Lan house dá dinheiro? Veja como montar

Publicado por José Neto em 2 de fevereiro de 2021

Quem nunca ouviu falar de Lan House não sabe o que é diversão de verdade, não é mesmo? Eu mesmo passei muitas horas da minha vida dentro desses lugares que tinham de tudo. Mas a pergunta mesmo aqui é, Lan House dá dinheiro?

Essa é uma pergunta que apenas quem trabalha ou quem já montou um negócio desse, pode responder. Ou seja, a pessoa que não tem experiência na área pode até julgar, mas não vai te dar uma resposta certeira.

Todo negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte, sempre pode se reinventar e dar continuidade. Se fosse dessa forma, julgar pelo que se ouve falar, como você me explica as grandes empresas que acabam fechando, não é verdade?

Tudo depende da forma como encara os problemas e da sua habilidade em pensar em coisas diferentes que podem trazer valor ao negócio. Portanto, quer saber se Lan House dá dinheiro e se ainda é possível lucrar?

Me acompanhe que vou te mostrar tudo a respeito disso. Confira logo a seguir!

Os desafios desse mercado


Não tem como negar que a fase de ouro das Lan Houses teve seu tempo, como muitos outros negócios. Isso é, a Lan House é só mais um exemplo de empreendimento que teve sua explosão e agora é apenas mais um negócio.

Vou usar o exemplo dos estúdios fotográficos ok? Quando as máquinas começaram a surgir, era febre ir revelar suas fotos, correto? Portanto, teve um tempo onde era muito lucrativo revelar fotos.

Mas você percebeu que ainda existem esses estúdios espalhados por ai né? Ou seja, eles não fecharam ou deixaram o ramo de lado, na verdade se adaptaram para aquilo que o mercado oferece hoje, que são as tecnologias.

Lan House dá dinheiro ainda

Adaptar para sobreviver

Tudo é adaptação no mundo dos negócios e com a Lan House não é nenhum pouco diferente. Ou você acha que não existem muitas delas espalhadas pelo Brasil afora? Claro que existe, e se estão abertas é porque existem clientes para isso.

A facilidade com que as pessoas têm acesso à internet, smartphones, PCs e Notebooks pode ter influenciado na forma como elas são vistas. Porém, na minha opinião, nenhum desses itens se iguala a experiência dentro das Lan Houses.

Além disso, frequentar um desses estabelecimentos que criaram toda uma geração, com a tecnologia de hoje, é espetacular. Algumas Lan Houses oferecem tudo que há de mais moderno em Computação, Consoles, Impressoras e Áudio.

Se alguém faz um investimento desses, é porque tem cliente que consome esse serviço, não é mesmo? Confira então como tudo começa e responda você mesmo, se Lan House dá dinheiro!

Comece com um bom planejamento


Como em todo negócio, a base do sucesso está no planejamento adequado. Ou seja, você não pode sair por aí determinando abrir uma Lan House nesta ou naquela esquina, não é verdade?

Primeiramente, você deve perceber como o mercado onde quer abrir seu negócio, se comporta e enxerga seu empreendimento. Quantos exemplos de empreendedores que abriram suas Lan Houses, em ruas onde já haviam 2 dessas?

Como você espera que o negócio consiga sucesso, onde 3 dividem a clientela toda? Portanto, defina onde é melhor, qual a aceitação e principalmente sobre a concorrência, combinado?

Procure inovar nos serviços disponíveis


Toda empresa ou negócio em algum ponto da jornada precisará inovar, e você deve levar isso para sua Lan House. Principalmente quando as pessoas já têm tudo ao seu alcance, é necessário criar uma necessidade para atrair as pessoas até você.

Comece por oferecer um atendimento diferenciado, que mostre para o cliente que você se importa e que precisa dele. Se possuir colaboradores juntos de você, invista no atendimento deles, eles podem ser seu cartão de visitas mais valioso.

Fuja daquela imagem de que Lan House serve apenas para jogo, ofereça mais serviços. Isto é, procure criar um tipo de empreendimento que atenda diversas faixas etárias e realize serviços variados.

Alguns empreendedores surgiram com um tipo de “Poupatempo”, ou seja, disponibiliza serviços públicos, acesso a documentos e muitas outras utilidades que antes era encontrado em diversos locais diferentes.

Com a inclusão digital mais pessoas de diferentes idades têm acesso à web, mas acabam encontrando dificuldades na hora de navegar. E se você oferecesse um curso básico que atendesse as necessidades deles?

Essas são apenas algumas dicas para acompanhar a ideia principal, montar a sua Lan House. Em seguida você me responde se Lan House dá dinheiro, combinado?

Escolha o melhor tipo de Lan House


Ao colocar no papel a ideia de montar sua Lan House, você precisará definir qual público pretende atingir. Dessa forma, você direciona melhor seus recursos e aumenta as chances de sucesso.

Se puder e tiver ao alcance do seu orçamento, ofereça mais de um tipo de serviço, pois, você maximiza o número de potenciais clientes. Imagina chegar no fim de semana, você com a casa cheia? É a ideia perfeita de negócio de sucesso, não é mesmo?

Um dos serviços de uma lan house mais observados, é a manutenção de computadores. Com um simples curso, você pode começar a realizar manutenção e conserto de pequenas coisas.

Isso fideliza o cliente, pois, ele deposita em você a confiança do trabalho bem feito e da garantia que oferece a ele.

Mesmo que decida focar nos jogos, sempre tem aquele espaço onde você pode encaixar alguma coisa. Como o açaí é bastante procurado, porque então, não unir o útil ao agradável?

Mas lembre-se, tudo vai depender de como sua pesquisa e planejamento define o rumo do empreendimento, certo? Para ajudar na realização do sonho de muitas pessoas, criei este conjunto com 4 dicas para montar sua Lan House. Confira!

Leia também: O que vender em uma lan house

lan House dá dinheiro

Lan House dá dinheiro? 4 dicas pra quem quer montar uma!


1. Tenha um bom ponto comercial

Quer aparecer no mercado e se destacar? Então escolha a localização ideal para isso. Negócios bem localizados aumentam de forma natural o fluxo de clientes, ou seja, você evita ter que ficar correndo atrás dos clientes, já começa economizando.

Fique atento, isso não substitui a boa e velha propaganda, apenas facilita o início do seu negócio. Já pensou, montar sua Lan em um ponto onde seja encontro de jovens, por exemplo?

2. Compre máquinas e equipamentos modernos

Essa dica é muito importante, pois os computadores e suas estações, são a alma do negócio. Caso não tenha tanto dinheiro assim para investir de início, preze a qualidade sobre a quantidade.

Ao invés de ter 12 computadores bons, tenha 6 computadores excelentes. Seus clientes certamente irão perceber essa diferença de qualidade. E outra, começar pequeno é o ideal para você, pois pode te dar a chance de visualizar como o mercado está de verdade.

Um bom equipamento para começar, pode ficar na casa dos R$15 mil reais, contando com 6 máquinas com bom desempenho e mais uma usada de servidor.

Pode parecer um valor alto, mas pode também ser o diferencial entre você a Lan House concorrente, pense sobre isso.

3. Equipe necessária

Quando der início ao seu negócio, você não vai precisar necessariamente de funcionário. Dessa forma, você limita o tempo de funcionamento, mas por outro lado, economiza e pode observar com mais calma o desenvolvimento do projeto, certo?

Uma vez que perceber que a Lan House dá dinheiro, aí sim é hora de colocar alguém de confiança. Assim, você pode ter mais tempo para focar no crescimento e sucesso do empreendimento.

4. Não esqueça da gestão do negócio

Pode parecer exagero, mas não é, a gestão de negócios é muito importante, pois apesar de pequeno o negócio, ainda é um negócio, não é verdade? Nesse momento a boa gestão é uma das melhores ferramentas, pois você pode controlar suas finanças.

Mais do que nunca você precisa ser controlado e saber direcionar melhor o dinheiro. Nunca se sabe quando vai precisar trocar um monitor, por exemplo. Esse é um dos defeitos de quem tem Lan House, gastam de forma indevida.

Quanto fatura uma lan house hoje?


Montar uma lan house dá dinheiro sim. Mesmo não sendo um excelente negócio para o momento que vivemos, ainda tem pessoas que conseguem ter mais de R$ 5 mil Reais de lucro por mês com isso. O segredo é diversificar, lucrando não só com os acessos, mas também com serviços básicos.

Portanto, se você abrir uma lan house em um local onde as pessoas necessitam de outros serviços, você poderá faturar bem. Então dá para oferecer serviços de xerox, impressão, digitação, criação de documentos simples e muito mais.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

7 comentários

  • JOSE CARLOS DOS SANTOS PINTO

    montei uma mini lon hause na minha casa ofereçendo varios tipos de serviços, venda de acessórios e posso fala que um ramo que é lucrativo. eu nuca tive experiencia nessa area porem sempre gostei disso.

  • Antonio A Silva

    Tenho uma LAN HOUSE desde 19 de Agosto de 2002, ou seja, há 20 anos ofereço equipamentos de ponta, e serviços no geral, tenho alguns tentando ganhar em cima de alguns serviços que realizo, mas não desisto e tento ser melhor, afinal doceria, papelaria, banca de jornal quitanda todos tentam copiar meu serviço, mas quando precisam pensar o cliente volta pra minha LAN HOUSE.

  • Luiz Vasconcelos

    Estou iniciando o projeto LAN, por enquanto só gastei 10 reais com conectores RJ´s45, o restante eu tinha, pois como ténico absorvi muitos hardwares.
    Espero começar com o pé direito.
    Volto em breve para contar a experiencia

  • Hermes Lopes

    Sou proprietário de lan house desde novembro de 2009, na época a internet era coisa pra poucos brasileiros e quando todas as casas passaram a ter acesso a internet eu imaginei que seria o fim. Me enganei muito, hoje o serviço aumentou muito e ficou melhor pois temos muito serviço de manutenção e o movimento em busca de pesquisas impressões e documentação cresceu muito. A cada dia o brasil se moderniza mais e quase tudo hoje precisa ser feito pela net, claro que todo mundo tem net mas a maioria só sabe usa la para diversão e chats. Quanto mais a crise aumenta mais o nosso serviço se torna vital. O mais importante numa lan House é o serviço de impressão e por isto aconselho a todos que pretendem trabalhar nesse ramo que se especializem em digitação e em pesquisas. segunda via de contas on line também é um serviço que cresce a cada dia

    • Olá José, também tenho uma lanhouse há muitos anos, gostaria de trocar experiências, informações e dicas.

  • uma lan house em um bairro de periferia onde nem todos tem computador ou internet num raio de 6 quarteiroes, pode dar certo?
    estou pensando em abrir

Deixe o seu comentário