O avaliador de mídias é o profissional terceirizado que ajudará grandes empresas, como a Netflix e o Google, a identificarem se os seus anúncios e outros conteúdos estão corretos ou precisam de algum tipo de reparo.
Hoje eu vou te explicar exatamente o que faz um avaliador de mídia, quanto ele pode ganhar e já deixar claro que isso não é um golpe e existe de verdade.
Se tem curiosidade sobre o tema e até pretende ganhar dinheiro com isso, meu conselho é que fique comigo até o final.
Confira:
Entenda o que faz um avaliador de mídias
A primeira coisa que você precisa saber é que não tem como se tornar um avaliador de mídias sem ser terceirizado. As grandes empresas, como Netflix, Amazon, Google, vão contratar empresas que terão esse profissional para fazer os chamados projetos.
Isso significa que não existe carteira assinada ou uma ligação direta com as marcas, você será um freelancer que vai oferecer seus serviços de acordo com cada trabalho que aparecer, ok?
Cada projeto acaba antes te oferecendo um mini curso explicando exatamente o que esperam e como você deve se comportar.
No geral, seu trabalho será confirmar se aqueles anúncios são de alguma forma ofensivos ou se possuem algum tipo de linguagem imprópria. Muitas vezes será preciso avaliar se a imagem tem a ver com o texto e vice e versa.
Isso não só para anúncio, mas para qualquer outro tipo de conteúdo feito pela companhia.
Em alguns casos é preciso analisar se o conteúdo responde a dúvida do cliente/leitor.
Cada projeto pode ter um objetivo e um trabalho, mas no geral é isso: Você será a parte humana que avaliará se aquele conteúdo está dentro dos diretrizes da empresa e da sociedade.
Quanto ganha um avaliador de mídias?
É difícil definir um valor exato de quanto ganha um avaliador de mídia home office, mas o retorno sempre acontece em dólar e em euro. O profissional normalmente é pago por hora trabalhada e isso pode variar de U$7 a U$18.
Para você ter uma ideia, são duas as empresas que contratam profissionais para essa área. A Lionbridge costuma pagar de U$7 a U$8 por hora, enquanto que a Appen paga cerca de U$16.
Lembrando que isso vai variar de acordo com o cliente, com a durabilidade do projeto e também com a sua complexidade.
Na minha opinião essa atividade precisa ser vista como uma maneira de ganhar uma renda extra, principalmente no início. Claro que existem pessoas que vivem só disso, mas não é da noite para o dia e nem fácil.
Não é golpe!
Se ainda não está claro, vou deixar: Trabalhar como avaliador de mídias não é golpe! Existe mesmo a necessidade por esse profissional no mercado e empresas estão pagando por esse serviço.
O que você precisa analisar, como em qualquer área, é se a empresa é de confiança, se tem CNPJ, se existe alguma reclamação sobre ela na internet e coisas assim.
Como é uma área que aqui no Brasil ainda não está muito forte, só as duas empresas que mencionei acima estão mais em foco na área.
Com atenção e esses cuidados você pode sim conseguir fechar vários projetos e ganhar seu dinheiro.
Lembrando que nenhuma empresa vai pedir para você fazer qualquer pagamento para começar a trabalhar ou solicitar dados pessoais ou financeiros.
Como se tornar um avaliador de mídias?
Por mais que não exista critérios muito específicos ou especializações necessárias para trabalhar na área, alguns fatores vão fazer com que você se destaque e consiga trabalhos com mais facilidade.
Então, além de ter pelo menos 18 anos e acesso a internet de qualidade com um computador ou celular, é importante que você seja uma pessoa que fica por dentro do que está acontecendo no mundo online e nas redes sociais.
Existem alguns cursos online disponíveis sobre a área, além de muito conteúdo gratuito no Youtube e em outros sites como o nosso… Quanto mais conhecimento absorver, melhor!
Além disso tudo, é preciso fazer cadastro em sites de freelancer que oferecem esse tipo de serviço para essas empresas.
Como falei antes, os dois nomes mais conhecidos atualmente para você apostar são:
Leia também: Como ganhar dinheiro depois dos 40 anos
Agora é com você!
Se a possibilidade de trabalhar como avaliador de mídias te deu esperança, comece a se organizar para ir atrás de oportunidades nessa área!
Espero que o artigo tenha te ajudado a entender um pouco sobre a profissão e o que você precisa fazer para começar a atuar com ela.
Agradeço muito a sua companhia e te desejo todo sucesso do mundo.
Um grande abraço e até mais!
Deixe um comentário