a algo desse universo, como a Confeitaria Priscila Diniz, por exemplo.
Isso acaba aproximando bastante o público de você e trazendo originalidade para o cardápio da doceria.
Para elevar ainda mais a sua proposta, dá para inventar nomes criativos para os seus doces também, trazendo diversas temáticas e explorando-as o máximo possível.
Inove as propostas
Outro ponto interessante é diferenciar as formas de atuação do seu estabelecimento com uma explicação simples e objetiva.
Por exemplo:
Se a sua confeitaria tem a opção de: Self service, monte seu doce, combinações diárias da casa e doces estrangeiros, você pode dividi-las em categorias e explicar rapidamente.
Veja:
Self-service
Pegue uma bandeja e coloque todos os doces do buffet que quiser, leve para a balança no caixa, pese e pague antes de consumir ( O kg custa “X”).
Monte seu doce
Fale para o garçom qual doce você quer e escolha todos os ingredientes para adicionar a composição.
Ex: “bolo de chocolate com recheio de ninho e M&M’s e cobertura de mousse de limão com gotas de chocolate meio amargo.
O preço é fixo para cada tipo de adicional selecionado (em gramas).
Combinações diárias da casa
As combinações diárias são inovações do chef que trazem todos os dias uma novidade para o seu paladar.
O preço varia de R$10 a R$20.
Doces estrangeiros
Opções de doces comuns em vários países, como macarons, profiterole, tiramisu, parfait, jericallas, rabo de castor, entre outros.
Nesse caso dá para falar rapidamente da origem e composição de cada doce.
O preço varia de acordo com o tipo de produto.
Veja um modelo de cardápio para você se inspirar e criar o seu
Pensando em te ajudar a estruturar um cardápio de confeitaria, trouxe um modelo simples abaixo para você ter uma ideia base e se inspirar para criar o seu de acordo com a identidade do negócio.
Confira:
Se inspire nos concorrentes e crie o seu
Agora que você já sabe como criar um cardápio de confeitaria, basta conferir o que os seus concorrentes estão disponibilizando para se inspirar e criar uma proposta inovadora e cheia de personalidade.
Espero que o seu cardápio seja dinâmico, objetivo e que consiga atrair vários clientes ao seu negócio e entregar o estímulo necessário para eles consumirem cada vez mais.
Estou na torcida para que a implementação dê certo!
Forte abraço!