Quem é o dono da Netflix? Descubra quem é o proprietário

Publicado por José Neto em 28 de abril de 2023

Muitas pessoas têm curiosidade em saber quem é o dono da Netflix, afinal, é ele ou ela que tem a palavra final em relação a quais séries e filmes ficarão disponíveis para a gente maratonar por horas a fio.

Mas, você sabe quem é essa pessoa ou empresa? Neste artigo, vamos desvendar esse mistério e explicar quem está por trás de uma das maiores plataformas de streaming do mundo. Então, pegue a pipoca e prepare-se para conhecer o dono da Netflix!

Afinal, quem é o dono da Netflix?


Quem é o dono da Netflix atualmente

Reed Hastings, cofundador da Netflix, é um dos nomes mais citados quando o assunto é o dono da Netflix. Contudo, no início de 2023, Hastings anunciou que está saindo do comando da empresa, após 25 anos atuando como CEO. O bilionário passou seu posto para Ted Sarandos e Greg Peters, que até então, detinham as funções de co-CEO e diretor de operações da empresa (COO), respectivamente.

Então Sarandos e Peters são os novos donos da Netflix? Bem, a resposta não é tão simples quanto parece.

Isso porque a Netflix é uma empresa de capital aberto, o que significa que suas ações são negociadas na bolsa de valores, portanto, seus proprietários são os acionistas. Ou seja, a Netflix não tem donos, mas sim diversos investidores que possuem participação na companhia.

Os principais acionistas da Netflix são fundos de investimento, além dos próprios executivos da empresa. Reed Hastings, é um dos maiores acionistas individuais da companhia, com uma participação estimada em mais de 2 bilhões de dólares.

Conheça Reed Hastings, o homem conhecido como o dono da Netflix


Embora não seja mais o dono da Netflix, Reed Hastings continua sendo o nome mais associado à empresa, sendo considerado por muitos como o homem por trás da plataforma de streaming.

Nascido em 8 de outubro de 1960 em Massachusetts, nos Estados Unidos, Hastings é formado em matemática e possui um mestrado em ciência da computação, pela Universidade de Stanford.

Em 1997, Hastings fundou a Netflix ao lado de Marc Randolph, como uma locadora de DVD’s pelo correio. Com o passar dos anos, a empresa se adaptou às mudanças tecnológicas e, em 2010, lançou seu serviço de streaming, revolucionando a forma como as pessoas assistem a filmes e séries.

Hastings assumiu o cargo de CEO da Netflix em 1998 e desde então tem liderado a empresa através de grandes transformações, incluindo a expansão internacional da plataforma.

Ele é conhecido por sua visão arrojada e inovadora, bem como por suas decisões estratégicas que ajudaram a posicionar a Netflix como uma das empresas mais influentes do mercado de entretenimento.

Em 2019, Hastings lançou seu livro “No Rules Rules: Netflix and the Culture of Reinvention” (traduzido para português como “A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção”), onde compartilha sua filosofia de liderança e a cultura empresarial única que ajudou a moldar a Netflix.

O livro se tornou um best-seller do New York Times e é amplamente citado como uma leitura essencial para empreendedores e líderes empresariais.

Reed Hastings
Reed Hastings – Conhecido como o Dono da Netflix

Quem são Ted Sarandos e Greg Peters, os novos diretores da Netflix?


Theodore Anthony Sarandos Jr., mais conhecido como Ted Sarandos, está na Netflix há mais de 15 anos, e, desde 2020, detinha as funções de co-diretor-executivo e diretor de conteúdo. Já Greg Peters entrou para a empresa em 2008, no cargo de diretor de desenvolvimento internacional. Em 2017, foi promovido a diretor de operações e de produtos.

Com a ascensão dos novos diretores da Netflix, Hastings pretende dedicar mais do seu tempo (e dinheiro) à filantropia, enquanto mantém sua participação na empresa atuando como presidente do conselho de administração. Aliás, aqui vai uma curiosidade: Hastings também faz parte do conselho administrativo do Facebook.

Fortuna do fundador da Netflix: em quanto é estimado o patrimônio de Reed Hastings?


Afinal, quanto vale a fortuna do ex-dono da Netflix? Estima-se que o patrimônio líquido de Hastings seja de cerca de US$ 4,7 bilhões, tornando-o uma das pessoas mais ricas do setor de tecnologia e entretenimento.

No entanto, Hastings é conhecido por ser um dos bilionários mais modestos do Vale do Silício e é notório por doar grandes quantidades de dinheiro para causas sociais e instituições de ensino, sendo um grande defensor da reforma da educação nas escolas.

Apesar de sua fortuna e influência no setor de tecnologia, Hastings é conhecido por manter um perfil discreto e não ser dado a ostentações ou exibições de riqueza. Ele também é conhecido por suas visões progressistas sobre negócios e liderança, incluindo sua crença na importância da cultura empresarial e da transparência no local de trabalho.

Reed Hastings: o ‘não tão dono assim’ da Netflix e os novos protagonistas


Reed Hastings, por anos foi conhecido como o dono da Netflix, tendo cofundado a empresa e liderado seu crescimento durante 25 anos como CEO. Apesar de ter passado o cargo para Ted Sarandos e Greg Peters, Hastings permanece envolvido com a empresa como presidente do conselho de administração e continua sendo uma figura influente na indústria do entretenimento e tecnologia.

Sua contribuição para a criação e popularização da Netflix foi fundamental para o sucesso da plataforma de streaming e seu patrimônio líquido atual de mais de US$ 4 bilhões é uma prova disso. No entanto, Hastings é conhecido por não ser uma pessoa ostentosa ou gananciosa, tendo dedicado uma parte significativa de sua fortuna para causas sociais e filantrópicas.

Embora o título de “dono da Netflix” possa não ser completamente preciso, é inegável que a visão e liderança de Reed Hastings foram fundamentais para a criação e evolução da empresa que se tornou sinônimo de entretenimento. Agora nos resta aguardar os próximos capítulos da trama, com Sarandos e Peters nos papéis protagonistas.

Gostou do conteúdo? Se você curte histórias inspiradoras de líderes bem sucedidos, então confira também nossos artigos sobre o dono da Cacau Show e o dono da CNN Brasil. E fique atento, pois toda a semana tem conteúdos novos por aqui! Sucesso e volte sempre!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário