Bolo de chocolate para vender: Receita e dicas para venda

Se você busca vender algo, mas não quer arriscar tanto, o bolo de chocolate para vender é uma alternativa segura e lucrativa.

Além de vantagens como aceitação fantástica, receitas vantajosas e preparos realmente diferenciados, não há quem não goste. Podemos dizer que é o bolo mais democrático, para todas as ocasiões e gostos.

Então, o que me diz de aprender a preparar uma receita para qualquer hora, através de dicas valiosas e sugestões únicas? Vamos lá!

Descubra a melhor receita de bolo de chocolate para vender

Bolo de chocolate para vender

1. Separe os ingredientes de cada etapa

Ingredientes da massa

  • 4 ovos;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 120ml de óleo;
  • 300ml de leite;
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó 50%;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes do recheio

  • 2 caixinhas de leite condensado;
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho;
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%;
  • 600ml de leite;
  • 100g de chocolate ao leite ou meio amargo;
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina.

Ingredientes da calda

  • 1 caixinha de leite condensado;
  • 500ml de leite;
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%.

“Tem como fazer substituições nos ingredientes, por exemplo, baratear mais com o achocolatado?”. Sim, é possível, mas como gosto de dizer, isso reflete na qualidade do bolo. Tanto com sabor adocicado quanto no tom mais claro da massa.

2. Prepare e asse a massa fofinha e saborosa

Uma das coisas mais importantes na hora de fazer bolo para vender, é encontrar uma receita simples. Depois, com tempo de mercado você pode inovar, adicionar ingredientes extravagantes e até mesmo experimentar técnicas apuradas.

Saiba que o preparo dessa receita se baseia justamente nisso, pois tudo que você precisa fazer é:

  1. Pegar um liquidificador e colocar os ovos, o açúcar, o óleo e a essência de baunilha.
  2. Bata estes ingredientes por 3 a 4 minutos ou até formar uma mistura homogênea.
  3. Em seguida, acrescente o leite e o cacau em pó e continue batendo.
  4. Assim que incorporar, junte a farinha aos poucos e vá batendo.
  5. Por último, adicione o fermento, dê uma leve misturada e está pronta a massa.

Para assar eu recomendo o uso de 3 formas retangulares para bolos de até 1kg. É obrigatório? Não, mas facilita e ajuda a padronizar o bolo. Sendo assim, adicione papel-manteiga no fundo e divida a massa nas três formas.

Depois disso, pré-aqueça o forno a 180° por 15 minutos e asse por cerca de 50 minutos. É fundamental ficar de olho quando inteirar 45 minutos, a fim de identificar aquele dourado na massa de chocolate. Por último, reserve para esfriar!

3. Faça o recheio mais cremoso que conseguir

Recheio para bolo mais simples não há, mas encontrar um que fique igualmente saboroso e cremoso, é um desafio. Pegue uma panela de fundo grosso, coloque leite condensado, amido de milho, cacau em pó e metade do leite.

Agora, misture para ficar homogêneo e acrescente o restante do leite, o chocolate picado e a manteiga. Por último, ligue em fogo médio/baixo e cozinhe por 15 minutos até ficar cremoso e liso. Retire do fogo e reserve para ganhar mais consistência.

4. Crie uma calda sensacional para umedecer a massa

A calda é bem básica, mas crucial para o preparo do bolo. Sendo assim, coloque os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma calda uniforme. Porém, se quiser diversificar o sabor da calda, pode escolher outra receita, como:

  • Calda de leite Ninho.
  • Calda de rum.
  • Sugestão de calda simples apenas com leite e leite condensado.
  • Sugestão de calda de coco.
  • Opção de calda prática de chocolate branco.

O importante é não deixar doce demais para não atrapalhar todo o potencial do sabor da massa!

5. Monte o bolo para comercializar com profissionalismo

Não sei quanto a você, mas a etapa de montar o bolo é a que eu mais gosto. Aqui podemos ver todo o trabalho recompensado. Para isso, desenforme o bolo, corte em 3 partes, voltando o fundo do bolo à forma.

É interessante forrar a forma com saco plástico para ajudar a desenformar quando estiver pronto.

Agora, umedeça a parte superior com a calda e coloque o recheio numa manga de confeitar. Faça uma camada grossa com o recheio e espalhe com uma colher. Na sequência, coloque mais uma fatia do bolo cortado e umedeça novamente.

Repita o processo e adicione mais uma camada de recheio, cobrindo com a parte final da massa. Em seguida, regue a massa com a calda, feche o bolo com o plástico e leve à geladeira por 3 horas para resfriar.

Nessa etapa você tem duas opções: cobrir o bolo inteiro com cobertura/recheio ou simplesmente vender como está. Eu ainda prefiro dar aquele acabamento ao bolo, além de espalhar bastante chocolate granulado, fica lindo.

Então, para que você não perca nenhum detalhe do processo até aqui, disponibilizo um vídeo que ajuda muito:

DICA EXTRA: escolha uma embalagem personalizada e diferenciada

Pode parecer desnecessário a princípio, mas aprender como embalar bolo caseiro para vender é indispensável. Quando você usa uma embalagem bonita, funcional e que transmita a ideia de cuidado, o cliente percebe e valoriza isso.

Aliás, outro ponto que você deve considerar é o formato que venderá o bolo. Por exemplo, vender receitas inteiras tem um valor, enquanto bolo simples para vender em pedaço tem uma precificação bastante diferente.

Dito isso, veja algumas embalagens que podem ajudar você a compreender melhor essa questão:

  • Caixinhas personalizadas PET ou plásticas.
  • Embalagens forneáveis para o cliente consumir com facilidade.
  • Caixinha de papelão preparada para preservar o produto.
  • Bandejinhas de isopor com visor transparente de plástico.
  • Embalagem própria para bolo em pedaço, triangular, retangular em plástico ou papelão.

Uma dica valiosa é: inclua o custo da embalagem na precificação final do produto, assim você não perde nada!

Valor e tamanho ideais do pedaço de bolo de chocolate para a venda

É meio complicado dizer qual valor você deve cobrar. Isso porque os ingredientes da receita, o valor médio da região e a mão de obra variam muito. Por exemplo, com a receita acima é possível tirar até 10 pedaços de bolo.

Com isso, uma boa ideia é escolher o bolo na marmita para vender. Além de ser prático para embalar, permite que você congele os pedaços por até 60 dias. Já quanto aos valores, faça a conta da seguinte forma:

  1. Some todos os custos da receita e gastos para fazer, como gás, eletricidade e deslocamento para comprar os insumos.
  2. Se for vender em pedaço, divida o custo total pela quantidade de pedaços.
  3. Coloque sua margem de lucro sobre cada pedaço.
  4. Porém, se vender inteiro, a conta é mais simples, basta calcular sua margem de lucro sobre o custo total.

Um ponto de partida assertivo é considerar os preços praticados pela concorrência e a média de preços da cidade. Assim, você consegue acertar em cheio no preço justo do seu produto!

Anote as dicas para vender bolo de chocolate com sucesso

Geralmente minha sugestão para o sucesso da venda de bolo de chocolate é apostar em três fatores cruciais:

  • Máxima qualidade dos ingredientes, produtos e preparo das receitas.
  • Planejar a melhor estratégia de divulgação.
  • Ter perseverança para “romper” os primeiros meses.

Pensa comigo: bolo de qualidade, bem-feito, com um preparo higiênico e profissional, é o mínimo que você pode fazer. A partir disso seu produto começa a cair no gosto dos clientes.

A divulgação é o combustível para destacar sua venda de bolo caseiro. Na realidade, isso pode ser um diferencial competitivo, já que quase ninguém divulga.

Desse modo, utilize as redes sociais e, se possível, crie um blog para oferecer dicas e receitas. Esse tipo de estratégia entrega conhecimento e aproxima seu público da marca.

E não preciso nem dizer muito sobre a importância da perseverança, não é mesmo? Porém, se você focar nas dicas anteriores, a resiliência será uma consequência, uma vez que certamente conquistará o mercado.

Aproveite que o bolo de chocolate para vender é super lucrativo e comece o quanto antes seu negócio. Tenho certeza que com atenção, carinho e amor ao que faz, seu cliente está logo ali esperando seu produto, boas vendas!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com os amigos para ajudar na questão financeira, até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário