Abrir uma loja de pneus

Com a grande quantidade de carros circulando em todas as cidades, se tornou muito viável o investimento em negócios voltados para esse setor. Portanto, praticamente tudo que seja focado no mercado automotivo, seja na vendagem de produtos ou na prestação de serviços, é possível obter bons resultados e, justamente, por isso irei mostrar hoje como montar uma loja de pneus.

Normalmente existem diversas pessoas querendo iniciar um pequeno negócio hoje em dia e veem na loja de pneus uma alternativa interessante e lucrativa para se investir. Então com as dicas que selecionei aqui nesse artigo, você poderá entender basicamente como é o funcionamento de um estabelecimento desse tipo e como obter bons resultados vendendo pneus.

Como montar uma loja de pneus?

Por mais que se trate de uma área com uma procura muito grande e com um mercado cada dia mais crescente, o indicado é fazer uma boa pesquisa antes de partir para a montagem do negócio. Então, procure verificar os tipos de pneus que as pessoas mais costumam comprar, verifique a quantidade de concorrentes que terá pela frente e aproveite tudo isso para já ir montando seu próprio plano de negócios, pois esse será um dos documentos mais importantes para quem ainda não sabe como montar uma loja de pneus.

Assim que tiver a certeza de que esse será o negócio ideal para montar, a minha dica é que procure um ponto comercial para se instalar. Esse local não precisa ser no centro da cidade ou nas proximidades de grandes lojas, mas procure um local onde seja de fácil acesso, como em uma grande avenida na sua cidade. O espaço interno da sua loja de pneus precisará ser bem organizado, onde deverá ter um espaço para atender pelo menos 2 veículos ao mesmo tempo, que possa montar um estoque de pneus, um banheiro e um pequeno escritório que poderá ser na mesma área de atendimento aos clientes.

como montar uma loja de pneus

Quanto custa montar uma loja de pneus?

Dizer ao certo quanto custa montar uma loja de pneus não é algo fácil, porque tudo pode ser variável de acordo a estrutura proposta para sua empresa. Falando de um modo geral, o seu principal investimento ficará por conta da compra dos mais variados tipos e marcas de pneus, maquinas de balanceamento, maquinas de alinhamento, pelo menos 2 rampas diferentes para troca de pneus, móveis e equipamentos básicos de trabalho.

O investimento total para ter sua loja de pneus em pleno funcionamento pode ser algo diferente de local para local e de acordo cada modelo de estrutura. Portanto, o investimento inicial pode variar de R$ 40 a R$ 100 mil Reais, pois existem lojas de pneus muito simples e aquelas que oferecem uma grande comodidade para os clientes, assim também como uma grande diversidade de produtos e serviços.

Os clientes de uma loja de pneus

Antes mesmo de abrir uma loja de pneus você precisa pensar em quem serão seus clientes alvos, já que o sucesso da sua nova loja estará totalmente ligado as pessoas que irão comprar seus produtos ou utilizar seus serviços prestados. Então de um modo geral, os seus clientes serão os proprietários de carros e empresas de veículos que poderão firmar parcerias com sua loja e comprar pneus sempre com você.

A verdade é que conquistar seus primeiros clientes não é nada fácil e a minha dica nesse caso é que ofereça não só um serviço de qualidade, mas que também dê um ambiente propício para que os clientes se sintam a vontade enquanto esperam a troca do pneu.

loja de pneus

Fazendo a divulgação de uma loja de pneus

Um dos fatores mais importantes para a alavancagem de uma loja de pneus é, nada mais nada menos que, a divulgação de forma efetiva do seu negócio. Quanto eu digo efetiva, não estou querendo dizer para você sair por aí fazendo divulgação de toda e qualquer maneira que achar pela frente, mas fazer algo focado no seu público e que venha gerar resultados positivos para sua empresa.

Então utilize mídias tradicionais para atingir seu publico específico, como é o caso dos anúncios em jornais, em um programa de rádio que o seu público tem um maior costume de ouvir, faça anúncios em outdoors para facilitar a visualização e não deixe de ter seus próprios cartões de visitas, pois essa simples estratégia poderá facilitar ainda mais relacionamento entre sua loja e os clientes. Algumas empresas do tipo costumam fazer pequenos adesivos para colocar nos veículos de seus clientes e essa também pode ser uma alternativa interessante para seguir e aumentar sua divulgação.

Leia também: Como montar uma borracharia

Vale a pena abrir uma loja de pneus?

Como você já pôde ver, abrir uma loja de pneus não é alto tão simples como alguns imaginam e sem falar no investimento inicial que pode ser um pouco alto, mas se olharmos para esse mercado tão amplo, facilmente veremos que vale a pena sim investir nesse modelo de negócio. No entanto você só terá uma certeza maior de sucesso se fizer um planejamento prévio bem feito e tiver gosto realmente por essa área.

Eu, por exemplo, jamais me arriscaria em montar uma loja para a venda de pneus desse tipo, porque não tenho a minima habilidade nessa área e particularmente não é o que eu desejo, mas se você tem um certo conhecimento e se vê hapto para trabalhar, simplesmente invista no negócio porque vale muito a pena atualmente. Então espero que as dicas tenham sido úteis e que consiga montar uma excelente loja de pneus na sua cidade.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Henry Miranda diz

    Belo texto, estou estudando esse tipo de negócio mas ainda acho muito arriscado pois hoje vejo que a grande maioria dos clientes procura SOMENTE preço e não qualidade, penso que é ai que mora o inicio do sucesso, qualidade com um preço competitivo.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>