Sonho de empreendedores iniciantes: atuar no mercado da moda e começar seu primeiro atelier pode ser uma boa opção. Isso porque o mercado têxtil no Brasil é considerado um dos maiores do mundo e possui diversos ramos e segmentos para você atuar. Agora, se você é costureiro ou formado na área de moda, gostaria de algumas dicas para abrir seu atelier? Então, vem conferir nosso artigo ensinando os primeiros passos para você começar seu negócio.
Veja também: Empreendedorismo de sucesso: 20 dicas para montar um negócio do zero
Primeiros passos para criar seu atelier
Vale ressaltar o tamanho desse mercado, em que o Brasil figura entre os 5 maiores produtores têxteis do mundo, principalmente em jeans e moda. Conforme uma pesquisa realizada pela FIESP, o mercado nacional de moda faturou, em 2018 mais de 220 bilhões de reais. Ainda, a previsão é de que o faturamento cresça 13% em 2023.
Antes de abrir seu primeiro atelier, você deve ter em mente que irá precisar de um investimento inicial, pensar sobre seu modelo de negócios, se terá funcionários ou investirá em formação. Para ajudá-lo a começar, veja algumas dicas
Traçar um planejamento
Se você não quer ter surpresas negativas no futuro, criar um bom plano de negócios desde cedo é fundamental. Neste plano, você deve definir informações necessárias para o funcionamento do seu negócio, como público-alvo, tipo de produto ou serviço que irá prestar, estratégia de marketing e metas de crescimento.
É nesse momento inicial que você irá definir se terá uma loja física ou trabalhará com entregas, se fará seus próprios produtos ou fornecerá serviços de reparos e costura. Além disso, é de extrema importância pensar qual será sua forma de marketing e de divulgação, que será responsável pelo crescimento do seu negócio.
Por fim, você deve pensar em como irá alavancar seu projeto, quais serão as próximas ideias e qual será a estratégia de expansão.
Definir o local
Com o seu plano em mãos, você deve agora definir qual será o local do seu atelier. O espaço deve ser adequado para atender às suas necessidades, a depender de qual operação você irá executar no seu atelier, costuras simples, se receberá público. Outro ponto a se pensar é a localização e o ambiente, que deverá comportar clientes para você apresentar seus produtos, experimentar e acomodá-los com conforto.
Formalização do negócio
Definido o local, a próxima etapa é cuidar da burocracia. Listamos aqui algumas tarefas que você deve fazer para formalizar seu negócio. Primeiro, você deve fazer um registro na Junta Comercial Local, para dar abertura ao processo de formalização do seu negócio. Segundo, você deve abrir um CNPJ para sua empresa, fazendo um registro na Receita Federal e na Secretaria de Fazenda Estadual.
Pode ser necessário que você faça um registro na Prefeitura da sua cidade e um cadastro na Caixa Econômica Federal para cuidar do INSS e FGTS de funcionários, caso possua. Você também precisará de um contador ou de uma empresa de sua confiança para cuidar da burocracia financeira.
Criar uma boa cadeia de distribuidores
O bom funcionamento do seu atelier depende de bons fornecedores de materiais, como tecidos, fios, linhas para produção de sua linha de produtos. Estabelecer uma boa cadeia de fornecedores irá otimizar seus negócios e reduzir seus custos. Quanto menos você gastar na aquisição da matéria prima de seus produtos, maior será sua margem de lucro na hora de vendê-los.
Elaborar sua linha de produtos
Ter sua cadeia de produção bem definida e planejada será essencial para o seguimento correto do seu atelier. Deve ser pensado onde será realizada toda a construção das peças de roupa, desde a modelagem, croqui, cortes, retalhos e acabamentos.
Definidos esses passos, você já deve estar pronto para abrir e iniciar seu atelier e seu negócio na indústria da moda.
Deixe um comentário