Fabrica de doces: Como montar? Quero abrir

Que o doce é um dos produtos mais consumidos em todos os cantos do Brasil você já deve saber a muito tempo e, justamente, por isso muitas pessoas viram nesse grande consumo uma oportunidade de negócio ideal para ser investida atualmente. Mas afinal, você já pensou em montar uma fabrica de doces na sua cidade?

Não tem como garantir que essa será a melhor oportunidade do mundo para aproveitar, no entanto se você já tem um certo apresso com relação a fabricação de doces em geral e se vê preparado para atuar nesse ramo, então poderá colher resultados bem interessantes. Pensando nisso eu fiz questão de selecionar algumas dicas que podem lhe ajudar bastante antes da abertura da sua pequena fabrica.

Como montar uma fabrica de doces?

Definitivamente não é nada fácil abrir sua própria fabrica de doces, pois logo de cara será preciso ficar bastante atento a alguns detalhes de suma importância para o sucesso do seu empreendimento. Então a minha dica antes de tudo é que faça uma analise geral do negócio por meio de uma pesquisa e procure criar seu próprio plano de negócios interessante antes de partir para a montagem da fabrica. Algo fundamental nisso tudo será a contratação de um contador de confiança para lhe auxiliar no processo de legalização da fabrica, já que precisará passar por várias etapas, desde o registro na junta comercial a liberação por parte da vigilância sanitária.

Outro fator muito importante com relação a uma pequena fabrica de doces é a localização e instalações, já que o ideal nesse caso é procurar um local que não seja tão próximo do centro da cidade, podendo ser em bairros mais afastados, mas que ao mesmo tempo ofereça comodidade para trabalhar com a fabricação e distribuição dos doces. O ideal é que esse espaço tenha uma área para o estoque de materiais primas, um espaço amplo para a fabricar doces, um estoque de produtos já prontos, banheiros e um escritório pequeno para atender a clientela.

como montar uma fabrica de doces

Investimento para abrir sua fabrica de doces

Um dos fatores mais preocupantes de quem vai abrir uma fabrica de doces é o investimento inicial necessário para abrir as portas do novo empreendimento. Logo de cara eu posso lhe dizer com toda a certeza que não é nada barato investir em uma pequena fabrica desse tipo, porque será necessário ter um espaço bem amplo, comprar maquinas e equipamentos de trabalho, matérias primas, investir na legalização da fabrica, na contratação de funcionários e muito mais.

Com base nisso, o investimento para abrir sua própria fabrica pode acabar sendo um pouco alto. Uma boa alternativa para quem está iniciando agora e não tem muito dinheiro para investir é focar em um único tipo de doce e começar fabricar na própria casa. Fazer doces caseiros para vender pode ser uma opção bem comum e lucrativa para quem está começando nesse ramo, pois assim será possível aprimorar a fabricação e ir investindo no negócio assim que for obtendo resultados com a venda dos produtos.

Como conseguir clientes para uma fabrica de doces?

Você não irá montar uma fabrica de doces para vender por unidade no próprio local, pois isso não irá lhe dar os resultados que tanto deseja. Os clientes de uma fabrica desse tipo, geralmente, são outras empresas varejistas que irão trabalhar na revenda direta ao consumidor final. O que você deverá fazer nesse caso é buscar parcerias com bombonieres, docerias, sorveterias, supermercados e outras empresas que trabalham com a venda de doces.

Logo no inicio da sua fabrica, poderá ter algumas dificuldades em encontrar clientes desse tipo, então o ideal é investir em anúncios utilizando as mídias locais disponíveis, como jornais, rádios, anúncios em outdoors, distribuição de panfletos e muito mais. Uma boa alternativa também é procurar pessoalmente os donos das empresas e levar consigo uma amostra dos doces que vem produzindo, pois assim eles poderão conhecer seu trabalho e firmar uma parceria de sucesso com sua nova fabrica.

Leia também: Como ganhar dinheiro fazendo doces

pequena fabrica de doces

Vale a pena abrir uma fabrica de doces?

A duvida muitas vezes é o que atrapalha o sucesso de um negócio ou mesmo o investimento em uma ideia promissora e da mesma forma muitas pessoas ficam com um pé atras quando pensam em montar uma fabrica de doces. De qualquer forma, não podemos esquecer que o investimento será um pouco alto e que esse tipo de negócio exige o máximo de cuidado, portanto só com um bom planejamento você poderá decidir se vale mesmo a pena ou não.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>