Sites para vender artesanato no exterior: Os 4 melhores

Publicado por Jéssica Trabuco em 30 de dezembro de 2020

Neste artigo trago quatro opções de sites para vender artesanato no exterior: eBay, Etsy, Wish e Aliexpress. 

Abaixo vou falar sobre cada um deles e no final vou te apresentar quatro dicas sensacionais para te ajudar a levar os seus produtos o mais longe que puder.

Confira:

Sites para vender artesanato no exterior

1. eBay


Criado em 1995, o eBay é o maior site de compras do mundo. Sediado nos Estados Unidos da América, essa plataforma permite que você venda a maioria dos seus produtos apenas para o Brasil e selecione uma parte dos produtos para vender no exterior, basta seguir a política do eBay de venda internacional.

O padrão para ser um vendedor é altíssimo e só permite uma porcentagem de 2% de problemas em todas as transações realizadas. Isso significa que em relação a atraso, avarias, relacionamento, frete, devolução ou qualquer outra coisa, independente da gravidade, você só pode ter duas pessoas insatisfeitas a cada 100.

Para se tornar vendedor clique na aba “vender”, forneça informações gerais sobre o seu produto, coloque dados pessoais, decida prazos, fretes, pagamentos e políticas de devolução.

2. Etsy


A etsy é uma plataforma online para comércio de itens variados que vão desde produtos feitos à mão a tesouro vintage. A empresa foi criada em 2005 e sua sede é no Brooklyn.

O site é leve, explicativo e interativo, conta com opções de artes, brinquedos, colecionáveis, eletrônicos e muito mais.

Para criar a sua loja virtual basta definir o seu local de atuação e a moeda que deseja receber os pagamentos, realizar uma listagem dos produtos (que custa cerca de R$1 para fazer), definir uma forma de pagamento (como os clientes irão te pagar) e uma forma de cobrança (como você pagará à Etsy). 

Além do valor da listagem, são cobrados 5% de comissão da venda de artesanatos e outros produtos. Caso anuncie o seu espaço em outras plataformas esse valor sobe para 15%. 

Se você preferir utilizar as ferramentas sugeridas não serão cobradas taxas fixas mensais, agora se optar por um pacote mais completo e avançado precisará pagar R$51,40 por mês.

3. Wish


A Wish foi fundada em 2010, na cidade de São Francisco com intuito de atender pessoas ao redor de todo o mundo. Possui mais de 500 milhões de usuários e permite que vendedores de vários países sejam fornecedores da plataforma. 

Apesar de não existir a categoria específica de artesanatos, lá você consegue encontrar na vitrine: Quadros, laços, tiaras, sousplat, porta-guardanapo e vários outros itens feitos manualmente.

Com uma interface simples de manusear e a facilidade de se cadastrar como vendedor através do fornecimento de alguns dados, essa é uma das incríveis possibilidades de vender artesanato brasileiro no exterior em apenas alguns cliques.

Vale lembrar que além do site, a empresa conta com um aplicativo mobile super interativo que apresenta opções de imagens explicativas em cada busca realizada pelo consumidor e é compatível com os sistemas Android e IOS.

4. Aliexpress


A Aliexpress faz parte do grupo Alibaba e tem uma autoridade muito alta no segmento de marketplace. Essa plataforma possibilita diferentes pessoas a venderem online fora do Brasil através de duas modalidades distintas: Dropshipping ou programa de afiliados.

No dropshipping alguém compra um produto em sua mão, você vai no site da aliexpress, efetua a compra para o endereço do seu cliente e pronto. O site se encarrega da entrega por você.

Já na modalidade de afiliado, também chamada de Ali Plugin, você monta uma loja online com os produtos de artesanato que quiser e divulga pela internet.  

Toda compra que for efetuada através desse link, a Aliexpress irá realizar a entrega e ficará com o valor do frete e você receberá uma comissão por isso. Bacana não é?

Algumas dicas importantes para fazer vendas internacionais


Sites para vender artesanato fora do Brasi

Conhecer os marketplaces é importante, mas não é o suficiente para garantir o seu sucesso ao vender seus produtos em outros países. É preciso abrir os olhos para alguns aspectos que devem ser colocados na balança para que você tenha uma lucratividade alta e consiga criar autoridade nas vendas.

Conheça abaixo quatro deles:

Conheça os outros países

Antes de procurar qual o melhor site de venda de artesanato no mundo, veja quais os países que consomem mais esse tipo de produto. 

É preciso ter atenção para as diferenças de costumes e para as peculiaridades culturais. Se viajarmos para outras regiões, aqui mesmo dentro do Brasil, já é possível perceber diferentes gostos de consumo, imagina ao redor de todo o mundo. 

Estude os países que pretende atuar e veja se realmente vale a pena investir tempo e grana nisso. Caso seja preciso, faça adaptações em seus produtos para atender aos gostos internacionais.

Avalie as taxas que serão cobradas

Cada plataforma dispõe de uma política diferente e para ter maior lucratividade é preciso que avalie qual disponibiliza melhores condições para os vendedores parceiros.

Tem plataformas que cobram porcentagem de comissão, outras cobram a publicidade e algumas cobram uma quantia mensal fixa apenas pela hospedagem dos produtos. Veja quais as menores taxas de cada uma antes de se tornar parceiro.

Faça o seu próprio site

A grande vantagem de se associar aos marketplaces é a autoridade que eles possuem por aí, mas é preciso avaliar as diretrizes e regras de cada ambiente virtual para entender o que pode ou não ser feito.

Por conta dessas limitações, alguns comerciantes têm optado por criar o próprio site, para ter  mais identidade e autonomia do seu negócio. 

Contudo, é preciso ter cuidado ao tomar essa decisão, pois o site precisa ser traduzido pelo menos para o inglês, fornecer um atendimento personalizado na língua nativa do cliente e disponibilizar uma entrega compatível com o mercado.

Estude os seus concorrentes

Independente de optar por um marketplace conhecido ou criar o seu próprio site é preciso entender o mercado de artesanato no país pretende atuar e avaliar como se comportam os seus concorrentes. 

Escolha alguns que têm autoridade no nicho e os resultados que você espera adquirir. Avalie também questões como preço, condições de pagamento, a qualidade das fotos, a descrição dos produtos, o tipo dos produtos e o atendimento que disponibilizam aos clientes. 

A partir disso, se inspire e apresente o melhor para sua clientela.

Conteúdo Recomendado:

Escolha a melhor plataforma e lucre sem fronteiras


Agora que conheceu algumas opções de sites para vender artesanato no exterior, corra atrás de informações sobre a reputação deles e tente entender de forma mais aprofundada o mercado internacional.

A partir disso, monte um estoque de artesanatos para começar as vendas e escolha a opção que fizer mais sentido para o seu negócio!

Espero que o artigo tenha te ajudado!

Abraços!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Ana Lúcia Joaquim

    Estou precisando muito de ajuda para dar o meu primeiro passo em vender para fora do país.

Deixe o seu comentário