Marcenaria caseira: Como trabalhar em casa como marceneiro

Publicado por José Neto em 2 de março de 2016

A marcenaria caseira como um hobbie tem crescido bastante nos últimos tempos, porém dá para ganhar um dinheiro com isso e aqui eu irei lhe dar algumas ideias!

Um número cada vez maior de pessoas estão procurando na marcenaria uma forma de relaxar, de melhorar sua criatividade e, porque não, ganhar um dinheirinho trabalhando a partir de casa. Seja nas horas vagas ou mesmo em tempo integral, caso decida levar essa atividade como sua nova profissão.

Mas muita gente não sabe como iniciar, não entende o que precisa para trabalhar com madeira e de que forma pode gerar lucro com isso.

Aqui eu lhe darei algumas dicas de como montar uma marcenaria caseira e de como transformar este hobbie no seu pequeno negócio.

1. Entenda como funciona a marcenaria caseira


Como trabalhar com marcenaria caseira

Para muitos, a marcenaria caseira é apenas um passatempo. O foco é produzir móveis para a própria casa ou para pessoas próximas, sem nenhuma intenção de ganhar dinheiro.

Inclusive muitos levam como uma espécie de terapia, para tirar o estresse do dia a dia. Então para estas pessoas acaba sendo uma atividade a ser realizada nas horas vagas e nos finais de semana, com o intuito de se divertir produzindo produtos de madeira.

Existe também um outro grupo que tem se interessado bastante pela marcenaria artesanal, mas com o objetivo de ganhar dinheiro nas horas vagas com a produção de móveis sob encomenda. Por incrível que pareça, tem muitos que conseguem atingir bons resultados, por conta da habilidade ao lidar com a produção de móveis de madeira.

Portanto, o funcionamento de uma marcenaria caseira é comum a qualquer outra marcenaria tradicional, mas o principal diferencial é que toda a estrutura é montada em casa e a maioria dos que investem no ramo levam essa atividade como um hobbie, mas sempre com foco em crescer e viver de marcenaria.

Na maioria dos casos, os móveis são produzidos de acordo as encomendas vão surgindo. Porém outros produzem e colocam a venda em feiras de artesanato ou vendem pela internet.

2. Faça um curso de marcenaria


Eu não sei se você leu as últimas matérias sobre a marcenaria caseira, nos principais sites de notícias brasileiros, mas as escolas de marcenaria estão sempre com as turmas lotadas de alunos em busca de conhecimento nessa área.

Muitos querendo trabalhar por conta própria e outros visando ter uma distração em casa que possa se transformar em uma nova profissão no futuro.

Principalmente nas capitais, como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e outras mais, já existem várias pequenas escolas especializadas em ensinar a arte da marcenaria para os iniciantes.

Se aí na sua cidade não tem nenhuma escola do tipo ou você tem pouco tempo livre para frequentar aulas presenciais, uma boa alternativa é comprar um curso para estudar em casa. Sim, você poderá adquirir um curso e estudar através de livros e DVDs, na hora que bem desejar ou totalmente online.

3. Organize o espaço em casa para trabalhar


O local de montagem será na sua própria casa, geralmente em um cômodo aos fundos ou mesmo na garagem e não precisa ser muito amplo.

Muitos começam em um espaço de aproximadamente 20 m², então dá para improvisar algo aí mesmo na sua casa para começar sua pequena marcenaria.

Com relação à matéria prima, poderá utilizar vários tipos, principalmente a madeira maciça para fabricação dos seus móveis. Então procure madeireiras em sua cidade onde possa comprar madeiras de qualidade.

Com relação a legalização desse negócio, não é preciso se preocupar logo de inicio. Porém a partir do momento que começar a receber encomendas de móveis, poderá se formalizar como MEI e ter esta nova atividade totalmente legalizada.

4. Compre equipamentos para marcenaria


Algo muito importante, e que não podemos esquecer, nesse processo de montagem da marcenaria caseira são as ferramentas.

Dentre as principais, você poderá comprar uma plaina elétrica, Serra circular de bancada, serra tico tico manual, furadeira, martelo, lixadeira manual, alicate, esquadro e outras ferramentas.

Para ver ideias de outras ferramentas ou algumas que podem ser substituídas, recomendo que assista o vídeo criado pelo Adilson Pinheiro, que é um especialista no assunto:

5. Faça a divulgação da marcenaria caseira


Se o seu objetivo é viver da marcenaria caseira ou ganhar um bom dinheiro extra todos os meses para melhorar a parte financeira da sua família, saiba que será preciso buscar maneira de divulgar seu trabalho e chegar às pessoas interessadas em comprar artigos de madeira.

O primeiro passo é utilizar o bom e velho boca a boca para que mais e mais pessoas conheçam os seus trabalhos. Crie também cartões de visitas para facilitar ainda mais o contato das pessoas interessadas no seu serviço.

Utilizando a internet também é possível conseguir bons resultados. Então dá para criar um pequeno site para divulgação do seu projeto e focar bastante nas redes sociais, pois daí podem surgir novos clientes todos os meses.

Então pense na estratégia que pretende utilizar e nas maneiras que irá expor seus móveis produzidos.

Vale a pena montar uma marcenaria caseira?


Esse é aquele tipo de negócio ideal para quem realmente tem vontade de trabalhar com marcenaria e para quem tem paciência. Pois este é um modelo de negócio que costuma demorar um certo tempo até engrenar de verdade e começar receber pedidos mensais para produção de móveis.

Além disso, nem todo mundo consegue viver exclusivamente da marcenaria, então acaba levando essa atividade apenas como uma renda extra.

De qualquer forma, é algo que vale a pena, seja como profissão ou apenas como hobbie. Mas lembre-se que você terá custos para montar sua estrutura e começar trabalhar.

Então não espere resultados de imediato. Porém ter uma marcenaria caseira pode ser algo bastante prazeroso e não há nada melhor que trabalhar com algo que você gosta.

Enfim, espero que todas as dicas que eu destaquei aqui tenham servido de inspiração e lhe ajudado a começar sua pequena marcenaria caseira. Afinal este é um ramo que tem se destacado e pode se encaixar perfeitamente ao seu perfil. Lhe desejo muito sucesso e um forte abraço!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

13 comentários

  • JOSIAS SAMPAIO MONSORES

    Gostei do seu artigo, parabéns! Matéria honesta é muito importante.

  • Toda profissão te seu risco, o policial de levar um tiro, o mecânico de ser esmagado por um carro, o taxista de bater o carro, o comerciante de ser assaltado e levar um tiro, o peão da fazenda de cair do cavalo e bater a cabeça na pedra. Enfim, o que cabe ao profissional da marcenaria é usar EPIs, máquinas reguladas e de boa qualidade, procedimentos da forma correta, principalmente em relação a serra circular.

  • Que infeliz comentário do Oliveira. Como isso pode desanimar quem quer começar. Acho que perigo há em toda parte; na cozinha ( fogão ), lavanderia ( maquina de lavar e tanque ), banheiro (chuveiro ). No transito então, nem se fala.
    Parece que sua experiência ocorreu numa época em que não havia tanta tecnologia como temos hj nos maquinários. Atenção e cuidado é um pressuposto básico em tudo, e isso fica mais efetivo com maquinas de alta precisão e segurança. Outra coisa, acho que essa profissão ( ou hobby ) é pra quem tem paixão por arte e vê satisfação no trabalho de criar.
    Abraço

  • Ricardo Vacilotto

    Artigo fantástico, obrigado por compartilhar as informações, me ajudou bastante obrigado

  • Luiz Carlos da Silva

    Trabalho com marcenaria desde os quinze anos . fique um tempo parado e estou voltando agora .sim é um pouco perigoso já vi alguns acidente eu mesmo já me acidentei mas foi com a desempenadeira .mas nada grave mas isso nao pode nos desanimar pois é uma coisa muito prazerosa de se fazer nao devemos ter medo só por causa que podemos sofrer acidentes .se agente gosta de fazer algo devemos ir em frente .pra todos que queiram ir para o lado da marcenaria por roby ou pra ser um profissional eu recomendo vá em frente

  • imagino vc trabalhando com corte e custura…

  • E quando o vizinho se incomoda com o barulho e o pó que você produz e acaba chamando a policia ? Como é que se resolve isso ?

  • Oliveira e Silva

    MARCENARIA É UMA ATIVIDADE MUITO PERIGOSA, POIS ENVOLVE FERRAMENTAS DE CORTE QUE SÃO NA SUA MAIORIA MAL PRODUZIDAS. A MAIS PERIGOSA É A SERRA CIRCULAR GERALMENTE CAUSAM AMPUTAÇÃO DE MÃOS, BRAÇOS, DEDOS, BASTA UM SEGUNDO DE DISTRAÇÃO PARA SE ACIDENTAR.

    ALÉM DISSO, TEM QUE TER ÁREA VENTILADA E ESPAÇOSA, DIFERENTE DO QUE O AUTOR DO TEXTO INFORMA. CORTE DE MADEIRA OU MDF PRODUZ MUITA POEIRA DE PÓ DE SERRA, SUJA TUDO, CRIA MUITOS DETRITOS EM FORMA DE PONTAS DE MADEIRA E MDF.

    PRECISA TRABALHAR COM MÁSCARA, PQ ALGUNS CORTES, COMO POR EXEMPLO DO MDF, DEIXA UMA POEIRA FINA NO AR QUE QUANDO RESPIRADO CAUSA DOENÇAS NO PULMÃO, JÁ QUE O MDF É FEITO COM PÓ DE SERRA PRENSADO COM COLA QUÍMICA, ALTAMENTE NOCIVO A SAÚDE.

    COMO SE VER, NÃO SE TRATA DE UM TRABALHO SIMPLES COMO O AUTOR TENTA MOSTRAR, É ALGO PARA PROFISSIONAIS, JÁ QUE ENVOLVE ALTO RISCO DE ACIDENTES E DOENÇAS. EU MESMO QUASE PERDI A VISTA QUANDO UMA LASCA DE MADEIRA PULOU DA SERRA E VEIO DIRETO PARA O OLHO ESQUERDO, SORTE QUE ESTAVA USANDO ÓCULOS NORMAL QUE MESMO QUEBRANDO A LENTE EVITOU QUE A MADEIRA ATINGISSE MEU OLHO. JÁ EM OUTRA OCASIÃO A SERRA PULOU DA MINHA MÃO E VEIO LIGADA PARA MEU BRAÇO DEPOIS BARRIGA, O RESULTADO FOI UM CORTE PROFUNDO NO PULSO QUE PRECISOU DE 20 PONTOS, E CURATIVO NA BARRIGA, SÓ NÃO TIVE A BARRIGA CORTADA PQ ESTAVA DE CAMISA E A SERRA ENROSCOU NO PANO E TRAVOU.

    • JOSIAS S. M.

      Certamente, colega ao ler seu comentário, percebi que você não estava usando EPI. o que qualquer trabalho exige. Já mais podemos trabalhar de forma troncuda, distraído… Apesar de eu fazer isso por que gosto, vejo que precisamos estar sempre aprendendo. Um desses aprendizados, é a segurança. Todo equipamento traz as instruções, leia-os sempre e aplique as instruções. Não desista, porém cuidado com seus comentários pode desestimular outros.

    • Você está no lugar errado meu camarada, se tem medo não devia nem comentar, pois vc só tira o estimulo dos outros.

    • Realmente você deve ter sido criado com vó…

    • Mauricio Vieira

      Concordo com o Albertino, toda profissão tem seus perigos mesmo sendo hobbies, agora ter medo de utilizar um equipamento pois vai lhe causar algum acidente é o mesmo que nascer e ter medo de morrer, é uma profissão tranquila e prazerosa quem tem medo de maquinas realmente não deve nem chegar perto, e o autor redigiu muito bem o texto e de forma convincente, muito bom material.

    • Você, definitivamente deve ficar longe de máquinas! Elas não são para curiosos!

Deixe o seu comentário