Como fazer salgados congelados para vender: Veja a receita e dicas úteis

Publicado por Lidia Massari em 11 de maio de 2022

Aprender como fazer salgados congelados para vender é a estratégia mais lucrativa, já que atende um público que ama salgado, mas que não tem tempo de fazer.

Embora pareça algo complexo, confesso que não há muitos segredos. Na realidade, o sucesso da venda de salgados está na qualidade do produto, na divulgação certeira e resiliência do negócio.

Dessa forma, montei um guia recheado de dicas campeãs e macetes que você só encontra aqui. O que acha de conferirmos juntos? Vamos lá!

Como fazer salgados congelados para vender: 4 passos para fazer corretamente

como fazer salgados congelados para vender

Coxinha ou rissoles, empada ou enroladinho de queijo, o brasileiro aperfeiçoou as receitas dessa iguaria encontrada em todo lugar. Seja naquela padaria refinada da cidade ou no mercadinho da vila, o salgadinho está presente.

É justamente dessa difusão nacional que nascem novos comércios todos os dias e pessoas que procuram vender salgados na rua. Porém, gosto de pensar que não basta apenas fazer e sair vendendo. Isso porque é preciso planejamento e conhecimento!

1. Massa base para 6 diferentes salgados congelados (para fritar)

Geralmente a vontade de fazer as coisas diferentes do concorrente pode levar a situações desfavoráveis. A primeira delas é acreditar que é necessário fazer um tipo de massa para cada salgado, mas não.

Eventualmente, ao se especializar é ideal personalizar cada salgado. Porém, num primeiro momento, a melhor estratégia é manter simples e saboroso.

Falamos de uma massa leve, macia e saborosa, onde você trocará apenas recheio e formato do salgado. Afinal, economia no preparo do salgado reflete margem de lucratividade mais favorável, não é mesmo?

Ingredientes da massa base

  • 550g de farinha de trigo sem fermento;
  • 80g de margarina com 80% de lipídios;
  • 1 cubo de caldo de frango (funciona como tempero);
  • 1 colher (chá) de tempero completo;
  • 500ml de água;
  • 500ml de leite.

O preparo é simples, basta misturar água, leite, margarina, cubo de caldo e o tempero completo numa panela. Em seguida, leve ao fogo e quando levantar fervura é só acrescentar toda a farinha.

Agora, mexa sem parar, desgrudando do fundo. Nesse momento você pode pensar: “deu errado essa massa, a consistência está estranha”. Não se preocupe, é assim mesmo, basta mexer até desgrudar completamente da panela.

A consistência final fica parecida com “purê de batata” e é assim mesmo. Depois, transfira para uma bancada untada, aguarde esfriar e dê uma leve sovada até ficar lisa e parar de grudar na mão. Confira esse vídeo para anotar todos os detalhes:

Quais salgados dá para fazer com essa massa?

Costumo dizer que não há limites e sua imaginação é a bússola nesse momento. Entretanto, se quiser padronizar os salgados é interessante modelar nos formatos tradicionais, como:

  1. Enroladinho de salsicha.
  2. Coxinha.
  3. “Quibe” com recheio de carne (modele a massa no formato ideal).
  4. Bolinha de queijo.
  5. Pastel de lanchonete.
  6. Rissoles

DICA EXTRA: Massa base para 10 diferentes salgados congelados (para assar)

Ingredientes da massa

  • 500ml de leite morno;
  • 130g de margarina derretida com 80% de lipídios;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1kg de farinha de trigo sem fermento;
  • 20g de fermento biológico seco.

A grande diferença dessa massa é que não vai ao fogo. Dessa forma, numa tigela grande você colocará leite, margarina, ovos, sal e açúcar, misture até ficar homogêneo.

Em seguida, junte o fermento, misture e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos. O pulo do gato é misturar sem parar sempre que incorporar mais farinha. Quando ganhar consistência, transfira para uma bancada untada.

Por fim, sove até ficar lisa, faça uma bolinha e reserve por alguns minutos para fermentar. Você sabe que fermentou quando a massa dobra de tamanho. Agora é só escolher o salgado e modelar, veja o que dá para fazer:

  1. Trouxinha recheada.
  2. Esfirra com recheios maravilhosos.
  3. “Croissant” assado e recheado.
  4. Enroladinho tradicional assado com presunto e queijo.
  5. Enroladinho em tiras com calabresa.
  6. Bauru recheado.
  7. Pãozinho recheado.
  8. Rissoles de presunto e queijo.
  9. Salgado assado no formato de pão francês com um corte em cima.
  10. Esfirra aberta.

2. Prepare os melhores recheios para salgados

O que seria do salgado se não fosse aquele recheio úmido, cremoso e com sabor de quero mais, concorda?

E quando falamos em salgadinhos tradicionais, não há muito segredo. Isso porque a coxinha leva frango, o rissole normalmente é de presunto, queijo e orégano, enquanto o Bauru é essencialmente com presunto e tomate.

Por outro lado, o mercado está bastante saturado com os recheios tradicionais. Isso não quer dizer que você não precisa ter isso no cardápio, mas o ideal é variar com receitas como:

  • Bolinho de carne seca com abóbora.
  • Pastel assado com catupiry e calabresa.
  • Enroladinho cremoso de peito de peru + tomate + queijo prato.
  • Mini hambúrguer assado com orégano e queijo parmesão.
  • Salgadinho joelho assado de presunto e queijo.

Separei uma receita completa de recheio para você incorporar no menu de salgados congelados.

Sugestão de recheio de palmito

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ cebola pequena picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 270g de palmito
  • 1 tomate sem pele
  • 2 colheres (sopa) de azeitona em rodelas
  • Sal e pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto

Refogue os ingredientes numa panela até dourar, junte o palmito em cubos pequenos e deixe apurar. Finalize com o cheiro-verde picadinho e está pronto. O interessante é deixar esse recheio enxuto para rechear seus salgados.

3. A padronização do salgado simboliza profissionalismo

fazer salgados congelados para vender

Uma coisa que as pessoas me perguntam muito é qual a proporção e tamanho dos salgados. E uma resposta que tenho pronta é “depende”. Depende da região, da receita e tipo de salgado, do custo dos ingredientes e estratégia comercial.

Por exemplo, para fazer salgados menores, procure utilizar o padrão de 25g de massa por salgado. Com essa proporção você preenche uma forma tradicional de salgados.

Em contrapartida, você também pode vender salgados congelados de sua casa. Nesse contexto, é possível aumentar o tamanho do produto, a fim de entregar um salgado mais robusto e tradicional. Veja um comparativo para guiar sua produção:

  • Salgado tipo festa: esse é aquele “mini salgado” e o peso ideal é de 15g de massa e 10g de recheio.
  • Salgado utilizado na nossa receita: esse salgado é maior e forma bandejas incríveis, o peso é de 25g de massa e 10g a 15g de recheio.
  • Tamanho comercial de salgado: o salgado de tamanho tradicional costuma ter 90g de massa e 40g de recheio.

4. Como congelar e embalar salgados para venda?

Antes de pensar na embalagem para seus salgados congelados é fundamental empanar, especialmente se for frito. Sendo assim, coloque uma bacia de água em temperatura ambiente e uma tigela com farinha de rosca.

Em seguida, passe os salgados na água e empane na farinha de rosca até ficar uniforme. Agora sim, você preparou a massa, escolheu o recheio e empanou tudo como deveria, o que fazer em seguida?

Simples, pegue uma bandeja própria para congelar e espalhe os salgados sem empilhar um sobre o outro. Feche com um saco plástico adequado e leve ao congelador até endurecer.

Depois disso, você pode separar por tipo de salgado, distribuir em embalagens próprias, vedar e etiquetar. É fundamental colocar etiquetas personalizadas com informações referentes à validade, fabricação, dicas de consumo e contato.

Uma dica valiosa pode ser planejar montar combos de salgados. Com isso você agrega valor, diferencia seu produto e atende uma gama maior de clientes.

DICA EXTRA: pode congelar a massa de salgado assado para vender?

Sim, é possível congelar aquele belo salgado assado, mas tem um truque para conservar adequadamente.

Ao invés de sovar a massa e deixar descansar, procure modelar e rechear o salgado com rapidez. É muito importante que a massa não desenvolva o fermento por completo.

Como resultado, isso garante que o salgado seja assado à perfeição, que o recheio permaneça conservado e o cliente saia satisfeito.  Para compreender melhor essa questão do congelamento desse tipo de salgado, basta acompanhar o vídeo abaixo:

Fazer e vender salgados congelados é altamente lucrativo

Já imaginou você chegar a pensar em como montar uma pequena fábrica de salgados, já que sua venda está “bombando”? Vender salgado caseiro é muito lucrativo e o melhor de tudo é que a concorrência não é tão grande.

Conheço pessoas que já faturaram cerca de R$5.000,00 ao mês apenas vendendo salgado congelado.

Uma última dica é trabalhar com encomendas. Assim, você controla seu negócio por completo e consegue estipular uma margem de lucro elevada. E então, deu para aprender como fazer salgados congelados para vender?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

2 comentários

Deixe o seu comentário