À medida que o Brasil reduza barreiras, os investimentos aumentarão no país, trazendo novos empreendimentos, tornando o país como um todo excelente para se fazer negócios. Contudo, algumas cidades seguem sendo mais vantajosas do que outras para aqueles que desejam empreender. Por isso, trazemos aqui as 5 melhores cidades do Brasil para fazer negócios, de acordo com os rankings mais atuais.
Veja também: Os 7 doces mais vendidos no Brasil
1. São Paulo
O centro financeiro do Brasil, São Paulo, tornou-se um ator importante na economia global e por isso, está em primeiro lugar na lista das 5 melhores cidades do Brasil para fazer negócios. Lar da maior e mais diversificada população do Brasil, São Paulo é conhecida por seu status de selva de concreto, onde os visitantes vêm para fazer negócios, em vez de se concentrar em passeios turísticos.
Os empreendedores de São Paulo concentram-se principalmente em mercados menores. Mas, à medida que São Paulo continua a crescer, sua cultura de startup também crescerá, sendo um ambiente propício para fazer negócios.
2. Florianópolis
Florianópolis é considerada o polo dos sistemas tecnológicos, sendo comparada ao Vale do Silício dos Estados Unidos. Os investimentos em TI são crescentes, não só em Florianópolis, mas em todo o contexto brasileiro, tornando Florianópolis uma cidade muito rentável para fazer negócios no Brasil.
Florianópolis é uma cidade em crescimento incessante, com grandes chances de sucesso nos investimentos citados acima, mas deve-se ter em mente que serão necessárias inovações constantes com grande responsabilidade social e ambiental. Assim, seu negócio, sem dúvida, será próspero por muitos anos.
3. Osasco
A cidade de Osasco, localizada no Estado de São Paulo, costumava ser uma cidade industrial, mas houve a descentralização industrial para outras regiões e hoje a cidade de Osasco caminha para o comércio e serviços.
Osasco é a localização da sede do Bradesco, o terceiro maior banco do Brasil. Atualmente existem várias grandes empresas com presença na cidade, como Natura, Coca-Cola, Carrefour, Wal-Mart, Colgate-Palmolive e muitas outras. Osasco é a nona cidade mais rica do país. Além disso, a cidade de Osasco possui investimentos nos setores de Obras, Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Habitação, Infraestrutura, entre outras, o que torna a cidade a terceira melhor do Brasil para os empreendedores.
4. Vitória
Vitória, a capital do Espírito Santo, está situada em uma pequena ilha dentro de uma baía. Vitória conquistou a primeira posição em saúde, a segunda posição em educação e a quinta posição em governança. A cidade possui um grande papel de incentivo à inovação e ao empreendedorismo de toda a sua população.
A cidade de Vitória vem empregando esforços no trabalho com startups para criar soluções inteligentes. Ainda, a cidade lançou vários programas que usam a tecnologia como ferramenta para desburocratizar, possuindo espaços dedicados à formação de empreendedores em tecnologia, economia criativa, turismo e serviços.
5. Brasília
Brasília é a capital federal do Brasil. Tornou-se um Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 1987. Empresários e profissionais do mundo todo se mudam para Brasília a trabalho, o que já demonstra o motivo do Distrito figurar como uma das melhores cidades do Brasil para fazer negócios.
A cidade de Brasília tem inúmeras embaixadas, bem como empresas multinacionais em seu território. Os profissionais e trabalhadores das embaixadas constituem uma grande parte da população da cidade. Muitas sedes de empresas estão localizadas em Brasília também. As indústrias mais importantes são as de construção, processamento de alimentos, software de computador, impressão e publicação.
Deixe um comentário