Bolo de milho para vender: Receita para ganhar dinheiro

Publicado por Lidia Massari em 27 de fevereiro de 2023

Talvez não exista no mercado um produto tão procurado e consumido quanto o bolo de milho, é uma receita campeã. Mas você sabe fazer bolo de milho para vender?

Apesar de não ser uma receita complexa, a verdade é que o produto de sucesso é criado nos detalhes. Seja com uma massa fofinha e aerada e com um sabor característico incrível, o bolo precisa ser impecável.

Dessa maneira, encontrei a solução para você, pois trago uma receita base espetacular. Mas separei também dicas extraordinárias que ajudarão você a vender!

Conheça a receita de bolo de milho para vender que vai fazer você ganhar dinheiro + dicas assertivas

bolo de milho para vender

Provavelmente você entende que o mercado de bolos está mudando enquanto conversamos aqui, né? Mas determinadas coisas não se alteram, e os produtos à base de milho para vender, são produtos com alta procura.

Contudo, vale frisar que ao mesmo tempo em que isso é incrível, é desafiador e preocupante. Afinal, se algo é valorizado demais pelos consumidores, a concorrência tende a ser igualmente considerável.

Trocando em miúdos, fazer um bolo de milho mediano não vai garantir o tão sonhado pedacinho do mercado, compreende? Por isso, essa receitinha pode ajudar você a fugir da mesmice encontrada nas padarias, confeitarias e lojas de bolos.

Ingredientes

  • 500g ou 5 espigas médias de milho verde
  • 4 ovos
  • 200ml de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 caixa de leite condensado (395g)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo

  1. No liquidificador, coloque os ovos, o milho fresco, o leite de coco, a manteiga e o leite condensado.
  2. Em seguida, processe até virar uma mistura que vai do líquido ao cremoso.
  3. Nesse momento, junte o fermento e dê uma pulsada rápida no liquidificador, apenas para agregá-lo.
  4. Depois disso, unte uma forma com furo no centro de 20cm de diâmetro e despeje a mistura.
  5. Por fim, leve ao forno preaquecido por 15 minutos a 180° e asse por 40 minutos.
  6. O ponto ideal é quando a superfície está bem douradinha, faça o teste do palito e retire do forno.

Versão simples, ultra saborosa e barata, é a combinação ideal para vender com lucratividade, veja o vídeo do preparo:

1. Devo usar milho fresco ou enlatado?

Essa é a primeira coisa que vem à mente quando vendemos bolo de milho. O que será que é melhor, usar milho verde ralado na hora ou apostar na versatilidade do milho em conserva? Quer a minha opinião sincera?

Então, aposte no milho verde fresco, aquele ralado na hora que usamos para fazer pamonha, sabe? Dá mais trabalho e ocupa mais tempo? Sem dúvidas, mas o resultado é “um milhão de vezes” melhor.

Isso porque o sabor fica mais intenso, sobra pedacinhos de milho e a cremosidade é totalmente profissional. É o que eu sempre digo, ao escolher produtos derivados do milho, use a versão in natura.

Se não tiver um ralador eficiente, nada que uma boa faca afiada não resolva para tirar o milho do sabugo!

2. Qual a melhor mistura para bolo de milho? A versão cremosa ou com farinha?

Isso é algo que muita gente me pergunta, ou seja, qual versão é a melhor para vender? Bom, tudo vai da preferência do seu cliente, ele é a melhor bússola que você pode seguir. Vamos considerar as duas receitas.

A versão tradicional de bolo de milho cremoso fica parecida com aquela comida típica de festa junina para vender. O resultado é uma massa super cremosa, consistente na medida e com um sabor agradável e inigualável de milho fresco.

Por outro lado, o bolo fofinho e aerado de milho também é muito consumido. Só que a receita muda completamente, pois leva farinha de trigo e fubá na maioria dos preparos. Posso dizer que é o bolo simples para vender, agrada muito os consumidores.

A minha recomendação pessoal, é fazer as duas versões. Dessa maneira, você atende ambos os públicos e vende em qualquer ocasião e cenário, né? “Ah, mas eu não sei fazer a versão aerada, e agora?”.

Sem problemas, separei uma receita campeã. E o melhor, essa é feita com milho em lata, que é para dar mais uma opção econômica para você.

Ingredientes do bolo de milho com farinha e fubá

  • 1 lata de milho verde (195g) (sem a conserva)
  • 100ml de óleo
  • 200ml de leite
  • 1 + ½ xícara (chá) de açúcar (240ml)
  • 1 xícara (chá) de fubá (240ml)
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

A receita se resume em três partes. A primeira é bater os ingredientes líquidos até ficar homogêneo, incluindo o milho. Em seguida, acrescente açúcar, fubá e farinha, e volte a misturar. Por fim, adicione o fermento, misture e despeje na forma untada.

O bacana aqui é untar a forma com manteiga e polvilhar fubá, criando mais uma camada de sabor!

3. Como escolher o formato para vender + sugestão de melhor embalagem para bolo de milho

O bolo de milho para venda é tão versátil, que você pode vender de “tudo quanto é tamanho e formato”. Dá para vender bolo em pedaço, receita inteira, pedaços retangulares maiores, meia receita e até mesmo em fatias.

Para determinar essa decisão crucial, estude seu mercado. Entenda a preferência dos consumidores e faça testes frequentes. Se não for trabalhoso, o ideal é vender diferentes formatos para suprir demandas distintas.

Por exemplo, venda o bolo inteiro para o café da manhã ou da tarde. Comercialize pedaços caprichados bem na hora do descanso no meio da tarde, enfim, esteja presente a todo momento.

Agora, na hora de embalar bolo caseiro para vender, a escolha da embalagem precisa acompanhar o formato do bolo. Veja algumas situações e exemplos:

  • Bolo inteiro: a embalagem aqui é a mais tradicional possível. Porém, faça questão de comprar embalagens que ofereçam total transparência e boa vedação para preservar o frescor.
  • Bolo em pedaço: ao vender pedaços, é interessante investir em embalagens mais descontraídas e práticas. Seja com um invólucro desenhado ou com informações visuais da sua marca, capriche e inove.
  • Tiras de bolo de milho: aqui estou falando de faixas retangulares de bolos, que ajudam a economizar na produção. Além do mais, é um produto que supre praticamente toda ocasião, do café à refeição.
  • Fatias triangulares de bolo: apesar de incomum, esse formato é mais vendido em receitas cremosas. Talvez porque oferece um acabamento mais bonito, vale a pena experimentar!

4. Quanto cobrar no bolo de milho para vender?

derivados do milho

A precificação do bolo deve partir do custo total para produzir, em relação ao rendimento. Por exemplo, na receita principal do conteúdo, o bolo cremoso, todos os ingredientes renderam apenas 1 bolo.

Nesse caso, eu somei o custo dos ingredientes e precifiquei sobre esse valor, já que o rendimento foi único. Em contrapartida, a sugestão de ingredientes com farinha e fubá, a receita aerada e fofinha, rendeu 2 bolos.

Logo, peguei o custo total e dividi por 2 bolos. Independentemente disso, o certo é precificar colocando ao menos 100% em cima do custo de produção.

Então, se o bolo custou R$7,00 para ser feito, cobre ao menos R$14,00. Essa é uma estratégia vaga, confesso, mas que pode servir como um direcionamento para colocar o valor mais honesto possível.

Ademais, pesquise os valores praticados pela concorrência, os preços do mercado em geral e, somente depois disso, “bata o martelo”.

5. O segredo para vender bastante está nos cuidados e detalhes do produto

Particularmente, sempre observo os detalhes dos produtos, seja na embalagem, na decoração e na própria receita. É fundamental criar diferenciais competitivos, fugindo daquele produto batido do dia a dia.

Para transformar seu bolo de milho, você pode acrescentar ingredientes, como canela e coco ralado fresco. Ou então, colocar folhas da espiga hidratadas em água quente na forma do bolo.

Daí a massa vai por cima e você vende um bolo decorado exclusivo e chamativo. Aquela dica anterior, de polvilhar a forma com fubá, é algo fenomenal que atrai os olhares. Inclusive, troque pelo açúcar cristal que é sucesso garantido.

Portanto, cada detalhe conta para destacar seu produto. Vamos supor que você forneça bolo de milho para as padarias da cidade. Já imaginou ter o negócio reconhecido pela criatividade e qualidade naquilo que faz? Isso só amplia suas vendas!

Estratégia incrível para transformar seu posicionamento no mercado

Eu poderia simplesmente jogar essa dica no meio do conteúdo, mas acho que ficaria perdida. Dessa maneira, falaremos individualmente de uma estratégia que pode representar uma enorme lucratividade.

Como você enxerga o potencial de vender bolo de milho na marmita? A modalidade de bolo na marmita para vender é algo crescente no mercado e você pode aproveitar essa nova tendência.

Se por acaso você não faz ideia do que estou falando, encontrei algo que descomplica sua vida, dê uma olhada:

Capriche no bolo de milho para vender e crie versões que são obras de arte para conquistar de vez o mercado!

Quando você achou que do simples bolo de milho para vender, fosse sair tantas ideias bacanas, né? Essa é a magia de colocar o coração naquilo que se propõe a fazer. Em outras palavras, a grandiosidade de possibilidades para ganhar dinheiro.

Pegue todas as dicas e informações que passei no conteúdo de hoje, e coloque em prática. Mas é aquela coisa, dê o seu toque especial, aquele detalhe que torna o seu bolo único. Esse é o caminho mais promissor.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite o ensejo para compartilhar esse conhecimento com mais pessoas, use as redes sociais para isso. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário