Montar um site de vendas

Veja como montar um site de vendas!

Todo pequeno empreendedor ou até mesmo quem nunca teve uma empresa deseja utilizar a internet para comercializar algum tipo de produto. Isso é algo que se tornou muito comum, independente se a pessoa é um especialista no ramo ou um iniciante sem muito conhecimento ainda no mercado virtual.

O que irei tentar passar aqui através desse artigo são algumas dicas interessantes que devem ser analisadas por quem está querendo montar um site de vendas na internet atualmente. Só lembrando que tudo aqui são apenas sugestões e cabe a cada pessoa analisar muito bem o que deseja fazer para criar seu próprio espaço de vendas online.

Como montar um site de vendas?


Naturalmente não é fácil criar um site de vendas, porque tudo exige conhecimento, trabalho e um bom investimento inicial para ter sua própria pagina na web. Portanto, se você não tem nenhum conhecimento relacionado a área de Webdesign ou programação, mas mesmo assim quer ter o seu site de vendas para trabalhar, saiba que o caminho mais certo para seguir é a contratação de serviços de um profissional ou de uma empresa do ramo.

O investimento para montar um site de vendas é algo muito variável hoje no mercado, mas falando de um modo geral, você irá gastar algo em torno de R$ 2 mil a R$ 5 mil Reais para criar uma loja virtual própria. Literalmente esse é um investimento um pouco grande para algumas pessoas, no entanto é importante relembrar que tudo pode ser recuperado muito rápido a partir do momento em que sua loja entra em funcionamento.

montar um site de vendas

Como montar um site de vendas grátis?


Que todo brasileiro adora coisas gratuitas você já deve saber e justamente por isso muitos procuram uma forma de montar um site de vendas grátis. Normalmente isso seria muito importante para quem está iniciando agora, já que minimizaria muitos gastos e um vasto trabalho no processo de criação.

Na internet existem muitos sistemas que oferecem a criação de sites grátis e até mesmo lojas virtuais para colocar seus produtos a venda, porém eles são muito limitados e não vale a pena focar nessas opções se desejar ter algo profissional. O que eu indico para quem está a procura de uma opção gratuita é o Projeto Primeiro E-commerce criado pelo Sebrae, porém para participar você já precisa ser um um micro ou pequeno empreendedor.

Dicas para criar um site de vendas online


A verdade é que muita gente deseja montar um site de vendas atualmente e por conta disso muitos sites são criados todos os dias, porém poucos deles conseguem se manter no mercado virtual e em muitos casos por conta de detalhes muito simples. Então selecionei algumas dicas que deverá seguir para criar um site bem estruturado:

  • Crie um site de fácil navegação – As pessoas irão conseguir comprar com uma maior frequência e entenderão o funcionamento do seu site se criar algo de fácil navegação. Tudo isso deve começar por um endereço fácil de lembrar e por uma estrutura onde as pessoas possam encontrar e comprar sem muita dificuldade.
  • Organize muito bem seus produtos – Organizar seus produtos por seções, fazer uma boa descrição de cada um, colocar imagens reais dos produtos e deixar tudo bem claro para seus clientes pode aumentar bastante a taxa de venda da sua loja virtual.
  • Invista na divulgação online – Não basta querer montar um site de vendas e achar que automaticamente ele vai efetuar inúmeras vendas para você. Ele deverá servir apenas como um ponto de encontro para seus clientes comprarem e para tanto é preciso fazer uma boa divulgação online, podendo ser em buscadores como o Google, publicidade no Facebook, comprar espaços em sites variados e muito mais.
  • Contrate um profissional de SEO – Quando alguém pesquisar na internet pelos produtos que você vende, seria importante que sua loja virtual aparecesse a frente dos seus concorrentes, então justamente por isso precisará contratar os serviços de um profissional em SEO. Lógico que isso não é obrigatório, mas pode trazer mais resultados.

como montar uma loja de vendas online

Como alugar um site de vendas na internet?


Outra opção interessante para quem está querendo montar seu primeiro site de vendas na internet pode ser o aluguel de uma loja virtual pronta. Nesse modelo de negócio é possível alugar uma loja já preparada para vender e pagar assim um valor mensal para a empresa que está vendendo a loja.

Empresas como a Melhor Loja Web e a Lojas Virtuais BR são exemplos de lugares onde poderá alugar facilmente uma loja desse tipo, pagando uma mensalidade bem baixa para começar trabalhar. A vantagem principal disso tudo é que você não precisará se preocupar com o processo de criação e focará somente na vendagem dos produtos, podendo assim montar um site de vendas sem muito trabalho inicialmente e com um baixo investimento.

Utilizando sites grátis de anúncios


Na internet também é possível encontrar uma grande variedade de sites onde você poderá anunciar gratuitamente. Eles não são, necessariamente, uma forma de montar um site de vendas próprio, porém pode ser um local bem interessante para começar vender e fazer os primeiros testes no seu segmento de trabalho.

Então a minha dica nesse caso é que utilize sites já reconhecidos no mercado e que oferecem uma boa estrutura para vender produtos, como é o caso do Mercado Livre ou mesmo do TodaOferta. Em ambos é possível colocar seus produtos a venda, chegar a um publico muito amplo através de divulgação na internet e ganhar um bom dinheiro, assim como muitas pessoas estão fazendo atualmente.

Leia também: Dicas para vender no Mercado Livre

Vale a pena montar um site de vendas?


Por se tratar de algo que exige um bom trabalho e um certo investimento inicial, algumas pessoas ficam um pouco receosas na hora de começar montar um site de vendas pela internet. E a pergunta que mais encontramos é: Será que vale a pena abrir uma loja virtual própria?

Na minha simples opinião, esse é um investimento que vale muito a pena hoje em dia, desde que você esteja disposto a trabalhar realmente na área, já que a internet é um mercado muito amplo e que dá a possibilidade de vender muito mais que em uma loja física. Então dessa forma, se você tiver o espirito empreendedor e quiser montar um site de vendas para trabalhar seriamente, saiba que vale muito a pena.

Além do mais, trata-se de uma área muito lucrativa quando se tem produtos de qualidade, um site bem visto e se consegue ganhar destaque no mercado virtual. Então espero que com essas dicas você consiga começar montar seu site de vendas próprio na internet e obtenha o máximo de sucesso com ele.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>