O que eu preciso para abrir uma empresa

Com o mercado de novas empresas cada vez mais aquecido, é natural milhares de Brasileiros e outros cidadãos do mundo se questionarem “afinal, o que eu preciso para abrir uma empresa?”

Normalmente a primeira resposta do seu amigo é “você precisa de dinheiro!”. De fato, para iniciar qualquer negócio hoje é preciso dinheiro, mas o objetivo deste artigo é mostrar que para abrir sua empresa você precisará de bem mais do que dinheiro. Muitas vezes você já tem uma fibra empreendedora que não sabe de onde vem, talvez de seus pais, ou de algum parente próximo. O grande lance é saber abrir uma empresa e conseguir seguindo com ela para o alto e além! Hoje vamos aprender a não ter medo de ser feliz, descobrindo alguns dos elementos básicos para que você consiga abrir sua empresa!

Uma Ideia

Quando estamos instigados a iniciar uma empresa, logo nos confrontamos com a situação de que podemos não ter uma ideia genial, uma ideia que irá mudar todo o mercado ou simplesmente reinventar a roda.

Calma, não é assim que as coisas funcionam. Uma ideia conta muito para o sucesso de uma empresa nos tempos atuais, mas nem sempre é preciso ter uma ideia inicial para poder dar os primeiros passos. Primordialmente aconselhamos que você pense bem, destaque os pontos que você acha mais importante no mercado atual e onde você poderia fazer algo que pudesse beneficiar os seus clientes e consumidores. A partir daí você poderá traçar uma estratégia ao fazer uma pesquisa de mercado, afim de saber quais são seus concorrentes, quais são os pontos fracos e fortes de cada um deles e como você pode se fortalecer a partir desses dados.

Leia também: Ideias para montar um negócio

o que eu preciso para abrir uma empresa

Dinheiro

Por vezes, é importante antes de arriscar dar os primeiros passos para abrir sua empresa, saber de quanto você precisará exatamente. Note que para cada segmento de mercado há uma demanda que você precisará suportar para que comece um projeto de empresa.

Portanto é preciso saber o quanto sua ideia necessitará para que assim você construía um projeto sério, com muitas chances de sucesso. O Dinheiro é apenas uma questão de medir a importância que você dará a sua empresa, falando do aspecto físico ou estrutural. Há negócios que você quase não precisa investir dinheiro, apenas manter um fluxo de caixa para que nada escorregue de suas mãos.

Inclusive um dos modelos de negócios mais atraentes para quem deseja ter e administrar um negócio são as franquias. Com pouco capital você poderá se tornar um franqueado e ganhar seu dinheiro administrando uma franquia, ou uma parte (sua parte) da empresa, mediante a alguns investimentos mensais. Mas esta é uma opção extra, pois o foco aqui é você abrir uma empresa e não comprar parte de uma.

Leia também: Franquias baratas 2013

Planejar cada passo que sua empresa possa dar no futuro

Com uma ideia na mente, dinheiro em mãos, agora é hora de planejar o que você vai querer que sua empresa se torne no futuro que pode ser medido em médio e em longo prazo. Entenda que para isso é preciso que você elabore um plano de negócios onde indicará cada detalhe da sua empresa nesse documento precioso.

Não se esqueça de que você precisa também se qualificar para exercer bem a função de administrador de uma empresa, onde brevemente precisará de funcionários ou de investir em máquinas para dar conta da produção que pode aumentar significativamente durante os anos.

Ser um empresário não é apenas ter um CNPJ. Ser um empresário significa carregar no seu peito toda sua empresa, é dedicar várias horas do seu dia (inclusive horas extras) para que consiga obter os lucros e objetivos traçados.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>