Loja de acessórios automotivos: Como montar?

Uma loja de acessórios automotivos pode ser a oportunidade ideal para se investir atualmente, visto que a quantidade de veículos circulando nas cidades brasileiras só tem aumentado e a tendência é que esse número continue subindo. Com tudo isso, alguns empreendedores virão na venda de acessórios automotivos uma oportunidade interessante para empreender.

O investimento inicial para ter sua loja de acessórios não é muito alto, então dá para começar um negócio mais simples e ir crescendo ao decorrer do tempo. Além disso, dependendo do seu objetivo e do capital disponível para esse negócio, você ainda poderá oferecer serviços de montagem e instalação dos próprios acessórios nos veículos de cada cliente, mas esse é outro fato a parte. Pensando nesse tipo de negócio, eu fiz questão de selecionar a seguir algumas informações e dicas que poderão ser muito úteis para você começar com sucesso nessa área.

Como montar uma loja de acessórios automotivos?

Inicialmente você precisará ter um pouco de conhecimento nessa área para trabalhar de maneira eficiente, pois será necessário conhecer os produtos que serão postos a venda, assim também como o que tem mais saída na sua região. No entanto, o seu grande foco logo no inicio será a procura por um ponto comercial apropriado para se instalar, então pesquise na sua cidade e tente encontrar um espaço em um bairro de grande circulação de pessoas ou mesmo no centro da cidade, mas lembre-se sempre que é importante ter estacionamentos nas proximidades, para facilitar a chegada dos seus clientes.

O espaço da loja não precisa ser muito amplo, mas você necessitará de um balcão grande para atendimento, um espaço onde serão armazenados os produtos, um banheiro e um pequeno estoque. Dependendo do tamanho e do objetivo da loja, talvez seja bom ter um pequeno escritório também no local, mas não vejo muita necessidade dele logo no inicio. Além dos acessórios para revenda, você precisará de um computador com impressora, prateleiras, um sofá para os clientes e outros acessórios básicos de trabalho que no fim das contas dará um investimento total entre R$ 30 e R$ 65 mil Reais para começar sua loja completa.

como montar uma loja de acessórios automotivos

Produtos para uma loja de acessórios automotivos

A compra dos seus produtos para revenda deve ser feita de maneira bastante cautelosa, sendo que tudo deverá começar com uma boa pesquisa para identificar os melhores fornecedores para cada linha de produto, você deverá fazer uma lista com os acessórios que não podem faltar, assim também como as novidades que estão em alta nessa mercado. É sempre bom suprir a sua loja com um pouco de cada coisa, sendo que existem acessórios tanto para os veículos mais novos, quanto para mais antigos, então pense também nesse fator na hora de começar montar seu estoque.

Você poderá comprar muitos acessórios como faróis, equipamentos de som e vídeo, volantes, capotas, kits de vidro elétrico, sensores de estacionamento e muitas outras coisas. Na verdade é muito grande a lista de produtos que você poderá colocar a venda ao abrir uma loja de acessórios automotivos na sua cidade e se você visitar o site da Bolpar (www.bolpar.com.br), que é uma distribuidora de acessórios, poderá conhecer alguns dos muitos produtos que você poderá colocar a venda na sua nova loja.

Como trabalhar em uma loja de acessórios para automóveis?

Oferecer um atendimento de qualidade e produtos que possam suprir as necessidades dos seus clientes será o seu principal foco ao montar uma loja de acessórios automotivos, então para começar trabalhar com sucesso, procure firmar parcerias com fornecedores confiáveis, invista sempre em novidades para atender todos os tipos de clientes e se possível não deixe de fazer promoções locais, pois só assim você se destacará dos concorrentes.

Dentro da loja você poderá tomar conta do caixa e fazer alguns pequenos serviços, também será preciso contratar um atendente e pelo menos mais um funcionário para ajudar no atendimento aos clientes e também fazer serviços de entrega, caso resolva oferecer isso como um diferencial. Se você tiver um bom capital para investir ou vontade de trabalhar também dessa forma, poderá montar um espaço na própria loja para trabalhar com a instalação de alguns acessórios e assim ganhar ainda mais a credibilidade no mercado, mas tudo é uma questão de escolha.

Leia também: Como montar uma loja de troca de óleo

Vale a pena abrir uma loja de acessório automotivos?

A duvida irá aparecer, com certeza, mas a verdade é que falando de um modo geral vale muito a pena sim investir na montagem de uma loja de acessório automotivos, no entanto você precisará iniciar tudo isso com uma boa pesquisa, conhecer o mercado de acessórios na sua região e planejar com cautela tudo aquilo que deverá ser feito. Se chegar a conclusão que irá mesmo montar sua loja, não deixe de fazer um bom plano de negócios, contrate os serviços de um contador e procure legalizar sua loja para trabalhar.

Então com as dicas que destaquei ao longo desse artigo de hoje, você pôde entender o básico sobre como montar uma loja de acessórios automotivos e trabalhar com sucesso nesse novo empreendimento. Só espero que tenha gostado de todas as informações e aproveite também para continuar lendo nossos próximos artigos aqui no blog.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>