Quero ter meu próprio negócio: E agora?

Eu quero ter meu próprio negócio um dia, mas sei que esse não é o momento certo, tanto que já falei disso em um artigo onde falo por que não tenho uma empresa ainda.

Para mim pode não ser o momento certo mas talvez para você seja o momento exato e se estava procurando algumas dicas para montar seu próprio negócio, nesse artigo eu pretendo abordar o assunto e lhe ajudar nesse processo não tão simples como muitos pensam.

TENHA UMA ESTRUTURA

Se você quer montar um negócio, então procure conhece-lo o máximo possível e dominar realmente essa área. Procure ter um relacionamento maior com a sua área de atuação e torne-se um Expert no assunto.

O conhecimento é a estrutura inicial que lhe ajudará a ter o seu próprio negócio.

quero montar um negócio próprio

CORRA ATRAS DO SONHO

Ficar parado de braços cruzados e esperando sua empresa cair do céu é um erro comum que muitas pessoas cometem.

Eu também quero ter meu próprio negócio um dia, mas se você quer ter agora, então comece a planejar desde já.

Faça pesquisas, estude sua área de atuação, corra atras de crédito ou de investidores e comece a montar o seu plano de negócios.

Essas são as primeiras ações de quem deseja ter um negócio próprio para trabalhar.

ESTEJA PREPARADO PROFISSIONALMENTE

Se você ficar aí só querendo montar uma empresa e preparando apenas o seu lado pessoal para essa empreitada, pode ser que a sua empresa não se dê tão bem no mercado como você espera.

Para montar um negócio de sucesso é preciso ter competência pessoal e profissional para enfrentar as barreiras que irá encontrar pelo caminho, pois um empresário é um agente de ação e se preparar profissionalmente é uma necessidade para sair na frente dos concorrentes.

Faça cursos, converse com outros administradores e ganhe conhecimento atuando em outras empresas, essas são formas simples de se preparar.

COMECE PELO COMEÇO

Assim como eu quero ter meu próprio negócio, você também quer, e iniciar com o pé direito é mais que obrigação para os novatos no mundo do empreendedorismo.

Assim como eu destaquei no artigo Montar um negócio de sucesso em 6 dicas, começar pelo processo básico e não pular nenhuma etapa é o modo certo de abrir sua primeira empresa.

Veja abaixo alguns pontos inevitáveis para ter seu próprio negócio:

  • Pesquisa de mercado – Essa é a etapa inicial do processo, onde você deverá pesquisar na sua localidade se a sua ideia será bem vinda ou não e se tudo se encaixa nas necessidade das pessoas e no seu orçamento.
  • Plano de negócios – Consiste em colocar a sua empresa no papel. Você deverá anotar tudo o que precisará e o que já tem em mão para montar sua empresa. Recomendo que leia o artigo: O que é um plano de negócios na empresa.
  • Ponto comercial – Esse é aquele momento em que você deverá escolher o local ideal para montar sua empresa. No artigo como escolher o ponto comercial, eu dei algumas dicas simples para escolher o local certo.
  • Registro da empresa – O momento de registrar sua empresa é talvez o mais trabalhoso mas tudo isso é necessário para poder comercializar e comprar produtos sem nenhuma complicação.
  • Escolha dos fornecedores – Saber escolher quem irá lhe fornecer as suas mercadorias é um trabalho a parte que terá, então pesquise pelos preços mais baixos e pelas melhores ofertas.
  • Contratar funcionários – Certamente você sozinho não dará conta de trabalhar em sua empresa, então terá que contratar colaboradores e para isso é preciso fazer uma seleção de pessoas e escolher os melhores para seu negócio.

NÃO PARE DE TRABALHAR

Acredito que em algum momento você já pensou: ” Eu quero ter meu próprio negócio e ficar sossegado”, mas a verdade é que a vida de um empreendedor é cheia de mitos e trabalhar pouco é um deles.

Se você quer desenvolver uma empresa e vê-la sempre no topo do ranking, é preciso se empenhar ao máximo e trabalhar cada dia mais.

O sucesso só vem com o trabalho, então foque nisso e não dê tempo para as barreiras que encontrar pelo caminho.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>