Matéria prima para fabricar sapatos: Quais os principais materiais?

Publicado por José Neto em 29 de novembro de 2019

No artigo de hoje eu vou te mostrar uma lista completa de matéria prima para fabricar sapatos, além de lhe auxiliar nas suas compras.

Assim, se você tem aquela vontade de começar um novo negócio, diferente e bem interessante, poderá apostar nessa possibilidade. Até porque, montar uma fábrica de calçados é um excelente negócio no Brasil.

Afinal, a gente sabe que sapatos sempre serão consumidos e adquiridos. Pois todo mundo precisa calçar um antes de sair de casa, não é mesmo? E, por conta disso, o desgaste e até mesmo a moda fazem com que as pessoas estejam sempre comprando novos.

Dessa maneira, você enquanto um empreendedor pode apostar neste mercado para iniciar algo bastante lucrativo. Mas, para isso, precisa conhecer todos os materiais e também precisa saber onde comprar os mesmos, correto?

Quais são os materiais para fabricar sapatos?

Matéria prima para fabricar sapatos

Basicamente, a lista de matéria prima para fabricar sapatos nem é muito extensa. Com alguns materiais você já poderá criar as suas primeiras e lindas peças. Porém, além de conhecer cada item da lista, você precisa ter em mente que deverá se aventurar em cursos de montagem de sapatos, por exemplo, para poder criar algo que seja bonito e resistente.

Pois embora os materiais sejam de fácil manuseio, se você ainda não tem prática com colagem e com costura, deverá se atentar para os estudos práticos sobre isso. Assim, você já estará garantindo a criação de peças com qualidade e que realmente sejam uma solução para os seus clientes.

Afinal, você não pode focar apenas na parte visual do seu sapato, não é mesmo? Mas sim, ele precisa ser, antes de qualquer coisa, confortável e resistente. Pois é deste modo que você terá a satisfação dos seus consumidores garantida.

Caso contrário, se os seus clientes sentirem dores no pé ou notarem que o desgaste acontece muito rapidamente, é bem possível que eles não adquiram novos produtos com você. E ainda, pior do que isso seria a publicidade negativa, o boca a boca, que pode acontecer, correto?

Portanto, antes de tudo, procure aprender mais sobre a montagem dos sapatos. Para apenas depois deste importante passo iniciar as montagens dos seus produtos e, posteriormente, as vendas.

Visto todas estas colocações, é hora de irmos para a nossa listinha propriamente dita. Acompanhe:

1. Couro animal e couro sintético

Este é, sem dúvidas, a principal matéria prima para acabamento e estruturação dos sapatos. Além dos tipos de couro, você poderá investir também em camurça. Tudo dependerá do estilo e da ocasião para qual o calçado está sendo confeccionado.

A minha dica é: estipule um público alvo para você e crie um estilo em cima disso. Assim, saberá qual revestimento é o mais adequado.

2. Borracha latéx

A borracha latéx pode ser utilizada em diferentes partes do calçado. E ela costuma ser bastante resistente.

3. Polímeros

Os polímeros nada mais são do que as espécies de plásticos e espumas que são utilizados nos sapatos. Você deverá estipular uma quantidade de polímero para cada opção que escolher, e assim, promover conforto e leveza para os seus clientes.

4. Tecidos para sapatos

Os tecidos também fazem parte do acabamento do sapato. Mas claro que eles também apresentam a importante função de revestir interna e externamente, em diferentes partes. Por isso, você deverá apostar em tecidos mais resistentes e “grossos”, para que não haja um desgaste muito rápido.

5. Linhas e colas

As linhas e as colas precisam ser especiais para sapatos, visto que apenas desta forma é que você poderá ter firmeza no acabamento. Caso contrário, ao caminhar, a linha poderá se desfiar com facilidade, comprometendo a qualidade do sapato.

6. Cadarços e cordões para calçados

Os cadarços e cordões podem ter tanto a função de “fechar” o sapato, quanto a de promover resultados estéticos. Na verdade, é possível unir as duas únicas funções. A espessura dos cordões, o tamanho e as cores variarão de acordo com o estilo do sapato. Caberá a você escolher o tipo mais adequado para cada peça que você criar.

7. Palmilhas

Por fim, não podemos esquecer das palmilhas que darão todo o revestimento interno, na sola dos pés. São elas que geram mais conforto e bem estar ao caminhar, além de “segurarem” sujidades, facilitando a higienização do calçado, mais tarde.

Onde comprar matéria prima para fabricar sapatos?

Material para fabricação de calçados

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto matéria prima para fabricar sapatos, é hora de conhecer as possibilidades de compra. Afinal, você precisa encontrar bons fornecedores para que haja um resultado verdadeiramente positivo, correto?

E eu estou aqui para te ajudar a encontrar o parceiro mais adequado para você. Lembre-se sempre de comparar preços, prazo de entrega e qualidade dos produtos, para assim, encaixar perfeitamente no seu plano de negócio.

No site “Sapato Site” (www.sapatosite.com.br) você poderá fazer uma busca completa acerca de todos os materiais necessários para a criação dos seus primeiros sapatos. E ainda: poderá entrar no site de diversos fornecedores ali listados, até encontrar o parceiro ideal para o seu negócio.

A busca neste site é super simples. Basta você clicar sobre a matéria prima que deseja adquirir, e escolher entre os fornecedores que aparecem disponíveis para você.

Comece o seu projeto

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre matéria prima para fabricar sapatos, é hora de começar o seu projeto de uma maneira organizada e interessante.

Espero que este conteúdo possa ser útil para você. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Até a próxima!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

2 comentários

  • Mafuta Gunguveza Mafuta

    Gostei muito, de ser o Sapateiro, quero aprender mais.

  • Andrico rodolpho neto

    Onde eu encontro a plataforma anbela e demais material para fazer a sandalia feminina simpatia no rio de janeiro

Deixe o seu comentário