Lista de materiais para pintura em tela: 14 Itens que precisa

Publicado por Jéssica Trabuco em 2 de abril de 2023

Quer conhecer a lista de materiais para pintura em tela necessários para atuar nesse nicho? Eu vou te apresentar! Nessa leitura será possível conhecer tudo que é necessário para virar um artista!

Lembrando que mesmo sabendo o que é preciso, só testando e utilizando é possível identificar o que funciona melhor no seu dia a dia, viu?

Continua comigo até o final e aproveita!

Confira a lista de materiais para pintura em tela completa!


Para começar a ganhar dinheiro com pintura em tela, você precisa dos materiais corretos para esse trabalho.

Abaixo eu reuni tudo que é fundamental para começar nessa área entregando qualidade para os seus futuros clientes. Veja:

1. Tela

Lista de materiais para pintura em tela

A tela é a base da pintura. Existem vários tamanhos, para quem quer fazer algo bem pequeno e até para quem quer cobrir uma parede inteira. É preciso analisar e pensar bem no tipo de trabalho que pretende fazer para comprar os tamanhos certos. Além disso, tem outro ponto que precisa ser analisado, o material da tela. 

Existem pelo menos 3:

Tela de algodão

É a opção mais barata e acessível, mas não oferece a melhor qualidade não. Com o tempo a pintura pode acabar sofrendo mudanças porque o material pode se deteriorar. 

Tela de linho

É a opção mais cara e que também tem a melhor qualidade. O problema é que ela caba encarecendo bastante a pintura no final e isso pode ser prejudicial, principalmente a quem está entrando agora no mercado. Ela é a mais resistente!

Tela de poliéster

Tem um preço mediano, assim como sua qualidade. É melhor do que a de algodão, já que tem maior resistência e durabilidade, sem falar que o tecido não vai se desgastar tão facilmente. 

2. Tinta

A tinta correta também é essencial para quem quer começar a fazer pintura em tela. Coincidentemente, assim como as telas, existem pelo menos 3 tipos de tintas que são mais utilizadas nesse trabalho:

Óleo

A tinta óleo é a preferida dos artistas que gostam de trabalhar sem pressa. Só para você ter uma ideia, ela pode levar dias e até semanas para secar completamente. Suas cores não mudam depois de secas, mas essa é uma opção que pode dificultar um pouco o trabalho com mais detalhes. 

Outra coisa importante de lembrar é que a tinta óleo é tóxica, então tome cuidado e trabalhe sempre em ambientes bem ventilados. 

Acrílica

Essa é uma tinta que seca muito rápido, que não precisa de solvente e que não é tóxica. Tudo isso faz com que ela seja a preferida de muitos que querem finalizar o trabalho sem demoras. Ela também é uma boa opção para quem gosta de fazer detalhes bem específicos e acabados.

Guache

Sim, a mesma de quando a gente está na escolinha e sai pintando tudo que vê pela frente. Ela é muito utilizada por quem gosta de cores vivas, quase como uma aquarela. Ela é mais simples e fácil de usar e ainda é bem mais barata que as outras.

3. Pincéis para pintura

Os pincéis são um dos mais importantes itens nessa lista de materiais para pintura em tela. Existem de vários tipos, com cabos longos e curtos, com várias pontas e cerdas diferentes. 

É um material que você vai sentindo o que funciona melhor de acordo com o uso. Minha dica é ir comprar em lojas especializadas e perguntar ao vendedor qual é o modelo que funciona mais para o tipo de tinta e tela que vai usar. 

4. Espátula

A espátula é um importante material para pintura em tela! Existem dois tipos dela e você precisa de ambos para o seu trabalho. 

A primeira é chamada de espátula para paleta e serve exclusivamente para misturar as tintas e limpar a paleta. A segunda é a feita para pintura, que vai ajudar na colocação da tinta na tela e também a dar texturas na pintura.

5. Lápis e /ou carvão

Se eu fosse criar um kit pintura de tela iniciante com certeza colocaria lápis e carvão nele. Isso porque esses dois materiais servem para você fazer o seu rascunho na tela antes de começar a pintar. 

Isso te dar uma noção mais próxima da sua ideia, te ajuda a melhorá-la e também permite que concerte alguns detalhes antes de colocar a tinta na tela. Eu acho muito importante para todos os artistas, mas principalmente para quem está começando. 

6. Cavalete

Lista de materiais para pintura em tela

Como estamos falando de pintura em tela, não podemos esquecer da base que vai te ajudar a fazer o seu trabalho! Existem cavaletes de tamanhos e tipos diferentes, basta escolher de acordo com a sua necessidade. 

7. Paleta para a tinta

Eu tenho certeza que você já viu uma paleta de tinta, nem que seja em desenho animado. A tradicional é meio oval, com um buraco para colocar o dedo e espaços suficientes para colocar as tintas que serão usadas na pintura. 

Ela pode ser de madeira, de louça, acrílico ou de plástico. Em alguns casos ele tem divisórios que impedem que a tinta se misture, em outras isso não existe porque o objetivo é trabalhar com um material mais denso.

8. Verniz

Na lista de materiais para pintura em tela também está o verniz que dá um acabamento na pintura que pode ser brilhante ou até mesmo fosco, sabia disso? Pois é! Ele também auxilia na questão da luminosidade. 

É um produto que precisa fazer parte do seu kit porque consegue dar efeitos bem interessantes, sem falar que ele acaba protegendo a tela, dando mais resistência a ela. 

9. Solvente

Além de ser ótimo para limpeza de pincéis e da própria paleta de tinta, o solvente também é necessário para quem trabalha com tinta a óleo – para fazer a diluição dela. 

10. Mesinha ou banco de apoio

Não é uma regra, mas eu acredito que esse é um item que facilita o trabalho para quem quer pintar em tela. Ter um apoio para colocar os materiais enquanto faz a sua arte vai ajudar bastante. 

11. Porta pincel e lápis

O porta pincel e lápis é para organizar o seu momento de trabalho. Eles vão facilitar que você escolha o que vai utilizar na hora. 

12. Avental ou roupa para pintar

material de pintura em tela para iniciantes

É muito natural que durante o seu trabalho com tintas e outros materiais desse tipo, você acabe sujando e eu tenho certeza que não vai querer estragar sua roupa, não é? Pois bem! Que tal comprar um avental ou deixar algumas roupas específicas para essa atividade?

13. Potes

Os potes vão servir para colocar o verniz, o solvente, a água e até outros produtos que for utilizar. 

14. Maleta

O que adianta ter uma lista de materiais para pintura em tela para comprar se não pensar em um local para armazenar todos eles? A maleta é o ideal porque ainda permite o transporte com segurança.

Leia também: Como montar um ateliê de pintura

Comece a se organizar!


Agora que tem a lista de materiais para pintura em tela em mãos, comece a se planejar e fazer sua cotação para comprar tudo que precisa para trabalhar.

Torço para que meu texto tenha te ajudado a dar o pontapé inicial atrás do seu sonho.

Um grande abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário