A chegada dos pequenos é sempre uma festa imensurável, mas as questões financeiras preocupam. Nesse momento, você tem que conhecer as melhores ideias de negócios para mães empreendedoras.
Os objetivos neste empreendedorismo variam bastante. Algumas mães buscam novas fontes de renda, enquanto outras precisam suprir seu lado empreendedor nato. Isso sem contar àquelas aventureiras que buscam fortes emoções.
Para essas e outras situações, asseguro a você que as ideias que eu separei dão conta do recado. Vamos matar a curiosidade de uma vez? Então, me acompanhe!
4 ideias de negócios para mães empreendedoras se destacarem no mercado + dicas fantásticas

Se o tão esperado recém-nascido chegou, você provavelmente está cercada de dúvidas, né? Muitos aspectos passam simultaneamente na cabeça e saber o que uma mãe pode fazer para ganhar dinheiro é indispensável.
Nessa realidade, algumas pessoas procuram trabalho para grávidas e se antecipam, visando maior estabilidade lá na frente. Porém, você sabe que cada gravidez exige esforços e necessidades específicas, e muitas mulheres não conseguem trabalhar. Vamos às ideias incríveis!
1. Compartilhe experiência com um Serviço de Consultoria em Maternidade
Existe uma ideia equivocada de que as mamães só enfrentam dificuldades depois que o bebê nasce, pelo contrário. A gravidez é apenas um dos degraus que toda mulher precisa galgar nessa nova jornada que se inicia.
Em outras palavras, a maternidade pode ser repleta de incertezas e períodos que colocam a pessoa à prova. Nesse contexto, a primeira ideia é você montar um serviço de consultoria em maternidade.
Já imaginou que bacana você compartilhar experiências próprias, “truques e macetes” e muita informação relevante para mães de primeira viagem? “Nossa, mas isso não limita o público atendido?”.
De forma alguma, já que você pode oferecer suporte e orientação através dos distintos aspectos da maternidade. Além do mais, os serviços de consultoria estão em alta, pois se mostram verdadeiras redes de apoio.
Como funciona o serviço de consultoria em maternidade?

- Avaliação inicial: o primeiro passo é identificar as necessidades atuais e os objetivos a médio prazo das mães. Aqui eu destaco a rotina de sono, amamentação, cuidados com o bebê e alimentação.
- Oferta individualizada de sessões: após a avaliação inicial, você oferece sessões individuais. Nesta etapa você viabiliza suporte emocional, orientações estratégicas e como driblar os desafios da maternidade.
- Disponibilize orientação focada: na etapa anterior você atuou de forma abrangente, certo? Porém, a orientação focada tem como objetivo se aprofundar nas necessidades primordiais da mamãe.
- Plano de ação: quando você tem informações precisas, fica fácil estipular técnicas, dicas de amamentação e rotinas seguras.
- Ofereça suporte continuado: após você acompanhar a gestação e parte da maternidade, disponibilize um suporte contínuo. Desse modo, disponibilize materiais, guias, vídeos, artigos e livros confiáveis.
A ausência do networking competente é uma questão que alguns profissionais negligenciam. Em face disso, estruture uma rede de apoio que inclua profissionais da saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas e pediatras.
Como resultado, sua consultoria se torna completa e acompanha as gestantes ao longo das etapas mais importantes.
É necessário ter graduação ou certificação?
Não necessariamente, ou seja, não há obrigatoriedade legal para isso. Em contrapartida, apresentar formações pertinentes à área é um diferencial competitivo inestimável, pois transmite segurança e confiança, concorda?
2. As lojas de artigo para bebês estão sempre em alta

Toda cidade possui pelo menos uma loja focada nos bebês e recém-nascidos, não é mesmo? Bem, pelo menos aqui na cidade eu sei que existem algumas. E posso dizer uma coisa?
Dentre as ideias de negócios para mamães empreendedoras, essa segunda dica é “tiro e queda”. Pensa comigo, toda mãe experiente sabe das necessidades da criança ao longo das etapas do crescimento, certo?
Assim sendo, aprender como montar uma loja de artigos para bebê vai aflorar novamente seu instinto materno. Dá só uma olhada na lista de produtos que vendem bem:
- Berços e mobiliário específico aos diferentes momentos do crescimento.
- Itens e utensílios de alimentação, como mamadeiras, copos de transição, chupetas, talheres e pratinhos.
- Produtos de cuidados e higiene estão entre os produtos mais vendidos para bebês e crianças.
- Trabalhe com linhas completas de enxoval, capriche de verdade.
- Diversifique a oferta de carrinhos para bebê e acessórios complementares.
- Tenha também produtos na área da segurança dos pequenos, como cadeirinhas, babá eletrônica e grades protetivas.
- E claro, os brinquedos e estímulos à criança são itens indispensáveis, não deixe de atender todas as faixas etárias.
Agora, você precisa encontrar uma distribuidora de produtos para loja de bebê, especialmente com essa lista em mãos!
DICA EXCLUSIVA: além de você estruturar um ponto físico – super recomendado – é crucial montar uma loja online. Afinal, sua estratégia comercial como mãe empreendedora vai mais longe e alcança novos públicos!
3. Você tem o dom do artesanato? Que tal um serviço de personalização?

É bem comum você encontrar produtos infantis estilizados e customizados, mas a grande maioria é derivado da indústria têxtil. Embora eu considere estes produtos bem bonitos, nada se compara à arte manual.
Sabe aquele belo bordado à mão? Ou aquela linda renda feita nos lencinhos da criança? Pois então, é disso que estou falando, ou seja, do negócio voltado à personalização de produtos para bebês e crianças.
Tenho comigo que o artesanato de bebê para vender é uma das artes mais incríveis e valorizadas por pais atenciosos. Dá uma conferida em como você pode ganhar dinheiro trabalhando com isso:
Personalize objetos decorativos e acessórios
Você e eu sabemos que a maioria das roupinhas e dos acessórios são objetos com o tempo contado, né? A rapidez no desenvolvimento infantil faz tudo se tornar passageiro demais, afinal.
Por outro lado, os pais amam eternizar estes pequenos objetos que têm um significado incalculável na memória afetiva. Logo, dá para você trabalhar com a personalização em:
- Babadores
- Chupetas
- Toucas
- Laços de cabelo
- Meias
- Almofadas
- Enfeites de parede
- Quadros decorativos especiais
O negócio é se diferenciar no serviço, isto é, ofereça bordados, estampagem, aplicação de strass e pérolas. Além do que, inclua elementos personalizados, a exemplo do nome do bebê, cores distintas e desenhos inovadores!
Trabalhe na personalização de roupas infantis
As roupas de bebês são produtos que nunca saem de moda, além de serem itens mais consumidos pelos pais. Diante disso, aproveite ao máximo esse mercado em expansão e capriche na personalização exclusiva.
Como sugestão extra, recomendo a você o nicho das lembrancinhas, que oferece boa visibilidade. Inclusive, muita gente está ganhando dinheiro com lembrancinhas, talvez seja uma boa oportunidade para você!
4. O Serviço de organização de eventos infantis é uma forma de saber como empreender depois de ser mãe

Até aqui, essa quarta sugestão é a mais desafiadora porque envolve alguns aspectos mais complexos. Entretanto, posso afirmar também que é uma das ideias mais promissoras e com mercado mais abrangente.
Estou falando do serviço de organização de eventos infantis. Não à toa, esse é o famoso “ganhar dinheiro com festa infantil”. Todo papai e mamãe enlouquecem ao planejar a festinha, a comemoração do aniversário e dos acontecimentos especiais, né?
Mas a verdade é que poucos dispõem do tempo necessário e do esforço exigido para tornar isso uma realidade festiva. É aí que você entra, ao oferecer um serviço profissional atencioso e diferenciado. Veja a ampla gama de possibilidades:
- Chá revelação
- Festas de aniversário
- Batizados
- Chá de bebê
- Festas temáticas
- Eventos escolares e corporativos (para o nicho infantil do evento)
- Festa de Halloween e Dia das Crianças
Para se destacar você tem que oferecer um serviço altamente personalizado, profissional e de acordo com as necessidades dos clientes. Tão logo, crie laços comerciais confiáveis com buffets, animadores, fotógrafos e negócios de decoração.
Se você realmente estabelecer um trabalho sério, pode acreditar que você não fica sem trabalho nesse segmento. E o melhor é a possibilidade de conciliar o negócio com suas próprias demandas pessoais, como cuidar dos filhos, né?
DICA EXCLUSIVA: em último caso, experimente montar um canal sobre maternidade no YouTube!

Por último, mas não menos importante, trago até você a possibilidade de se tornar uma mamãe influenciadora digital, que tal? Muita gente investe seu precioso tempo no universo digital, atualmente, e para as mamães isso é ainda mais promissor.
Primeiro porque existe uma legião de outras mães em busca de dicas úteis. E outra, você concilia perfeitamente a rotina com essa nova “profissão” que influencia multidões todos os dias. Anote aí os nichos mais promissores:
- Moda e estilo infantil.
- Questões associadas ao desenvolvimento infantil.
- Dicas de organização e sugestões de decoração.
- Rotinas de maternidade fitness.
- Maternidade natural e consciente.
- Dicas para inspirar o empreendedorismo materno em outras pessoas.
Ideias de negócios para mães empreendedoras que abrem as portas
Para você que é uma pessoa determinada e que sabe como empreender com filhos pequenos, as ideias foram boas? Eu procurei trazer até você o máximo de detalhes e oportunidades possíveis dentro de cada sugestão.
A partir de agora você compreende melhor como ingressar em uma nova jornada e buscar seu reconhecimento tão merecido. Use e abuse das ideias de negócios para mães empreendedoras. Eu fico aqui torcendo por você, boa sorte na caminhada.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a levar o conteúdo mais longe, compartilhe, até a próxima!