Bicicletas para vender doces: Preços e dicas para montar

Publicado por José Neto em 15 de janeiro de 2020

As bicicletas para vender doces mais utilizadas são as do tipo cargueira e os triciclos. Portanto eles são a base das food bikes e você poderá escolher uma delas para montar a sua.

No entanto a escolha ocorre geralmente de acordo a necessidade de cada pessoa. Já que alguns vão vender poucos doces por dia, enquanto outros precisam de uma estrutura maior para transportar seus produtos, preparar alimentos instantaneamente e outros serviços a mais.

Se você procura uma opção mais barata, então a bicicleta cargueira será sua melhor opção.

Ela costuma suportar uma carga menor, porém suficiente para a venda de doces nas ruas. Utilizando a parte frontal da bike é possível adaptar uma espécie de baú onde irá armazenar seus produtos para transporte e venda.

Na parte traseira (garupa da bicicleta) dá para colocar também um pequeno baú para transportar seus doces.

Quem precisa de algo mais espaçoso, o ideal é comprar um triciclo adaptado, pois ele costuma ser maior e suporta uma quantidade maior de mercadorias.

Como ele possui 3 rodas, dá para adaptar um baú na parte traseira ou dianteira, dependendo da posição das rodas.

Então a melhor opção seria um triciclo, por conta da facilidade de transporte, mas uma bicicleta de carga também pode ser uma boa escolha.

Onde comprar bicicletas para vender doces?


Hoje no mercado já existem várias empresas especializadas na adaptação de bicicletas para negócios. Então tudo o que você precisa é procurar uma dessas empresas, explicar o modelo que você precisa ou comprar um bike já pronta que esteja disponível.

Uma alternativa mais barata pode ser a contratação de um serralheiro para fabricar sua bicicleta adaptada do zero. Porém pode ser que a sua bike não tenha o mesmo acabamento que uma fabricada por uma empresa especializada no ramo.

De qualquer modo é uma alternativa que você tem, caso não encontre fabricantes próximos da sua cidade.

Preço de uma bicicleta adaptada para venda de doces


Em média o preço de adaptação de uma bicicleta para vender doces fica entre R$ 3 e R$ 15 mil Reais. Portanto é preciso investir uma boa grana se você quiser uma bicicleta apropriada para trabalhar e que se destaque no local de venda dos seus doces.

Obviamente as bikes com adaptações mais simples exigirão um investimento menor. Como é o caso da sua, que servirá apenas como apoio para expor seus doces que serão vendidos.

Porém bicicletas que precisam de uma chapa de lanches embutida, um fogão ou algo do tipo, será necessário investir um pouco mais.

Local para vender doces com uma bike


Por mais que as bicicletas não foram feitas para ficar encostadas num canto, no seu modelo de negócio é importante ter um local estratégico para vender seus produtos.

Até porque na maioria das vezes a bike serve apenas como estrutura para seu negócio funcionar. Mas não dá para sair pedalando pela cidade e vendendo ao mesmo tempo.

Então busque um local onde possa fixar seu meio de transporte, colocar os doces de forma visível e assim iniciar os trabalhos.

Bons locais para vender são sempre em lugares movimentados de sua cidade. Como em uma rua popular, próximo a lojas no centro da cidade, em frente a uma escola, em um parque ou praça movimentada.

Adaptar bicicletas para vender doces

Licença para vender com sua bicicleta na rua


Vale ressaltar sempre que mesmo se tratando de algo pequeno, ainda sim é preciso solicitar o alvará da prefeitura municipal para poder trabalhar no local desejado. Afinal cada município tem suas próprias regras com relação à venda de forma ambulante.

Então procure a prefeitura de sua cidade para se informar quanto a isso.

Recomendo também que você consulte um contador de sua confiança ou procure o SEBRAE para formalizar seu pequeno negócio. A dica é abrir um MEI, que é a opção ideal no seu tipo de negócio.

Assim você terá tudo legalizado e poderá vender seus doces na bicicleta tranquilamente.

Tipos de doces para vender na bicicleta


Beleza, então você teve a ideia de trabalhar com uma bicicleta para vender doces nas ruas, mas qual o tipo de doce que você irá vender?

Essa é uma dúvida de muita gente, pois existem tantas variedades de produtos que você poderá escolher que acaba ficando difícil.

No entanto, um dos doces mais vendidos em food bikes costuma ser o brigadeiro gourmet, que tem feito muito sucesso e gerado bons lucros para a galera.

Quer outras ideias de doces para vender na bike? Então confira:

  1. Vender doce de leite;
  2. Cupcakes;
  3. Bolo no pote;
  4. Trufas e pirulitos de chocolate;
  5. Arroz doce;
  6. Cookies;
  7. Geladinho gourmet.

Da até mesmo para adaptar sua bicicleta e vender churros, que é um doce muito popular em todos os lugares. Então existem muitas possibilidades.

Acima de tudo, o recomendado é focar em apenas um segmento de doce. Digo isso, pois as pessoas costumam associar o food bike com um determinado tipo de produto e se você vender de tudo, acaba perdendo um pouco esse destaque.

Então se você sonha em montar uma bicicleta para vender brownie, por exemplo, foque nesse produto e ofereça o melhor possível para seus clientes.

bike para vender doces nas ruas
Foto: Reprodução/EM

Vale a pena comprar uma bicicleta para vender doces?


Hoje as bicicletas são muito bem vistas no mercado como uma estrutura para negócio. Além de ser uma maneira barata de começar, ainda proporciona um destaque muito grande para os vendedores.

Imagine vender com sua bike em um local cheio de lojas e pessoas circulando todos os dias? Certamente muitas pessoas ficarão impressionadas com a sua forma de vender e a tendência é que consiga bons resultados.

Então a meu ver vale a pena sim investir em uma bicicleta adaptada para a venda de doces, pois é possível atingir bons lucros todos os meses e é uma maneira inovadora de começar com baixo investimento inicial.

Porém é algo comum, como qualquer outro negócio, e precisa investir em produtos de qualidade, bom atendimento e inovação constante.

Caso você queira ganhar dinheiro de uma forma diferente com sua bicicleta, saiba que também é possível. Assista o vídeo a seguir para conhecer mais opções de trabalho:

Dê os primeiros passos!


Enfim, espero que as dicas tenham sido úteis e que você tenha entendido um pouco mais do mundo das bicicletas para vender doces nas ruas.

Lhe desejo muito sucesso desde já e espero que volte mais vezes aqui no site para ler nossos novos artigos.

Aproveite e deixe seu comentário aqui. Diga o que você acha desse modelo de negócio e se você acredita que pode dar certo em sua cidade!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

7 comentários

  • Adalberto Benedito Ignacio

    Bom dia. Eu moro na cidade de Araras SP e gostaria de comprar uma Bicicleta para vender os meus doces e minhas trufas, mas não sei onde comprar. Me ajude por favor.

  • Vanderlei Gonçalves

    No Rio de Janeiro, possui empresas de Bikes Fooud?

  • Andreia Marcelino de Souza Barreto

    Boa tarde! Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde eu encontro lojas que vendam essas bicicletas! Obrigada!

    • A

      Oi Adreia!
      No RJ tem uma empresa chamada “Olé Bikes” que faz projetos personalizados para bicicletas. Certamente ela poderá lhe ajudar a produzir a sua bicicleta.

      Abraços!

  • Laudiceia maria

    Onde encontrar uma loja com bicicleta adaptada para lanches , ou onde oi fazer essa adaptação

  • Durval Carvalho

    Parabéns pelas explanações. De maneira intuitiva, clara e gostosa apresentou o tema de venda de doces em bicicletas. Gostei mesmo!

    • A

      Olá Durval!
      Que coisa boa saber disso. Fico muito feliz em saber que gostou das dicas e que lhe ajudou, porque esse é nosso objetivo aqui.
      Desejo muito sucesso para você.
      Abraços!

Deixe o seu comentário