Quero vender pela internet – Como faço?

Eu quero vender pela internet, mas não sei por onde começar. Como faço?

Essa foi uma das perguntas feitas pelos participantes de uma palestra sobre vendas, ministrada pelo SEBRAE, que aconteceu alguns meses atrás aqui na minha cidade e eu tive o prazer de participar.

Sinceramente, eu não lembro o nome do palestrante, mas recordo muito bem de 5 tópicos que ele abordou para responder esse participante que desejava vender pela internet mas não sabia que rumo tomar.

1 – Tenha um produto em mãos

Eu quero vender pela internet, sonho em montar o meu negócio online, mas se eu não tiver um produto em mãos esse negócio dificilmente irá se concretizar.

Então, para começar vender pela internet o ideal é já ter um produto próprio para trabalhar com ele, mas se ainda não tem, eu recomendo que faça uma pesquisa de mercado e avalie o que é procurado na internet e o que você tem condições de vender.

Simplesmente, não meta a cara vendendo qualquer coisa sem saber se essa é uma boa área ou se está apenas perdendo tempo, pois correrá o risco de fazer um alto investimento sem obter nenhum retorno. Então, pense primeiro no produto que irá vender, para depois passar para os próximos passos.

quero vender pela internet

2 – Crie sua área de vendas

Eu quero vender pela internet, mas não tenho um site.

Essa é outra coisa fundamental para quem deseja começar trabalhar com vendas na internet.

Você pode muito bem vender produtos sem ter um site próprio, como é o caso do Mercado Livre onde poderá fazer isso, mas se deseja atingir um publico certeiro e ganhar credibilidade no mercado, terá que criar sua própria loja virtual.

Criar uma loja virtual hoje em dia não é nenhum bicho de sete cabeças e as opções são muitas para quem quer entrar no comercio online. Ela é importante, porque você terá um espaço só seu para vender seus produtos, atrair os clientes, cativa-los naquele ambiente e não dependerá de outras empresas para realizar seu trabalho.

Leia também: Como fazer uma loja virtual

3 – Atraia clientes para sua loja

Até agora você aprendeu o que precisará para montar sua estrutura e começar o trabalho, mas para vender pela internet é preciso atrair clientes como qualquer outro negócio, afinal, o sucesso da sua loja dependerá deles.

Então, procure meios para chegar ao seu publico alvo e atrai-los diretamente para sua loja. Uma boa opção é criar campanhas publicitárias na internet e direciona-las para uma grande massa de internautas.

Lojas como o Ponto Frio, Americanas, Netshoes e muitas outras espalhadas pela internet, conseguem obter sucesso porque investem nos mais diversos tipos de publicidade e formas para atrair o publico alvo, então se você quer vender bem na internet, terá que fazer o mesmo.

4 – Ofereça vantagens e fidelizecomo faço para vender na internet

Eu quero vender pela internet e sei que você também quer, mas a verdade é que não precisamos vender só uma vez. É preciso vender a primeira vez e fazer com que aquele cliente volte mais vezes e compre.

Portanto, é necessário oferecer vantagens para que ele volte e tentar fideliza-lo através de algum meio para que não abandone a sua loja.

Uma boa ideia é oferecer descontos, fazer promoções online, dar algum brinde extra, oferecer algum serviço extra como o frete grátis e focar em meios para fideliza-los, como as redes sociais e a assinatura por e-mail.

5 – Quero vender pela internet

Para concluir a resposta a aquela duvida do participante que citei lá no inicio desse artigo, o palestrante citou exatamente esse tópico. Que vender na internet é um negócio comum.

Essa é a grande verdade, porque muitas pessoas que pretendem iniciar nesse ramo acabam achando que estará entrando em um novo tipo de negócio, onde não precisará trabalhar e que o dinheiro irá chegar naturalmente a suas mãos.

Esse simples pensamento faz com que muitos fracassem em seus negócios na internet, porque como pode ver até aqui, é preciso estudar um produto ou área de atuação, criar seu espaço de trabalho, atrair clientes novos, tentar mantê-los na empresa e trabalhar todos os dias como um negócio comum.

Espero tenha gostado do artigo de hoje e até o próximo.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. diz

    Vender hoje pela internet é algo super interessante, pois é fácil e rápido de se ter um negocio de sucesso, além de ser baixo custo!
    É muito simples criar uma loja virtual na web, e produtos para vender é outra coisa que também é bem simples. Depois é só divulgar e faturar! :)

    Excelente artigo!

    • diz

      Realmente Gustavo, as vendas pela internet estão crescendo cada dia mais e esse mercado se tornou muito importante para quem deseja expor e vender seus próprios produtos ou mesmo produtos de outras pessoas.

      Fico feliz que tenha gostado do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>