Peixaria delivery é a nova forma de vender peixes

Publicado por José Neto em 16 de dezembro de 2015

Já pensou na possibilidade de montar uma peixaria delivery em sua cidade? Essa é uma novidade que vem se destacando em alguns lugares e pode ser uma boa ideia de negócio.

Eu já mostrei aqui anteriormente como montar uma peixaria, de modo tradicional. Mas além desse formato de estabelecimento é possível ir além e ao invés de esperar os clientes virem até a peixaria realizar suas compras, você poderá oferecer o serviço delivery e se diferenciar da concorrência.

Então se você gostaria de trabalhar no ramo e quer saber mais detalhes sobre a venda de peixes delivery, recomendo que continue lendo e confira todas as dicas que eu preparei aqui hoje.

Ao final você terá uma noção básica de como iniciar sua nova peixaria focando na entrega de peixes a domicílio.

Como funciona uma peixaria delivery?


peixaria delivery

Basicamente esse negócio funciona como qualquer outra empresa que ofereça o serviço delivery, como uma pizzaria, um restaurante e até mesmo uma lanchonete.

Só que nesse caso você irá entregar peixes frescos para serem preparados ou congelados, diretamente na residência dos seus clientes. Geralmente os peixes vão em recipientes apropriados para transporte e chegam em perfeitas condições na casa dos seus clientes.

Esse é um modelo de negócio que tem conquistado muitos clientes, afinal as pessoas vivem em uma constante correria, sem tempo para ir ao mercado ou a uma peixaria realizar suas compras pessoalmente. Então o serviço delivery acaba sendo uma excelente solução.

Para realizar os pedidos, as pessoas podem ligar ou fazer tudo através de um site próprio criado pela sua peixaria. Com o sucesso das redes sociais, da para receber pedidos também através do Facebook e do WhatsApp, basta estar conectado frequentemente para divulgar e atender os interessados.

Peixes para vender em uma peixaria delivery


Quanto maior for a variedade de peixes disponíveis para venda, mais os clientes tendem a procurar sua peixaria delivery, então o ideal é trabalhar com diversas opções.

Veja alguns tipos de peixes para peixaria delivery:

  • Traíra;
  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Pintado;
  • Linguado;
  • Dourado;
  • Cascudo limpo;
  • Bacalhau;
  • Atum;
  • Lula;
  • Camarão;
  • E muito mais.

Vale lembrar que é possível entregar apenas o filé dos peixes ou o peixe limpo, portanto dê estas opções para que os clientes possam escolher.

Se você quer montar uma peixaria de sucesso aliada ao serviço delivery, uma das dicas é sempre trabalhar com a venda de peixes frescos, de ótima qualidade.

Justamente por isso muitos empreendedores no ramo realizam compras todos os dias para ter sempre produtos de qualidade disponíveis. Caso isso não seja possível, procure manter os peixes congelados e cuide do seu ambiente interno para conservar por mais tempo.

Para ter peixes de qualidade na sua peixaria, você precisará firmar ainda parcerias com fornecedores. Então poderá ser pescadores de sua região, fornecedores que atendem outras peixarias e há também a possibilidade de comprar diretamente na central de distribuição de sua cidade, que é onde costuma reunir muitos distribuidores dos mais diversos produtos, inclusive de peixes.

Como montar uma peixaria delivery?


Para montar uma peixaria delivery você precisa de um espaço com cerca de 50 m², em média, onde irá armazenar os peixes e funcionar o negócio.

Dessa forma, é interessante buscar um ponto de instalação em um local bem visível de sua cidade, podendo ser em um bairro próximo ao centro, em uma avenida movimentada ou algo do tipo. Próximo a sacolões, supermercados e açougues pode ser um bom local para funcionamento.

No caso de uma peixaria delivery, a contratação de colaboradores será um dos detalhes para se planejar desde o inicio.

Afinal você precisará de pelo menos 1 entregador, uma pessoa responsável pelo preparo dos pedidos e alguém para realizar os atendimentos via telefone ou internet e ainda realizar a divulgação online.

Então em média será preciso contar com 3 pessoas na sua peixaria e dependendo da demanda existente poderá precisar de mais uma pessoa para os serviços diversos.

Investimento para um delivery de peixes


A maior parte do seu investimento vai ficar por conta da estrutura interna da peixaria, já que precisará comprar itens como câmaras frias, freezers, um balcão, investirá na organização interna do estabelecimento e outros mais.

Precisará comprar pelo menos uma motocicleta com baú térmico para transporte rápido dos peixes e terá outros custos com a compra do seu estoque de peixes, legalização do negócio, contratação de pessoas e vários outros detalhes.

Em média eu acredito que você precisará investir algo em torno de R$ 35 a R$ 60 mil Reais para abrir uma peixaria delivery com uma estrutura de médio porte.

Anote também nesse investimento inicial o valor que você irá investir na criação do site da sua peixaria. Pois essa será uma ferramenta de divulgação online muito importante para atingir ainda mais clientes e tornar seu serviço delivery bastante popular.

entrega de peixes a domicílio

Serviço de assinatura mensal de peixes


Uma outra possibilidade que se encaixa perfeitamente a este mercado é a assinatura mensal de peixes, onde o cliente recebe em casa uma vez por mês um kit com peixes do mês.

Juntamente com os peixes as empresas costumam entregar também alguns folhetos com receitas para preparo daqueles produtos. Então é algo diferenciado, mas que está bastante em alta e inclusive existem empresas que trabalham apenas dessa forma.

O interessante é que dá para ter uma grande quantidade de assinantes em sua cidade, que vão receber peixes mensalmente e você não precisará investir em uma estrutura muito ampla, sem a necessidade de estar em um local de grande movimento em sua cidade, já que as vendas acontecerão no formato de assinatura.

Vender peixe de porta em porta dá dinheiro?


Essa é outra possibilidade de venda que você pode usar para trabalhar. Já que é comum algumas pessoas colocaram peixes em caixas de isopor e sair com um carro nos bairros vendendo. Então é outra forma de trabalhar sem ter um ponto fixo.

No geral, vender peixe de porta em porta dá dinheiro sim! Pois é um modelo de negócio onde você tem um custo de iniciação e manutenção muito baixo, o que possibilita vender peixes mais baratos e conquistar assim uma clientela fiel.

Portanto, avalie também essa possibilidade, caso você não queira montar uma peixaria delivery com estrutura fixa.

Peixaria delivery vale a pena?


Essa é uma ideia bastante inovadora para implementar não só em um novo negócio, mas também em peixarias já tradicionais que estão no mercado a bastante tempo e querem se destacar.

Portanto eu acredito fortemente que vale a pena sim investir no serviço de peixaria delivery atualmente, até porque esse tipo de diferencial está sendo cada vez mais requisitado pelas pessoas.

Enfim, nesse artigo de hoje eu quis apenas lhe mostrar um pouco mais desse novo mercado de venda de peixes que está crescendo no Brasil através da entrega em domicílio, algo que facilita a vida dos clientes e da possibilidade de crescimento para seu negócio.

Espero que tenha gostado das dicas, que tenha servido de inspiração e recomendo que veja também o artigo com ideias de nomes para peixarias que postamos aqui. Porque vai lhe ajudar a encontrar um nome legal para seu negócio.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

9 comentários

  • josenildo ferreira

    posso abrir uma peixaria delivery so com peixes congelados?

    • A

      Sim, você pode iniciar nesse ramo dessa forma. Inclusive muitas peixarias trabalham justamente assim, apenas com congelados.

  • João Brisotti

    Moro em S.Paulo,zona sul e quero montar uma peixaria…Tenho salão próprio,medindo 3,00 x 20,00 com 4 metros de altura,sendo que aos fundos,tenho uma piscina de 7,50×3,50×1,20×1,60 que representa,mais ou menos 38.000 litros de água.
    Quero usar essa piscina para peixes de grande porte e aproveitar o salão,distribuindo peixes menores em caixas d’agua,ou seja,cada caixa de 500 litros de água,teria uma espécie de peixe.
    Quero vender no local e também fazer delivery,ou seja,fornecerei o peixe fresco e limpo.

    ISSO DARIA CERTO ? HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO ? ESTOU FORA DA REALIDADE ? É VIÁVEL ?

  • Ana Silvia dos Santos Pereira

    Bom gostei muito do texto me ajudou entender um pouco mais do quero fazer.Ainda não trabalho no ramos ,mais tenho interesse,moro numa cidade de aproximadamente 30 mil habitantes,gostaria de iniciar com esse investimento,aqui também é uma cidade pesqueira.gostaria de trocar experiencias com quem já e do ramo.

  • lucio oliveira

    LUCIO, moro numa região do brasil O AMAZONAS a que temos pra mais de 10 mil espece de peixes da agua doce. ja trabalho com peixes fresco a qui os peixes chegam com poucas horas de pescado gostaria muito de trocar informações com alguém que já atua no mercado, se for possível segue meu email e.
    email: [email protected]
    .

  • Osnildo Alberto Schultz

    Sim, postagem muito bem feita, porém as vendas são com intensidade muito grande neste momento próximo do verão. Aqui as encomendas são fortes, o atrativo Delivery e a entrega pelo próprio dono do negócio. Vivo próximo de praias aqui em Santa Catarina e a demanda é enorme na solicitação de pescados, camarão e até congelados que não precisa nem sair de casa para venda, após seu negócio andar a procura pelo produto é gigantesca. Compromisso com o cliente e o produto fresco é o atrativo do negócio quando da entrega. É serviço de segunda a segunda…

  • Paulo César Ribeiro

    E tudo que tenho em mente, sem tirar nem por eu inclusive havia pedido informações ao SEBRAE sobre a ideia, quando achei essa matéria, se puderem enviar para meu Imail ficaria grato

  • Tal idéia pode ser aplicada para vários tipos de negócios, inclusive padarias com entregas diarias (ideal para regiões rurais)
    O texto só pecou ao num ponto, o fato é que não precisa comprar motocicletas, nem contratar entregadores, o modelo pode ser copiado das pizzarias que contratam motoboys autonomos com CNPJ MEI e ganham uma taxa fixa por entrega (cada bairro tem um valor), a pizzaria só teria de comprar o suporte termico para acoplar na moto, pode ser o mesmo usado por pizzarias. Contratando autonomos se diminui o custo inicial em estrutura e contratações, depois de testar o modelo de negócios e o mercado, então sim fazer investimentos mais robustos.

    • Bom dia Renato;
      Gostaria primeiramente de agradecer seu acréscimo, vi que tem uma ótima visão. Moro em uma cidade com 120 mil habitantes e estou a procura de alguma ideia para aplicar. Você trabalha com peixaria também ? Se sim, gostaria muito de trocar informações com alguém que já atua no mercado, se for possível segue meu email e Whatsapp para contato, ficarei muito grata!
      Abraços
      Kamila
      email: [email protected]
      fonezap: 031 9 8604-5493

Deixe o seu comentário