As aplicações do minério de ferro são extensivas e propiciadas pelos maiores produtores de ferro do mundo. Você sabe quem lidera o ranking? O Brasil está lá?
Atualmente, o ferro é uma das commodities mais valorizadas, onde cada país tem a sua própria estratégia para máximo proveito. Na lista de hoje, vou te ajudar a entender melhor o cenário da produção de ferro, além de curiosidades incríveis.
Então, acompanhe a leitura até o fim porque os dados são relevantes e você terá um olhar analítico do mercado!
Confira 7 maiores produtores de ferro do mundo
Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de ferro do mundo? Considerando que muita gente deseja ganhar dinheiro com ferro, mas entende pouco o mercado, a lista abaixo é inestimável.
Eu considerei a produção em toneladas anual e a perspectiva de crescimento de cada país como base de relevância. Dessa maneira, você terá uma percepção real e atualizada sobre como o minério abastece o mercado mundial, vem comigo!
1. Austrália
A Austrália é o país com maior capacidade de produção de minério de ferro aproveitável. Nesse contexto, o país produz anualmente uma média de 900 milhões de toneladas de ferro com alto teor mineral ferroso.
O processo de aquisição do minério é feito através de rochas que contêm ferro metálico extraível. No caso da Austrália, é o país mais abundante em recursos naturais nesse tipo de extração. Não à toa, a produção australiana é um pilar econômico do país.
- Reservas australianas: em 2017 o país registrou 24 bilhões de toneladas de minério bruto, cerca de 28,4% da reserva mundial.
- Exportação: a Austrália tem as maiores empresas de exportação de ferro, e escoa 75 milhões de toneladas ao ano.
- Região mais produtiva: a principal região produtora de ferro é Pilbara, reconhecida por seus vastos depósitos minerais.
2. Brasil
Provavelmente você sabe que o Brasil é grande produtor de ferro, principalmente devido à Vale, uma das mais relevantes, né? Porém, você tinha noção de que o país ocupava a segunda posição na produção mundial?
Inclusive, o Brasil possui um dos ferros mais valiosos e de maior qualidade no mundo. O destaque nesse caso vai para a região Sudeste do estado do Pará, mais especificamente, a região de Carajás. Lá é onde a Vale explora todo o potencial.
Todos os anos o Brasil produz cerca de 400 milhões de toneladas, mas esse número varia consideravelmente. Exemplo, a Vale produziu pouco mais de 307 milhões de toneladas em 2022, mas ficou 1,6% abaixo do ano anterior.
Outro dado, o ferro é o terceiro produto mais exportado pelo Brasil, vindo logo atrás da soja e do petróleo. Conheça mais dados da produção brasileira:
- Exportação em 2021: o Brasil exportou cerca de R$37,09 bilhões em minério de ferro, segundo a Logcomex.
- Impacto no PIB: a indústria da mineração representa cerca de 1,6% de todo o PIB brasileiro.
- Aplicação de ferro na indústria: praticamente 98% de todo o ferro extraído é usado na fabricação de aço.
- Quem produz ferro no Brasil: Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, Carajás no Pará e Corumbá no Mato Grosso do Sul.
3. China
Em terceiro lugar na lista de maiores produtores de ferro do mundo, temos a China, produzindo 360 milhões de toneladas. Uma informação pouco divulgada, é que a China não só produz bastante ferro, como também consome muito minério na indústria.
Nesse contexto, mesmo produzindo tanto, a China importa quantidades absurdas de matéria-prima. Olha só que curioso, em 2022 o país chinês importou mais de 63% de todo o ferro produzido pelo Brasil.
De certa forma, é por isso que a China consegue produzir mais de 1 bilhão de toneladas de aço bruto todos os anos!
4. Índia
Provavelmente você sabe que a Índia é uma das maiores produtoras de arroz do mundo, certo? Mas por acaso você sabia que o país detém uma produção de ferro superior a 240 milhões de toneladas anualmente?
Não é por menos que a indústria siderúrgica indiana está na segunda posição em produção de aço bruto. Portanto, o ferro representa um grande pilar da economia indiana e obteve um crescimento de 19% em 2022.
5. Rússia
Embora a Rússia enfrente problemas econômicos devido aos acontecimentos dos últimos meses, o país ainda é o quinto maior produtor. Em geral, sua produção interna entrega ao mercado cerca de 100 milhões de toneladas ao ano.
Estima-se que boa parte do ferro produzido abastece a indústria russa. Porém, há também a exportação para países como o Brasil. Isso acontece porque cada ferro possui qualidades e características únicas.
Por sua vez, o minério aproveitável da Rússia apresenta aspectos relevantes para diferentes aplicações na indústria brasileira. Acontece que a guerra entre Rússia e Ucrânia, mais as sanções impostas ao país, pesaram no valor de importação.
Você pode ver o impacto disso em Divinópolis, Minas Gerais, onde empresários relataram aumento de 200% no ferro gusa russo.
6. Ucrânia
A produção de ferro na Ucrânia cumpre um papel imprescindível para a economia do país. Isso porque a cadeia produtiva e comercialização representam cerca de 10% do PIB ucraniano, ou seja, um dos principais produtos.
Todavia, a guerra que se estende pelo país influencia diretamente, tanto na capacidade produtiva quanto na exportação da matéria-prima. Só para você entender o contexto disso tudo, veja as seguintes informações:
- Produção de aço regular: a indústria do aço na Ucrânia usa boa parte de seu ferro de qualidade internamente. Desse modo, a produção anual alcançou quase 22 milhões de toneladas de aço em 2021.
- Queda acentuada: a situação atual do país fez essa vertente econômica reduzir drasticamente, isto é, foi encurtada em 71%. Consequentemente, a produção caiu para apenas 6,3 milhões.
Portanto, a produção de ferro foi impactada sem precedentes e acabou gerando problemas ao longo da cadeia global.
7. Canadá
O Canadá é o último da lista dos maiores produtores de ferro do mundo, mas com uma posição favorável. Na realidade, a produção canadense apresenta crescimento exponencial e atingiu a marca de 68 milhões de toneladas, recentemente.
Se isso é excepcional para a saúde econômica do país, é ainda mais satisfatória para o mercado de trabalho canadense. Há alguns anos, a empregabilidade da indústria de extração mineral oferecia os maiores salários médios do país, além de:
- 1 a cada 40 canadenses está direta ou indiretamente ligado à indústria mineradora.
- O setor de mineração de ferro é responsável por quase 100 bilhões de dólares canadense no PIB interno.
- Atualmente, a exportação representa mais de 20% de todos os produtos exportados.
Além desses países, eu destaco o Cazaquistão, a África do Sul e o Irã, como grandes produtores mundiais.
Considerações finais sobre os maiores produtores de ferro do mundo
Será que eu consegui te passar um panorama detalhado sobre os maiores produtores de ferro do mundo? O mais importante é estar de olho nas mudanças, pois elas acontecem diariamente e trazem impactos ao mercado global.
Você acha que agora terá mais facilidade em planejar sua distribuidora de ferro e aço? Afinal de contas, você acaba de dar mais um passo em direção a esta inestimável indústria.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!
Deixe um comentário