Como montar uma fábrica de óleos essenciais: O que você precisa saber!

Publicado por Jéssica Trabuco em 21 de novembro de 2017

Com o crescimento do interesse pelo natural, tem crescido também a procura por informações sobre como montar uma fábrica de óleos essenciais. Você também está aqui por isso? Então tudo bem! Durante todo o texto eu vou te ajudar a criar o seu negócio do zero.

Quem diria que os negócios voltados ao natural fariam tanto sucesso mesmo em meio a uma sociedade tão tecnológica, não é mesmo?! Pois saiba que quem investe nesse caminho hoje tem tido ótimos resultados.

Assim como outros tipos de segmento, para conseguir montar a sua própria fábrica de óleos essenciais é preciso investir primeiro em conhecimento. Você terá que se tornar um especialista da área, se profissionalizando, para depois conseguir ganhar dinheiro.

A reunião dessas informações aqui nesse texto acontece justamente para te ajudar nisso! Meu objetivo é te dar dicas e sugestões que irão facilitar o seu caminho desde o planejamento até o gerenciamento da sua fábrica.

Você está prestes a entender qual é o próximo passo! Se o seu objetivo é fazer a diferença no mercado, eu fico muito feliz! Utilize o que aprender aqui para isso e eu tenho certeza que você vai longe.

O que são os óleos essenciais


O primeiro ponto sobre como montar uma fábrica de óleos essenciais é compreender exatamente que produto é esse que você vai comercializar. Com certeza você já ouviu esse termo, mas talvez não entenda exatamente o que significa.

O mais importante é entender que estamos falando de um produto 100% natural! Os óleos essenciais são uma parte pura de plantas, flores e até de frutas. Sim! Ele é extraído e utilizado não só para meios estéticos e medicinais, mas também para equilíbrio energético e espiritual.

Sempre houve especulações sobre os benefícios desses óleos no nosso dia a dia, mas hoje em dia isso está muito mais em evidência. É por isso que esse também é o melhor momento para você investir nesse tipo de negócio.

Falando em termos gerais, posso dizer que esses óleos são essências extraídas de plantas aromáticas que se transformam em matéria prima para grandes indústrias (medicina, cosmético, farmácia e alimento).

São substâncias puras e potentes, muitos consideram elas como a alma da planta! São os principais agentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas, de acordo com informações do Sebrae.

como montar uma fábrica de óleos essenciais

Como montar uma fábrica de óleos essenciais: Pontos que você precisa dar atenção


Apesar de eu já ter te falado da importância de fazer um curso na área, eu trouxe alguns pontos que são fundamentais para que o seu negócio dê certo. As informações que você vai encontrar aqui são baseadas no Sebrae.

A minha ideia, como já te falei, é te dar uma visão geral do seu negócio, te ajudar a perceber o que é mais importante e tomar as melhores decisões, atrás dos melhores resultados.

Então dê atenção e coloque em prática! Observe abaixo:

O primeiro ponto é planejar!

É isso mesmo! A primeira lição sobre como montar uma fábrica de óleos essenciais é fazer um bom planejamento sobre o seu negócio. Antes mesmo de investir dinheiro, você precisa pesquisar e analisar por qual caminho vai seguir.

Quem será o seu público alvo? Para quem você vai comercializar esses óleos? Alguns produtores focam nas grandes indústrias, mas é verdade que vender para pequenos comerciantes e fábricas pode ser ainda mais rentável.

O planejamento do negócio é a parte em que você detalhe tudo! Desde o tipo de óleo que vai produzir, quantas pessoas vai precisar para trabalhar com você, para quem vender, como divulgar, qual estrutura e tudo o mais.

Essa é a base do seu negócio, por isso demore o tempo que precisar! Se levar essa parte à sério você terá mais chances de ganhar dinheiro na área.

Escolha o local ideal

Para abrir uma fábrica de óleos essenciais você depende exclusivamente do fornecimento de plantas aromáticas e flores. Por isso o melhor local é perto dos seus fornecedores. Sem falar que é importante que seja uma região com boa distribuição de água e energia elétrica.

Também é importante que não seja longe dos seus centros de distribuição. Por isso procure um meio termo, uma localização que te dê boa posição entre os fornecedores e seus clientes.

abrir fábrica de óleos essenciais

Estrutura

Quando as pessoas procuram informações sobre como montar uma fábrica de óleos essenciais, a parte da estrutura é a que mais deixa as pessoas confusas. No geral você vai precisar de uma estrutura com espaço de pelo menos 500 m².

A sua estrutura deverá ser bem organizada e dividida nas seguintes áreas:

  • Galpão para produção;
  • Laboratório;
  • Banheiros;
  • Cozinhas;
  • Almoxarifado;
  • Parte administrativa;
  • Escritório.

Lembrando que o galpão deve ter pelo menos 200 m². Nesse local você terá que dispor de recepção, espaço para limpeza e armazenagem da matéria prima, descascamento, área de extração, depósito de embalagem e área para armazenar o produto final. O melhor é que você contrate um arquiteto para te ajudar com o projeto.

Equipamentos

Uma das partes mais importantes sobre como montar uma fábrica de óleos essenciais é a de equipamentos. São eles que te ajudarão na extração dos óleos da maneira correta. Por isso que você precisa dar atenção extra a esse ponto.

Trouxe alguns dos equipamentos que você vai precisar adquirir para a sua fábrica, de acordo com o Sebrae:

  • Cozedor ou Dornas;
  • Condensador;
  • Tanques de armazenagem;
  • Triturador;
  • Computador;
  • Multifuncional;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armários;
  • Veículo para transporte;
  • Embalagens;
  • Pipetas;
  • Medidores;
  • Agitadores;
  • Máquinas para envasamento;
  • E muito mais!

Quanto é preciso investir?


O investimento para abrir uma fábrica de óleos essenciais é de aproximadamente R$300 mil! É claro que isso não é uma regra. O valor exato você só vai conseguir depois de fazer um planejamento bem elaborado e aprofundado.

Só que esse não é um projeto que não precisa de investimento. Se você quer entrar na área precisa se preparar para dar um bom valor de investimento, afinal é preciso ter uma estrutura bem específica para o negócio acontecer.

Lembre-se, no entanto, que você não precisa investir somente na parte financeira. É preciso investir em dedicação, trabalho, estudo e inovação.

O negócio só funciona a partir do momento que o seu chefe sabe tudo e trabalha duro para sempre buscar soluções.

Agora que você já sabe como montar uma fábrica de óleos essenciais, não perca mais tempo!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Douglas Galdino

    Bom dia

    Estou com um problema para encontrar fornecedores de plantas/ folhas aromaticas na minha região gostaria de alguma indicação de fornecedores na região de Guarulhos ou em outras regiões proximas obrigado

Deixe o seu comentário