Aluguel de utensílios para festa: É um bom negócio? Como trabalhar?

Publicado por José Neto em 6 de agosto de 2019

Em meio a tantas formas de locação de produtos hoje em dia, que tal investir em um negócio de aluguel de utensílios para festa? Essa é uma excelente oportunidade!

Naturalmente essa é uma área muito interessante para se trabalhar hoje em dia e se tratando do aluguel de equipamentos e acessórios, a possibilidade é conseguir gerar resultados constantes para sua pequena empresa, com custo quase zero.

Não é à toa que existem muitos empreendedores no ramo de festas estão faturando alto apenas com esse modelo de negócio. O que eu quero é te ajudar a fazer parte desse grupo também!

O que você encontrará aqui é um guia completo com dicas e informações detalhadas para iniciar seu negócio de aluguel de utensílios para festa e obter sucesso, mesmo que esteja querendo dar os primeiros passos agora.

Tudo o que você precisa, basicamente, é ter utensílios de qualidade, ganhar um bom destaque nesse mercado e fidelizar clientes para constantes alugueis.

Vem comigo e me deixa te mostrar tudo que é preciso para começar com o pé direto e conseguir os melhores resultados!

Alugar de utensílios para festa dá dinheiro? Vale a pena?


Vamos confessar uma coisa, certo? Não adianta nada você entender como esse negócio funciona sem ter a certeza que é um mercado bom, que dá resultados, que vai ganhar dinheiro com o aluguel de utensílios para festa.

Então eu quero falar sobre isso logo de cara!

Apesar desse ser um negócio que pode exigir um alto investimento inicial e que vai demandar muito trabalho, principalmente aos finais de semana, é possível sim atingir altos lucros com seu negócio.

Trabalhar com o aluguel desses utensílios tem tido uma força enorme no mercado brasileiro ultimamente. Como os seus produtos poderão ser alugados por muitas vezes, é possível recuperar o seu investimento inicial e ter bons lucros depois de alguns meses de trabalho.

Observando esse negócio eu posso lhe dizer com toda a certeza que vale muito a pena iniciar, principalmente se você tem realmente vontade de atuar nesse ramo!

É uma área que tem muito potencial e só tem o que crescer! Você entendendo como o negócio funciona e dando o seu melhor por ele, não tem porque não dar certo.

Leia também: Aluguel de brinquedos para festa

Como montar uma empresa de aluguel de utensílios para festa?


aluguel de utensílios para festa

O que eu trouxe aqui para você foram oito pontos básicos para você começar o seu negócio de aluguel de utensílios, mesmo que queira fazer isso da sua casa.

É claro que tudo que for dito aqui precisa ser avaliado de acordo com a sua realidade, com o projeto que tem em mente, com os objetivos que quer conquistar e também com o que tem disponível para investir.

Não adianta entender tudo isso e não ter a disposição de colocar em prática, sabe? Por mais que eu tenha dito para você que trabalhar alugando utensílios para festa dá dinheiro, isso só vai acontecer se você se dedicar!

Por mais que eu entenda bem que dá um frio na barriga começar um negócio próprio, não deixe que o medo te paralise e comece o quanto antes.

Vamos ao guia:

1. Tipos de utensílios de festa para aluguel

Essa é uma das suas primeiras e principais preocupações: Que tipo de utensílios você vai oferecer? Isso vai variar muito de acordo com o público que quer alcançar.

Pode ser desde utensílios para uma festa de casamento, como artigos para festa infantil, por exemplo.

Independente disso, existem algumas coisas que são básicas e você já deve se preparar, portanto faça desde já uma listinha com todos os detalhes para não se perder na hora de investir na compra desses itens.

Outra coisa: A quantidade de utensílios de festa que você poderá disponibilizar para aluguel é sempre muito grande!

Entre os principais utensílios básicos, você poderá alugar:

  • Travessas;
  • Bandejas;
  • Champanheiras;
  • Pratos e talheres, assim como uma diversidade de outros utensílios básicos para os mais variados tipos de festas.

Caso você queira montar uma empresa de aluguel de utensílios para festa com uma estrutura maior e quer oferecer outros produtos que também são muito procurados pelos mesmos clientes, então poderá disponibilizar:

  • Taças e copos;
  • Estufas;
  • Castiçais e é possível ainda oferecer outros produtos como mesas e cadeiras para eventos, sofás, toalhas, peças em cristal e muito mais.

Tudo vai depender dos tipos e da quantidade de produtos que pretende colocar à disposição para aluguel.

2. Clientes da sua empresa de locação

Antes mesmo de começar trabalhar com o aluguel de utensílios para festa, você precisará verificar se existe um bom público alvo para atuar em sua região.

Geralmente os seus clientes serão pessoas que irão realizar eventos diversos e organizadores que já trabalham nessa área. O bom nisso tudo é que festa é o que não falta todos os dias do ano, hein?

É possível alugar seus utensílios para aniversários, casamentos, formaturas, workshops, chás de bebes formatura, festas em datas festivas, comemorações empresariais e muito mais.

Uma boa estratégia para você que está começando agora no aluguel de utensílios para festa é firmar uma parceria com uma casa de festas ou pessoas e empresas organizadoras de eventos em sua região.

Com isso elas podem indicar alguns clientes para você ou alugar seus produtos e vice-versa, então o seu negócio tende a crescer muito mais rápido!

3. Localização

Se você quer mesmo investir nesse negócio é ideal ter um espaço próprio para armazenar seus produtos, cuidar da limpeza após o período de aluguel e qualquer manutenção que possa vir existir.

Esse espaço será também o ponto de encontro com seus clientes, portanto é sempre bom ter um espaço exclusivo, seja alugado ou na sua própria casa. Sem falar que também vai ser a área administrativa e comercial.

Por mais que você não precise investir pesado na estrutura interna, é importante que ela seja bem organizada e permita que todos os serviços sejam desempenhados com tranquilidade e eficiência.

4. Legalização

Você precisará também legalizar esse novo negócio, mesmo que trabalhe dentro de casa. Então não deixe de procurar um escritório de contabilidade para dar início ao processo de legalização antes mesmo de começar a trabalhar.

5. Equipe

trabalhar com aluguel de utensílios para festa dá dinheiro

Dependendo do tamanho da sua empresa, será necessário contratar alguns funcionários para cuidar da organização e limpeza dos utensílios, assim como fazer algumas entregas diretamente nos eventos.

Só não precisa se apressar, viu? Comece com o que pode, dentro das suas condições e vá contratando de acordo com a necessidade.

Tem gente que já sai querendo montar equipes enormes e percebe que nem era necessário. Então tenha calma!

6. Investimento para começar o aluguel de utensílios

O investimento para começar a trabalhar com o aluguel de utensílios para festa costuma ser um pouco alto, devido à grande diversidade de produtos que você precisará ter.

Portanto se você vai alugar bandejas para festas, por exemplo, então será necessário ter diversos modelos de bandejas prontas para locação, de modo que seus clientes possam escolher o que melhor se encaixará ao estilo da sua festa.

Dessa forma, você precisará comprar todos os utensílios, alugar um bom espaço para trabalhar, comprar materiais de escritório, um veículo para transporte dos utensílios, terá gastos com a legalização do negócio, contratação de funcionários e muito mais.

O que resultará em um investimento a partir dos R$60 mil e pode ultrapassar os R$120 mil. Lógico que algumas pessoas começam com menos, no entanto esse é um valor aproximado para iniciar o aluguel de utensílios para festa.

7. Invista na divulgação

É mais do que válido o investimento em publicidade para conseguir chegar diretamente ao seu público alvo! Foque em atrair novos clientes, sem esquecer de montar estratégia para mantê-los fieis a sua empresa para que voltem a locar seus utensílios outras vezes.

Para isso você pode usar os meios de divulgação tradicionais ai da sua cidade, como outdoor, carro de som e panfletos, por exemplo, mas não deve deixar de usar a internet.

Além de estar presente nas redes sociais colocando conteúdo de qualidade sobre o seu serviço, também vale a pena anunciar em grupos de vendas do Facebook da sua cidade e também em sites de venda e compra como OLX e Mercado Livre.

A divulgação é parte fundamental do seu negócio. É um investimento necessário. Então já deixe um valor do seu investimento separado para isso.

O que adianta montar a melhor empresa de aluguel de utensílios para festa se ninguém souber disso?

8. Cuidados importantes com o aluguel de utensílios para festa

Em um negócio desse tipo existem dois pilares muito importantes para conseguir se manter no mercado: A organização da empresa e a qualidade dos utensílios!

É por isso que você precisa prezar sempre por uma boa organização e agilidade nos seus serviços.

Seja bem organizado quanto ao processo de locação, fazendo assim um pequeno contrato rápido de aluguel dos produtos, seja correto quanto a data de entrega dos utensílios e quanto ao prazo de devolução.

Se tratando da qualidade, ofereça produtos limpos, bem higienizados e com qualidade para satisfazer as necessidades de cada cliente!

Comece a trabalhar!


Espero que tenha gostado das dicas sobre aluguel de utensílios para festa e desejo muito sucesso desde já na sua nova empresa!

Comece a trabalhar o quanto antes com o que você acredita, não deixe para depois! Tenho certeza que depois de um tempo você vai ficar feliz por isso.

Boa sorte!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

4 comentários

  • Olá! Como deveríamos agir, caso algum item seja danificado pelo cliente? Att.

  • Ola José. Adorei o tema. Sabe se eu fizer um contrato simples informando os pitens que estão sendo locados ele já tem validade?

  • Parabéns pela iniciativa o Brasil precisa de mais gente como você. Um abraço e continue assim.

    Luciano Alves

    • A

      Oi Luciano!
      Muito obrigado pelo seu comentário e para mim é bom demais saber que você gostou do conteúdo, porque o meu objetivo é justamente dar novas ideias para o maior número possível de pessoas.

      Abraços!

Deixe o seu comentário