Mini padaria: Como montar

Você já pensou em montar uma mini padaria? Vários empreendedores novos estão sempre focando em pequenos negócios desse tipo e talvez essa possa ser uma oportunidade muito interessante para levar em consideração nesse momento. Além do mais, trata-se de um empreendimento com baixo investimento inicial.

Naturalmente esse é um negócio muito semelhante a um mini mercado, já que o foco principal é em bairros pequenos ou em localidades que não tem uma grande quantidade de empresas concorrentes. Então vamos as dicas que selecionamos para essa oportunidade de negócio:

Escolhendo o ponto comercial de uma mini padaria

Nesse processo para montar uma mini padaria você não precisará de um espaço amplo, como as grandes padarias, mas é de preferência que seja um espaço apropriado para organizar seus acessórios de trabalho e receber sua clientela.

Na hora de escolher o ponto comercial, você também deverá levar em consideração alguns detalhes interessantes, como a localização, a quantidade de pessoas que costuma passar pelo local, a facilidade com que as pessoas irão chegar até sua pequena padaria e as condições do ponto comercial para trabalhar com esses produtos.

Se você for produzir seus próprios pães, bolos e outros produtos para vender na própria padaria, então com certeza irá precisar de um espaço mais amplo ainda, visto que deverá trabalhar com maquinas, fornos para assar pães e muitos outros acessórios. Então esse ponto comercial deverá ter tanto um espaço frontal para expor seus alimentos e receber seus clientes, quanto um espaço nos fundos que será onde toda a produção irá ser feita.

Leia também: Como abrir uma padaria

mini padaria

Investimento inicial para abrir uma mini padaria

Inicialmente o seu principal investimento vai ficar por conta do aluguel do ponto comercial e da compra dos equipamentos básicos de trabalho, como um balcão grande, gondolas para colocar seus produtos, um freezer para colocar produtos gelados e alguns acessórios a mais que serão indispensáveis para o funcionamento perfeito da sua mini padaria.

Todo investimento para começar operar no seu novo negócio vai ficar por aproximadamente R$ 30 mil Reais, porém esse é um valor que pode ser maior dependendo do tamanho desejado que sua padaria pequena terá. Além desse gasto no processo de montam, certamente terá outros pequenos gastos que serão referentes a compra de produtos para colocar a venda na mini padaria e de acessórios básicos como sacos para pães, maquina para fatiar queijo e presunto, uma balança e outros produtos mais que você mesmo deverá criar sua própria lista.

Como adquirir produtos para vender?

Quando se trata de montar uma mini padaria, naturalmente os investidores não visam produzir seus próprios produtos no mesmo local, pois o investimento para essa produção seria extremamente alto para o estilo da padaria. Então o que muitos fazem nesse caso é firmar parcerias com grandes padarias que produzem pães em grande escala e adquirir produtos com preços mais baixos para revender.

Produtos mais comuns, como bolos e salgados podem ser feitos por você mesmo em casa ou na própria padaria pequena, porém como a produção de pães exige um trabalho maior e o investimento em pequenas maquinas, muitos acreditam que não seja viável investir nessa produção se tratando de um negócio com esse porte.

Dentre os produtos mais vendidos em uma mini padaria, podemos destacar os pães, bolos, salgados, doces e refrescos. Em alguns casos também é possível encontrarmos padarias desse tipo que investem na produção de lanches instantâneos e essa também pode ser uma opção a mais para implantar na sua nova mini padaria.

Como administrar uma mini padaria?

Você, como administrador, precisa estar sempre atento a todos os detalhes que acontecem dentro da sua mini padaria e, justamente, por isso é importante definir apenas uma pessoa para tomar conta do caixa, alguém para atender a clientela e uma outra pessoa para produzir lanches na hora (se for trabalhar com esses produtos). Esse processo de organização será seu primeiro passo para conseguir administrar uma mini padaria de forma eficiente.

Procure ter todos os gastos e valores referentes ao lucro em mãos para fazer assim um controle inteligente da situação da pequena padaria. Certamente isso não será algo difícil, porque estamos falando de uma empresa muito pequena e que não requer um alto nível de administração, porém é sempre importante estar acompanhando de perto a situação momentânea de tudo.

Leia também: Como montar uma lancheria

como montar uma mini padaria

A divulgação de uma padaria pequena

No inicio você, certamente, vai precisar investir na divulgação local para chegar a sua clientela esperada e criar, assim, uma referencia naquela região. Então essa também será uma etapa muito simples, já que tudo o que você precisará fazer é utilizar os meios de comunicação já existentes e que as pessoas tem um maior acesso.

Então você poderá contratar um carro de som, por exemplo, para anunciar por todo o bairro, distribuir alguns panfletos, fazer um anúncio no rádio e não se esqueça de fazer uma boa propagando boca a boca, convidando assim as pessoas para conhecerem seu novo negócio, pois essa tende a ser uma das estratégias mais eficientes.

Vale a pena montar uma mini padaria?

Mesmo se tratando de uma mini padaria, esse será um empreendimento que vai exigir trabalho e um investimento para que tudo seja iniciado de forma correta, então muitos que estão nesse momento com essa ideia em mente ficam um pouco receosas com relação a montagem.

O certo é que para saber se tudo vai dar certo ou não, você vai precisar conversar com as pessoas do bairro e criar, assim, uma pequena pesquisa de mercado. Dessa forma será possível saber se as pessoas tem necessidade de uma mini padaria no local ou quem sabe até levantar novas ideias de negócios para montar no local.

Ao meu ver trata-se de um negócio interessante para abrir e que tem tudo para dar certo, porém é importante lembrar sempre que se trata de algo muito pequeno e que poderá levar um certo tempo até que ganhe uma certa estabilidade na área.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Paulo Martins diz

    Gostei das explicações, pois tenho algumas duvidas de como montar uma mini padaria em meu bairro. Vou começar a construir na frente de minha casa e assim ficarei sem aluguel, o que é mais importante, alem é claro de boas condiçoes de atendimento, higiene, produtos com qualidade, etc…
    Mais uma vez obrigado pelas informações.

    • diz

      Eu quer agradeço pelo seu comentário Paulo.
      Fico muito feliz que você esteja dando os primeiros passos para construir seu próprio negócio. Tenho certeza que com dedicação e um trabalho de qualidade, os resultados serão maravilhosos.

      Abraços e sucesso!

  2. ana isabelle diz

    trabalho c confeccao mas n momento quero abrir um mini negocio extra para aumentar minha renda e tive a ideia d montar uma mini padaria pois no meu bairro e muito carente de padaria entao gostei das explicaçoes d vcs vou fazer um ponto n minha casa.adorei essas explicaçoes obrigado.

  3. Ronaldo diz

    Ótimo, Precisamos de pessoas Como as que Criaram esse Site para que os interessados em tocar seu negocio não fiquem distante da realidade de iniciar seu pequeno(médio ou Grande) empreendimento.
    Parabéns meu caro amigo, que Deus te ilumine.

  4. Edilson diz

    Muito instrutivo essa matéria!
    Tenho uma Mini Padaria a seis meses e já estou comprando aos poucos algumas máquinas básicas para montar minha segunda em um Bairro excelente que encontrei. Eu não preciso necessariamente de vários maquinários para ter várias Padarias, o que estou investindo hoje é em bons equipamentos e em número dobrado para alimentá-las. A função de cada um ponto é exclusivamente fornear e vender, pois a produção é concentrada apenas em um lugar.

    Fica aí uma dica para quem quer expandir sem gastar muito!

    • Istaillaine diz

      Olá Edilson
      Creio que vc poderá me ajudar e muito. Recentemente mudei pra Goiania e estou com muita vontade de abrir uma mini padaria no meu bairro, este mesmo carece do serviço e as poucas que temos o serviço é malíssimo. Tenho um ponto pensado agora me falta a organização. Vejo que vc abriu uma certo? Como vc se organizou? me de dicas porfavor, fez um plano de negócio? Qual são as maiores dificuldades? Eu queria do tipo tercearizar os produtos, comprar preparados e fornear e revender. Porfavor me ajude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>