Recauchutadora de pneus: Como trabalhar com recapagem de pneus?

Publicado por José Neto em 22 de julho de 2016

E aí meu amigo empreendedor, está pensando em montar uma empresa recauchutadora de pneus? Talvez esse possa ser um bom negócio para você iniciar atualmente!

A recauchutagem ou recapagem, como também é conhecida no mercado, é uma técnica que consiste em recuperar pneus usados e colocar uma nova banda de rodagem neles. Assim é possível utilizar este pneu por mais tempo, ao invés de descarta-lo.

Portanto é um tipo de serviço que consegue gerar uma grande economia na matéria prima para produção de novos pneus (que no caso é o petróleo) e além disso diminui o descarte incorreto de pneus no meio ambiente.

Ao decorrer desse artigo você vai entender como montar uma recauchutadora de pneus, como funciona esse tipo de negócio e terá várias dicas legais para iniciar no ramo. Acredito que todo o conteúdo terá grande utilidade para que você possa iniciar o seu novo empreendimento!

1. Entenda como é feita a recauchutagem de pneus


Antes de partir para a parte de montagem efetiva da empresa de recapagem, você precisará ter uma noção de como funciona esse negócio, passando pelos processo de trabalho com o pneu até ele ficar totalmente pronto para voltar aos veículos.

Porém é importante ressaltar desde já que os pneus de veículos pequenos só podem ser recauchutados 1 vez, já os pneus de veículos grandes podem ser recapados até 2 vezes. Essas são normas de segurança que as empresas recauchutadoras de pneus devem cumprir.

Assim que o pneu chega na empresa, ele vai para uma maquina onde é feita a limpeza básica. Em seguida ele passa por uma processo de analise para saber se o pneu tem condições de ser reformado ou se será descartado para uma empresa de reciclagem de pneus. Caso seja aprovado, o pneu irá para uma maquina de raspagem, onde será retirada toda a borracha restante da banda de rodagem antiga.

A próxima etapa é a escareação do pneu, onde serão corrigidos alguns detalhes e já em seguida será aplicada a cola. Uma das etapas finais é a roletagem, onde será colada a nova banda de rodagem no pneu, porém é preciso ter conhecimento para aplica-la, já que é preciso remover todo o ar existente entre o pneu e a banda.

Após a aplicação da nova banda de rodagem, o pneu passa pelo nivelamento e em seguida será colocado na Autoclave (um sistema a frio) por cerca de 3 horas a 112ºc. Após este processo o pneu descansa pelo menos 48 horas.

Leia também: Como montar uma loja de pneus

2. Local para montar uma recauchutadora de pneus


Assim que você decidir que irá mesmo abrir uma recauchutadora de pneus, deverá começar buscar um local onde possa instalar sua empresa e dar inicio às atividades. Na média, em um espaço medindo cerca de 300 m² já da para montar uma pequena recapadora de pneus, então é possível começar em um espaço desse tamanho e aumentar depois, se haver a necessidade de expansão para dar conta da demanda no mercado.

O importante na escolha do seu local de funcionamento é estar posicionado em uma área de fácil circulação de veículos e onde possa receber e distribuir os pneus facilmente.

Com base nisso, é comum que muitas recauchutadoras sejam montadas em áreas próximo a borracharias, oficinas mecânicas ou em áreas mais industriais da cidade, como aqueles bairros onde se concentram a maioria das fábricas.

A beira de uma rodovia também pode ser um bom local para montagem da sua empresa, seja na entrada ou na saída da cidade, onde possa ter um espaço apropriado para lidar com os serviços de recapagem.

3. Máquinas e equipamentos para recauchutagem de pneus


A maior parte do investimento para abertura do seu negócio de recauchutagem de pneus ficará por conta da compra de máquinas e equipamentos diversos (e não serão poucos).

Veja alguns dos principais equipamentos para recapagem de pneus:

  • Máquina de exame de pneus;
  • Máquina de limpeza;
  • Roletadeira;
  • Autoclave para 10 pneus;
  • Máquina para raspar pneus;
  • Máquina envelopadeira;
  • Extrusora;
  • Compressores de ar;
  • Máquina para vulcanização de pneus;
  • E outras mais.

Aqui abaixo eu irei colocar uma lista de vários equipamentos que costumam ser usados em empresas de recauchutagem de pneus.

Na verdade estes são os equipamentos que um empresário estava vendendo a um tempo atrás, mas eu decidi compartilhar aqui a lista completa apenas para você ter uma noção dos itens que serão necessário para ter uma recauchutadora completa:

lista de maquinas e equipamentos para recauchutadora de pneus
Várias máquinas e equipamentos necessários para trabalhar com recauchutagem de pneus!

4. Faça a legalização e contrate funcionários


Tendo um espaço apropriado e os equipamentos para trabalho, a próxima etapa é pensar na parte de abertura e funcionamento desse novo negócio.

Então comece procurando um contador para lhe auxiliar no processo de abertura legal da sua empresa. Que irá incluir a obtenção do CNPJ, licença da prefeitura para atuação, alvará do corpo de bombeiros e outros processos necessários para ter o negócio legalizado.

Se você for montar um negócio pequeno, acredito que cerca de 3 a 5 funcionários darão conta dos serviços diários, porém de acordo o negócio for crescendo será necessário contratar mais pessoas.

5. Investimento para montar uma empresa de recapagem de pneus


O investimento para montar uma recauchutadora de pneus é variável, mas não espere gastar menos de R$ 300 mil Reais para ter seu negócio em funcionamento. Se for investir em equipamentos novos e de última linha tecnológica, certamente o investimento inicial vai ficar na faixa de R$ 1 milhão de Reais para ter uma recauchutadora bem estruturada.

Porém mais uma vez eu deixo claro que se trata de algo que varia bastante. Afinal dá para iniciar de forma mais simples com um valor menor.

6. Clientes de uma recauchutadora de pneus


Quem trabalha com recauchutagem de pneus poderá vender seus produtos ou prestar serviços para vários tipos de clientes. Portanto na maioria dos casos você irá adquirir pneus usados que foram substituídos no momento da troca e levará para sua empresa para serem recauchutados e voltados para o mercado.

Então aí está a importância de buscar parcerias junto a borracharias, oficinas e lojas de pneus em geral. Porque você consegue comprar os pneus usados, faz o trabalho de recauchutagem e vende novamente para lojas revendedoras de pneus, borracharias ou para os proprietários de veículos.

A verdade é que os pneus recauchutados vem tendo uma boa procura no mercado atualmente, pois são mais baratos (chegando a custar 40% a menos que pneus novos) e conseguem atender as necessidades das pessoas que desejam comprar pneus pagando menos.

No caso da sua empresa, você poderá comprar os pneus usados para recauchutar e vender no mercado para clientes diversos que irão revender estes pneus. Também é possível prestar serviços de recapagem para empresas de ônibus, por exemplo, caminhoneiros e outros que desejam reutilizar seus pneus usados.

Em muitos casos quem opta por abrir uma recauchutadora, também costuma montar uma lojinha para venda dos pneus, assim é possível unir o útil ao agradável e ganhar dinheiro também com a venda dos seus produtos.

Leia também: Como montar uma oficina de funilaria

recauchutadora de pneus

Vale a pena montar uma empresa de recauchutagem de pneus?


Até aqui eu procurei lhe mostrar os principais detalhes de como iniciar uma empresa recauchutadora de pneus, mas será que compensa mesmo investir nesse tipo de negócio hoje em dia?

Se essa é a sua dúvida, saiba que de um modo geral esse é um negócio que vale a pena sim, pois é um mercado crescente e pode ser bastante lucrativo, mesmo já existindo uma concorrência acirrada entre grandes empresas e sendo algo que exige um alto investimento inicial.

De todo modo, a recauchutagem de pneus é um negócio super interessante e que pode se encaixar perfeitamente ao seu perfil de empreendedor. O que você deve fazer agora é buscar maiores informações e realizar uma pesquisa de mercado para avaliar melhor tudo isso.

Eu só espero que todas as dicas tenham lhe ajudado de alguma forma e que possam ter lhe motivado ainda mais a começar empreender por conta própria. Se você tiver persistência e focar em um serviço de qualidade, com certeza os resultados serão positivos em sua recauchutadora de pneus!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário