Fabrica de produtos de limpeza: Como montar?

Então você está querendo montar uma fabrica de produtos de limpeza? Pois bem, essa é hoje uma das grandes oportunidades de negócio para quem está iniciando agora no mercado ou está procurando um meio de trabalhar individualmente. Além do mais, trata-se de um tipo de produto que tem uma procura muito grande no mercado atual.

Ao longo desse artigo iremos falar, justamente, do processo para se montar uma pequena fabrica desse tipo, os equipamentos necessários, assim também como o investimento inicial e uma série de dicas interessantes para abrir as portas da sua nova fabrica com o máximo de sucesso.

Local de funcionamento da fabrica

Uma fabrica de produtos de limpeza precisa ter uma localização bem diferente das lojas comuns e tudo isso é necessário, justamente, por que estamos falando de produtos químicos que serão manuseados, requerendo assim o máximo de cuidado. Então, quanto mais longe do centro da cidade e de locais muito tumultuados, melhor será para trabalhar com esse tipo de produto.

Certamente você precisará avaliar muito bem esse espaço antes de partir para a montagem da sua nova fabrica, visto que o ambiente precisará ser amplo e que possa oferecer comodidade para trabalhar com a fabricação dos produtos. Fatores como a limpeza, organização e iluminação devem ser levados muito a sério nesse inicio, afinal essa será uma pequena fabrica de produtos de limpeza e isso requer o máximo de cuidado.

fabrica de produtos de limpeza

Legalização da fabrica de produtos de limpeza

Para conseguir abrir sua própria fabrica de produtos de limpeza, será necessário passar por uma série de pequenos detalhes, sendo que inicialmente precisará passar por tudo o processo de registro da sua empresa, necessitará da autorização da ANVISA para poder produzir seus produtos, da licença do corpo de bombeiros e do ministério da saúde. Assim também como um químico responsável por todas as formulas de produtos ali produzidos.

Lógico que existem muitas outras pequenas etapas que deverá percorrer até legalizar sua nova fabrica de produtos de limpeza. O mais indicado nesse caso é que contrate um consultor especializado na área para lhe orientar ou faça um curso prévio a respeito da montagem da fabrica. Certamente precisará também dos serviços de um contador, para lhe auxiliar na legalização do negócio.

Equipamentos para fabrica de produtos de limpeza

Muitos que estão iniciando agora e começam utilizando o próprio ambiente caseiro para produzir produtos de limpeza não tem os equipamentos necessários para trabalhar e acabam improvisando bastante nesse processo, porém já que o seu objetivo é abrir uma fabrica de produtos de limpeza para trabalhar com a venda em grande escala, precisará fazer um pequeno investimento que será referente a compra de equipamentos.

Um dos principais equipamentos será um misturador de produtos químicos, que custa aproximadamente R$ 3 mil Reais. Além disso, será necessário ter garrafas para colocar seus produtos e também de equipamentos de segurança como luvas, botas, aventais, mascaras e outros pequenos acessórios na sua nova fabrica.

Fazendo a divulgação da sua nova fabrica

Não basta só montar uma fabrica de produtos de limpeza para trabalhar, é preciso estudar bastante esse mercado e procurar formas de chegar ao seu publico alvo com uma maior intensidade e uma das melhores formas de fazer isso é através da divulgação. Inicialmente será importante buscar contatos junto a empresas ou pessoas que tem interesse em comprar produtos de limpeza para revender, assim você não ficará responsável pela venda direta ao cliente final e mesmo assim poderá lucrar bastante.

No processo de divulgação, o ideal é focar em mídias já disponíveis na sua região e que ao mesmo tempo possam fazer com que sua nova fabrica ganhe um bom destaque. Entre os meios mais indicados, você poderá fazer anúncios em jornais, comprar um espaço publicitário em catálogos telefônicos ou mesmo utilizar o rádio para anunciar.

Leia também: Como ganhar dinheiro com produtos de limpeza

como montar uma fabrica de produtos de limpeza

Vale a pena abrir uma fabrica de produtos de limpeza?

Para saber se valerá mesmo a pena ou não investir na montagem de uma pequena fabrica de produtos de limpeza na sua cidade, o ideal é fazer uma pesquisa prévia, onde irá analisar a situação desse mercado na localidade, tentar encontrar possíveis clientes futuros desde já e analisar também todos os custos de montagem, produção e estimativas de lucro com essa nova fabrica.

Ao meu ver, trata-se de uma excelente oportunidade de negócio para quem já tem um certo conhecimento na área e que investir em algo maior, como é o caso de uma fabrica desse tipo. A lucratividade desse tipo de negócio costuma ser muito boa, principalmente se não tiver grandes concorrentes na região e conseguir firmar parcerias com empresas da cidade.

Aprenda como fazer produtos de limpeza

Aqui nesse artigo eu fiz apenas um pequeno apanhado de ideias, dicas e sugestões para quem vai montar uma fabrica de produtos de limpeza, no entanto não tem como mostrar tudo aqui passo a passo, então para finalizar eu gostaria de lhe indicar um material que já ajudou muitos empreendedores novos a iniciar com sucesso nesse ramo.

Então só espero que todas as informações contidas nesse artigo tenham lhe ajudado de alguma forma e que consiga montar o quanto antes a sua própria fabrica. Continue lendo nossos próximos artigos e até breve!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>