Nesse artigo, vou te apresentar 12 tipos de artesanato com reciclagem para vender que vão desde o uso do papel ao uso de pneus.
No final, vou falar sobre três vantagens de trabalhar com isso, além de revelar dicas de como conseguir sua matéria-prima.
Acompanhe:
1. Artesanato com palito de picolé
O palito de picolé forma uma das categorias de objetos com material reciclado fáceis de fazer, já que tudo que você precisará é de uma pistola de cola quente e uma habilidade para colar coisas.
É claro que dá para diversificar as propostas pintando e decorando cada produto da forma que você quiser, mas o uso da cor original tem sido cada vez mais abraçado, por agradar uma quantidade maior de pessoas, combinar com vários ambientes e trazer mais praticidade.
Vale lembrar que o palito de picolé envelhecido, ou molhado, traz tonalidades e texturas diferentes que podem garantir um charme ainda maior para sua criação.
Veja alguns exemplos de artesanatos para fazer e vender:
- Porta retrato;
- Plaquinhas;
- Nicho;
- Enfeite de árvore;
- Cachepot.
2. Artesanato com papelão reciclado
Trabalhar com papelão é sinônimo de versatilidade. Já que você pode usar desde caixa de sapato à rolo de papel higiênico e criar objetos de vários tamanhos, formatos e cores.
Entretanto, essa é uma ideia de artesanato para reciclagem que precisa de uma atenção voltada para a questão da permeabilidade.
Isso significa que você deve ter uma informação visível em todos os objetos produzidos com esse material, alertando aos clientes que eles devem ficar no abrigo de chuva e protegidos de qualquer contato com a água.
Trago abaixo quatro possibilidades de produtos com papelão para te inspirar:
- Marca página;
- Capa de caderno;
- Caixa decorativa;
- Organizadores.
3. Garrafa pet
Quando falamos de reciclagem é quase que instantânea a associação às garrafas pets. Isso porque esse item é encontrado em abundância e porque existiram diversas campanhas focadas no reaproveitamento dele.
Sendo assim é um dos melhores artesanatos para ganhar dinheiro, pois ainda que os preços sejam baixos, a aceitação é muito alta o que faz com que os produtores lucrem pela quantidade que costuma ser vendida.
Confira sete exemplos de objetos que você pode fazer:
- Porta papel toalha;
- Vaso;
- Potes;
- Porta lápis;
- Pulseiras;
- Artesanatos de natal (enfeites de árvore, botinha do papai Noel, sino);
- Cofrinho.
4. Palito de churrasco
O uso de palitos de churrasco para artesanatos não é muito comum, mas é incrível o que dá para fazer com eles, por isso não poderia deixar de apresentar essa possibilidade para você inovar aí na sua região.
Pelo seu formato cilíndrico e pela altura, dá para criar diversas formas, tamanhos e objetos. A grande sacada é criar o que vier na cabeça de uma forma que atraia curiosos e possíveis compradores.
Dá para fazer moldura de quadros, moldura de espelhos, bandejas, jogo americano e muito mais.
5. Artesanato com tampinhas de garrafa
Se você pensou em usar a garrafa e jogar fora a tampinha, saiba que ia deixar muito dinheiro na mesa.
As tampinhas trazem uma proposta bem diferente da garrafa, por possuírem um plástico mais resistente e serem usadas para fazer objetos que suportam mais peso, como: Banquinhos, mesa de centro, tapetes e até cesto de roupa suja.
Vale lembrar que além das tampas plásticas, existem também as tampas de alumínio de latinhas de refrigerante ou garrafas de vidro que podem ser usadas para fazer cintos, cortinas, potes decorativos e pulseiras.
Para não perder tempo fazendo muita coisa, veja qual o tipo de artesanato que vende mais aí na sua região e foque em produzir ele.
6. Latas
Existem tantos tipos de lata que podem ser reciclados que dá para você montar um leque de produtos para atender a todo tipo de público que imaginar. Você pode usar a lata de refrigerante, de leite em pó, de tinta e até as de biscoito.
O que vai diferenciar uma lata da outra é o tamanho e a resistência do material, portanto, se sua proposta inclui recortes e modelagens é preferível que você opte por utilizar as latinhas de refrigerante que são mais finas e flácidas que as demais.
Veja quanta coisa bacana dá para fazer com elas:
- Objetos decorativos;
- Miniaturas como panelas, motos, carros, casinhas, guitarra, entre outros;
- Porta velas;
- Potes;
- Sousplat;
- Porta treco;
- Organizadores;
- Vaso de plantas.
7. Garrafa de vidro
Esse é um artesanato fácil e bonito para vender que é muito abraçado pela galera para fazer decorações externas de casas, para composição do cenário de festas, ou para desconstrução de ambientes.
Traz um ar de trabalho manual para qualquer espaço e carrega muita delicadeza e estilo. Para produzir objetos com essa matéria-prima basta forrar. Seja com tecido, barbante, fios ou cordões, bem simples, né?
8. Isopor
O isopor é um material um tanto quanto complicado de trabalhar, porque qualquer coisinha gera sujeira para tudo que é lado. Mas a quantidade de coisas que dá para criar acaba compensando todo esse esforço.
Dá para fazer bonecos de neve, enfeites de árvore, quadros, placas, itens de decoração ou até placas de rodapé cobertas com massa corrida prontas para serem aplicadas em qualquer ambiente.
9. Palha de milho e de coqueiro
Os trabalhos manuais vem ganhando destaque a cada dia que passa e a criação de objetos com palhas é um tipo de confecção muito valorizada.
Inclusive, em grandes lojas de departamento você encontra diversos itens como cestas, bolsas, esteiras e chapéus desse material que costumam ser bem caras. Então, além de vender para o consumidor final, você tem a opção de se tornar um fabricante com preço super convidativo para essas empresas.
10. Papel
Trabalhar com papel exige muita delicadeza e paciência, já que qualquer força extra pode amassá-lo e colocar todo o seu trabalho a perder.
Só que esse tipo de criação singela, chama atenção de um público diferenciado e permite que você tenha um lucro bem satisfatório, já que a matéria-prima é bem baratinha e versátil.
A maioria das criações são para colar na parede, ou para ficar pendurada, a menos que o papel seja amassado para criar uma maior resistência, que é o que ocorre com na criação de descansadores de prato com o uso do jornal, por exemplo.
11. Arame
Essa é uma excelente opção de artesanato com reciclagem para vender, mas é preciso muita destreza para transformar o arame em algo digno de ser comprado.
Muitas pessoas que fazem biojoias acabam inventando anéis e brincos de arame em formatos variados e muitos deles criam o objeto de acordo com cada cliente e cobram o preço que a pessoa achar justo. Essa jogada faz o lucro triplicar em relação à concorrência.
Além de bijuterias dá para fazer outras estruturas como:
- Sustentação para móveis;
- Cabides;
- Ganchos para pendurar coisas;
- Marca página;
- Suporte para celular;
- Vasos;
- Itens decorativos.
12. Artesanato com reciclagem de pneus
Os pneus velhos estão fazendo o maior sucesso na mão de decoradores profissionais, que apresentam objetos inovadores como uma alternativa para quem não tem muita grana e quer fazer uma decoração mais descontraída.
Os pneus podem ser utilizados como a base de cadeiras e mesas, pode ser posicionado verticalmente com prateleiras no seu interior servindo como uma mini estante, pode ser usado como cuba de pia em banheiros de locais como bares ou pode servir como balanço para a garotada.
O que não faltam são opções quando falamos de criar estruturas e objetos usando ele, então, é só correr atrás de pneus rasgados, velhos e furados e dar uma repaginada neles.
Conheça três benefícios de trabalhar com artesanato reciclável
Se você pensa em investir nesse universo, mas vive se questionando se vale a pena trabalhar com artesanato reciclável, saiba que a resposta é sim. Vale muito a pena e vou te apresentar três grandes vantagens de começar esse tipo de produção, veja:
Baixo custo de produto fabricado
Começar a desenvolver essa atividade exige pouco ou nenhum investimento, então quando você parar para calcular o custo de produto fabricado vai encontrar uma surpresa super agradável que vai te permitir precificar com uma margem de lucro superior a maioria dos nichos existentes no mercado.
Originalidade
Você consegue produzir tudo do jeitinho que quiser, usando os materiais de sua preferência e entregando coisas que nunca foram vistas no mercado. Esse diferencial é um destaque importantíssimo para atrair novos clientes e alavancar suas vendas.
Além disso, você pode personalizar tudo de acordo com o gosto do cliente também.
Responsabilidade ambiental
Ao reciclar qualquer produto e comercializar, você faz com que as pessoas absorvam a mensagem da reutilização e da reciclagem para o bem do nosso planeta. Isso demonstra uma enorme responsabilidade ambiental e cativa muitos clientes, já que o cuidado com o planeta, é o cuidado com o outro.
Saiba onde encontrar matéria-prima para fazer artesanato com reciclagem para vender
Diferente da maioria dos empreendedores do mercado, você dificilmente vai precisar comprar matéria-prima para trabalhar, já que o seu objetivo principal é reciclar tudo. Por isso, abaixo trago três formas simples e baratas de conseguir o seu material de trabalho.
- Pedindo a amigos e familiares: Você pode pedir para a galera separar tudo que pode ser reaproveitado e te entregar no final do mês;
- Reaproveitando lixo: Sempre que for jogar algo no lixo, pense se não pode ser utilizado para criação de um novo objeto, ou ser reaproveitado com outra funcionalidade;
- Comprando produtos e usando embalagens: Toda vez que comprar qualquer tipo de produto reserve a embalagem, independente de ser de papelão, alumínio, vidro ou plástico e crie algo novo com ela.
Comece a sua produção!
Agora que conheceu tantas possibilidades de produzir artesanato com reciclagem para vender, basta estudar o mercado da sua região, definir um público alvo e escolher com que material prefere trabalhar.
Espero que as suas criações inspirem pessoas e recicle pensamentos.
Estou na torcida pelo seu sucesso!
Forte abraço!
Deixe um comentário