Por acaso você estava pensando em desistir de fazer artesanato em tecido para vender, porque não tinha boas inspirações? Este conteúdo traz ótimas notícias então.
Eu tenho comigo que o artesanato é uma das artes que expressam a verdadeira essência e cultura do indivíduo. Porém, quando você consegue aliar isso à possibilidade de comercializar e escalar sua loja, pode acreditar, não há limites.
As ideias a seguir são todas pensadas em produtos com alta demanda e apelo ao consumidor ideal. Portanto, combine cada uma às suas habilidades e bora vender!
Escolhi 4 ideias de artesanato em tecido para vender com exclusividade para você
Identificar artesanatos lucrativos para vender é um tesouro para pessoas com o dom de produzir usando habilidades lapidadas por anos. E falo isso do coração, pois eu não disponho de funções motoras ou criatividade para fazer algo do gênero [risos].
Contudo, a aplicação em tecidos tende a abrir bastante o leque de possibilidades para um artista desempenhar suas habilidades. Inclusive, há quem diga que a arte em tecido é o artesanato que mais vende, o que você acha?
Eu não me meto muito nessa questão, pois a regionalização das técnicas e habilidades influencia bastante no resultado. Assim sendo, largue suas ferramentas de trabalho e volte à atenção às ideias mais incríveis agora!
1. As almofadas decorativas compreendem boa parte do mercado
Você já reparou como a decoração moderna leva cada dia mais pessoas a comprarem almofadas? E aqui me refiro às almofadas criativas, bem detalhadas e consideradas itens da mais alta decoração de interiores.
Só que as almofadas estão em primeiro lugar também por outros motivos, a começar pela infinidade de aplicações em tecido. Por sua vez, você pode se aventurar a fazer:
- Almofadas bordadas.
- Pintura feita à mão.
- Estampas exclusivas e bem trabalhadas.
- Aplicações de diferentes materiais e acessórios.
- Customizadas de acordo com a preferência dos clientes.
Isso sem contar a aplicação em tecidos distintos, texturas únicas e cores planejadas. Como resultado, as almofadas propiciam a criação de peças realmente exclusivas para os clientes.
DICA EXTRA: já imaginou fazer parceria com lojas e comércios que trabalham com almofadas no atacado para revenda? A partir dessa realidade você oferece seus serviços e o parceiro repassa aos clientes, como em encomendas e pedidos especiais!
2. Já considerou trabalhar no artesanato de bolsas personalizadas?
Você acha que as marcas de bolsas brasileiras famosas não contratam artesãos para fazer aquelas obras de arte vendidas caríssimas? Agora, já pensou estar do lado de lá de quem recebe a ligação para fechar essa promissora parceria?
A quantidade de técnicas e possibilidades de trabalho nesse tipo de artesanato em tecido, é um ponto de destaque. Evidentemente que eu não sei quais são suas habilidades e experiências, mas certamente encontrará similaridades na lista abaixo:
- Pintura em tecido: separe aí a sua lista de material para pintura em tecido, porque essa habilidade é muito valorizada. Utilize tintas especiais, de qualidade e mostre toda sua habilidade para impressionar.
- Crochê: a arte milenar do crochê ainda faz muito sucesso e você tem um mercado carente de bons artesãos. Procure se especializar em crochê em enfeites, alças e bolsos.
- Patchwork: esse trabalho ganha fama a cada dia e consiste em trabalhos feitos a partir de retalhos de tecidos. Já imaginou a quantidade de aplicações para uma loja de bolsas? Aproveite bem.
- Aplicação em renda: artesãos profissionais na aplicação de renda nunca ficam sem trabalho. Isso porque o mercado busca sempre pessoas habilidosas e capazes de entregar itens únicos.
- Bordado: quem decide trabalhar com bordados acaba entrando num segmento em plena expansão. Isso mesmo, independentemente da automação industrial, o artesanato do bordado tem alta demanda.
Quer dizer que bordado não é o seu forte? Não se preocupe porque hoje em dia você encontra materiais para bordado à mão para iniciantes. Agora, basta lapidar suas habilidades e conquistar o mercado. Acompanhe um vídeo para te ajudar:
3. O artesanato em tapete é um processo trabalhoso e altamente valorizado
Nessa terceira sugestão de artesanato em tecido para vender, vou ter que ir pelo lado pessoal. Quando eu vou ao shopping, sinto uma “compulsão” em ficar em frente à vitrine da loja de tapetes. Nunca levo nada, mas fico lá vários minutos.
Então, não preciso nem dizer que tenho profunda admiração por aqueles que fazem tapetes para vender, é uma arte magnífica. Mas o campo de atuação e comercialização dos tapetes artesanais é algo que poucos entendem. Dá uma olhada:
- Comercialização de tapetes através de lojas físicas e ecommerce.
- Por meio da divulgação nas redes sociais, como Instagram e Facebook.
- Na criação ou participação em plataformas e Marketplaces.
- Honestamente? Dá para vender da garagem de casa.
O mais importante nesse contexto todo, é adequar suas habilidades às técnicas certas. E aqui me refiro ao tricô, crochê, bordado, patchwork e, sobretudo, à arte do tear, essa última é algo excepcional.
4. Itens de decoração e utilidade para casa tem um apelo quase emocional
Na sua opinião, um lar aconchegante e acolhedor depende de coisas específicas? Por exemplo, na minha opinião as residências deveriam ter boas cortinas, panos de prato de qualidade e toalhas de mesa. Sabe o que tudo isso tem em comum?
A possibilidade de dar uma cara nova com o artesanato certo. Talvez você já faça bico de crochê em pano de prato. A última sugestão de artesanato em tecido para vender visa abrir sua mente para esse mercado incansável:
- Cortinas trabalhadas e lindamente bordadas.
- Guardanapo de pano encontra os clientes certos.
- Os panos de prato são indispensáveis na cozinha.
- Toalha de mesa oferece boa abertura para bordados artesanais.
- Os jogos americanos são ótimos produtos com valor agregado incrível.
Portanto, tudo que for item de decoração e utilidade pode carregar a sua arte estampada. Além do mais, é possível trabalhar de muitas maneiras distintas.
Veja só, você pode comprar toalhas de banho, trabalhar na arte e revender. O mesmo pode ser replicado com panos de prato. Em contrapartida, faça parceria com empresas e indústrias e receba diretamente pela arte produzida.
DICA BÔNUS: qual o tipo de artesanato que mais vende?
Você pode procurar em praticamente todo canto da internet, em bibliotecas, aonde for, não existe menção ao artesanato mais vendido. É evidente que ao se deslocar para uma região litorânea ou interior de um estado, essa linha fica mais visível.
Decidi falar sobre isso porque muitas vezes as pessoas acabam desistindo antes mesmo de começar. Via de regra, elas assumem que seu trabalho não é bom o suficiente para competir no mercado.
Contudo, estou aqui afirmando para você se esquivar desse pensamento. Saiba valorizar suas habilidades, lapidar sua experiência e, claro, tenha a minha lista como uma pequena ferramenta. No mais, é correr atrás e “fazer o seu jabá”, esse é o caminho.
Foque onde você realmente consegue se dedicar 1000%, veja seu negócio de artesanato em tecido bombar de vez.
Artesanato em tecido para vender é uma antiga arte que ainda pode render bons frutos
Conta para mim o que você achou de aprender sobre o artesanato em tecido para vender e das ideias de hoje? Acho que eu consegui mostrar 4 pilares de como vender bem aquilo que representa sua essência artesã, assim espero.
Então, não deixe para depois e comece agora mesmo a planejar os próximos passos, estou na torcida por você.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para fortalecer o blog e até a próxima!