Exemplos de políticas internas de uma empresa

Publicado por Jéssica Trabuco em 16 de dezembro de 2022

No artigo de hoje eu vou te apresentar alguns exemplos de políticas internas de uma empresa, para que você consiga se inspirar e criar as do seu empreendimento. 

Só que eu farei mais do que isso! Vou te explicar exatamente o que são essas “normas”, porque elas são importantes e o que é preciso fazer para começar a criação delas por aí. 

Vá por mim, é bem mais simples do que você imagina. 

O que acha disso? Vem comigo, fica até o final do texto e aproveita!

Primeiro entenda o que são essas políticas


Exemplos de políticas internas de uma empresa

Pense nas políticas internas de uma empresa como regras ou normas que devem ser seguidas por todos os colaboradores. Elas são feitas para garantir um bom relacionamento interno, um bom funcionamento de equipamentos, boa produtividade, segurança, além de evitar atitudes inapropriadas, acidentes e outras coisas ruins. 

É como um manual que garante um bom andamento do empreendimento como um todo, e/ou de alguns setores específicos. 

Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa que produz salgados congelados. A área de produção pode ter sua política interna específica, que explica sobre limpeza do ambiente, vestes que devem ser utilizadas e até utilização das máquinas. Entende? 

É por meio dessas “leis” que o seu negócio tem ordem, sabe? Por isso é tão importante e deve ser pensado com muita calma e atenção. 

Alguns exemplos de políticas internas de uma empresa


Eu não tenho como te dizer exatamente quais são as políticas internas de uma empresa porque elas vão variar de acordo com o segmento, negócio, necessidades e até riscos de cada situação, sabe? 

Só que durante a minha pesquisa eu encontrei muitas opções que podem servir para te dar uma noção melhor do que elas são, como funcionam e até da sua importância. 

Abaixo eu vou te apresentar uma lista com algumas que criei e outras que vi que são muito comuns por aí. 

Veja: 

Uso de celular durante o horário de trabalho

A gente sabe muito bem que o uso das redes sociais é enorme, não é? Se a gente não se cuidar, fica o dia inteiro consumindo informação, indo de um aplicativo para o outro em um looping quase que eterno. 

Por conta desse “vício” muitas empresas estão tendo dificuldade em fazer com que os funcionários mantenham a produtividade em certos setores. 

Por isso, podem existir políticas que vetem o uso em uma área de produção, por exemplo, ou até mesmo que indiquem ou deem sugestões de uso consciente sem que atrapalhe o andamento do trabalho. 

Se na sua empresa, em um setor específico, o uso será proibido ou só haverão recomendações para que os colaboradores tenham cuidado, quem vai dizer é a sua necessidade. 

Anticorrupção

Um exemplo de política interna de uma empresa que pode trabalhar para evitar corrupção é o incentivo de denúncias. Criar um ambiente seguro e anônimo, onde o colaborador sinta-se à vontade para informar sobre uma atitude errada de outro. 

Anti assédio moral e sexual

Para mim esse é um tema que toda empresa precisa parar, pensar e criar normas que deem segurança no ambiente. Assédio, moral ou sexual, é um grande absurdo! É uma luta que o mundo corporativo precisa travar. 

Nesta questão é preciso deixar claro quais são as atitudes condenáveis dentro do ambiente, para que não restem dúvidas ou fiquem brechas. 

Tocar em determinada parte do corpo de outro colaborador ou tocar em qualquer parte que ele não queira, beijos no rosto, ou abraços calorosos, “elogios” que na verdade são assédio, pedir favores sexuais em troca de cargo ou facilidades… 

É importante colocar tudo, sabe? Imagine todos os cenários possíveis e vá desenhando todas as possibilidades na sua política. 

Todo colaborador precisa estar ciente disso e quando houver qualquer desvio do que é determinado, é preciso que haja um ambiente seguro para denúncias e que elas sejam investigadas com toda atenção. 

Conflito de interesses

É pensar em todo tipo de cenário onde podem existir conflitos que possam atrapalhar o que é melhor para empresa. 

Um exemplo que vi e que acho fácil de falar é o seguinte: Digamos que João é responsável por fechar contratos e que seja necessário buscar um prestador de serviço para cuidar da parte de ventilação do ambiente. Aí o pai de João, Sr. Mateus, tem uma empresa de venda e instalação de ar condicionado. 

Nesse caso, qual deve ser o procedimento? É proibido fazer qualquer negócio? Pode-se fazer desde que seja realmente melhor para a empresa, mas tendo uma outra pessoa para tomar essa decisão?

Entende? É preciso pensar no que pode acontecer de conflito de interesse e a partir daí criar algumas regras para que se saiba a postura que deve ser tomada.

Como elaborar políticas internas de uma empresa?


políticas internas de uma empresa

Muita gente fica sem saber como criar essas políticas e eu trouxe 3 pontos que considero essenciais para conseguir fazer isso. Se você prestar atenção a essas coisas, eu acho que fica fácil de construir normas justas para todos e que facilitem a vida dos colaboradores. 

Veja: 

Avalie as necessidades e desafios do seu setor

O primeiro passo é entender o seu negócio para conseguir identificar quais são as necessidades e desafios que existem. Vale a pena, inclusive, ter uma comissão com duas ou três pessoas para visualizar isso. 

Somente entendendo o quadro geral e as especificidades dos setores do seu negócio, é que você conseguirá criar políticas que façam sentido. 

As políticas internas não podem ser abusivas

Isso é importante demais! Alguns empresários acabam usando as políticas de uma forma abusiva, trazendo vantagens somente para a empresa e deixando a vida do funcionário um tanto difícil. 

Não siga por esse caminho! Seja justo, honesto e pense em favorecer a todos os envolvidos, não só você. 

Crie regras e meios de elas serem cumpridas

Não adianta criar regras contra o assédio sexual, por exemplo, e não estruturar meios para que isso seja realmente cumprido. Do que adianta alguém denunciar e a empresa não tomar as atitudes corretas? Pense nisso!

Leia também: Exemplos de valores de uma empresa

Comece a trabalhar!


Depois das informações e dos exemplos de políticas internas de uma empresa que eu trouxe para você, eu espero que o seu trabalho fique bem mais fácil. 

Estou na torcida pelo sucesso do seu empreendimento. 

Um abraço e boa sorte!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário