criar um produto passo a passo

Criar um produto novo e inovador é o desejo de qualquer pessoa e de inicio eu suponho que em algum momento da sua vida, já passou pela sua cabeça uma ideia de criar algo que se tornasse uma sensação no mundo ou que simplesmente ficasse famoso na sociedade. Tô certo ou tô errado?

Essa simples ideia pode até ter lhe dado uma enorme vontade de se dedicar mais a isso, porem você provavelmente não achou formas de seguir em frente com o seu negocio.

Hoje eu irei falar sobre alguns pontos importantes no processo de desenvolvimento de novos produtos no mercado e que você deve seguir caso pretenda lançar o seu também:

1 – Processo de geração de ideias

O processo para criar um produto novo começa com a busca de ideias que podem originar-se de muitas fontes. Você pode ter suas próprias fontes de ideias ou buscar junto a consumidores, cientistas, concorrentes, funcionários, intermediários, empresas de pesquisa e outros meios.

As ideias podem surgir naturalmente, como é o caso de John e Anthony Gentile, que tiveram a ideia de uma boneca voadora para a fabrica de brinquedos Lewis Galoob, de São Francisco. A ideia surgiu quando eles observavam crianças brincando de atirar para o ar mudas de plantas como as hélices de um helicóptero. Então, as ideias para criar um produto podem vim dos mais variados lugares e nos momentos mais comuns da sua vida.

criar um produto

2 – Triagem de ideias para criar um produto

Após ter uma ou várias ideias, é importante pesquisar sobre elas e verificar se realmente compensa investir nesse tipo de negócio.

Nessa etapa do desenvolvimento de novos produtos, você deve evitar dois erros:

O erro de descarte - Esse ocorre quando a ideia que parece promissora é descartada.
O erro do vá em frente - Ocorre quando se permite que uma ideia fraca siga para o desenvolvimento e a comercialização do produto ou serviço.

3 – Teste de conceito

O teste de conceito consiste em testar conceitos de produtos com um grupo apropriado de consumidores alvos, e avaliar suas reações. Não tente criar um produto novo e sair vendendo por aí sem testa-lo primeiro.

No passado a criação de protótipos era muito cara e demorada, hoje as empresas podem desenhar produtos físicos alternativos, por exemplo, brinquedos e eletrodomésticos em um computador e depois produzir moldes plásticos de cada um deles.

4 – Criar uma estrategia de marketing

Após a fase de testes do produto, é importante desenvolver um plano estratégico de marketing preliminar para lançar o novo produto no mercado. Nesse plano, você deve focar em 3 partes:

  • Descrever o tamanho, a estrutura e o comportamento do mercado em que você irá trabalhar.
  • Analisar o preço previsto para o produto, a estratégia de distribuição e o orçamento de marketing para o primeiro ano. Tenha todos os números em mãos para saber o que realmente irá precisar.
  • Descreva as metas de vendas e de lucros a longo prazo para seu produto.

5 – Criar um produto novo

Se o conceito de produto passar pela analise comercial, ele segue para o departamento de pesquisa e desenvolvimento para ser transformado em um produto físico. Até agora o produto só existiu sob a forma de descrição verbal, de desenho ou de protótipo e a partir de agora você terá que desembolsar um bom dinheiro.

criar um produto novo

6 – O que é preciso para criar um produto?

Como já foi dito antes,criar e desenvolver um produto não é uma tarefa fácil.

Então, para criar um produto você vai precisar de todas essas coisinhas que já citei:

Ideia - Primeiramente vem a ideia, que é o ponto inicial de todo esse processo de criação e é baseado nessa ideia inicial que se passa a desenvolver os outros passos.

Pesquisa - Esse é um passo importante para criar um produto, pois é nessa pesquisa que você descobre se essa sua ideia tem um bom fundamento ou não e principalmente se as pessoas tem necessidade de adquirir o seu produto.

Analise - Você deverá analisar o mercado em que você irá atuar, o local onde irá trabalhar com seu produto, se irá atuar apenas em uma região ou no Brasil todo ou até mesmo no mercado mundial e não esquecendo de analisar seus possíveis concorrentes.

Orçamento - Essa também é uma parte importante no processo, pois é com o orçamento que você irá ter uma noção dos gastos para criar um produto e se você não irá gasta alem do lucro previsto.

Criação - É nessa etapa que irá criar o produto, só prestando bastante atenção na qualidade e no bom design para chamar a atenção dos novos clientes.

7 – Criar um produto e divulga-lo

A parte mais importante após a criação do produto é sem dividas a divulgação. Não irá adiantar nada se você criar um belo produto e que seja procurado por muitas pessoas, mas que essas pessoas não fiquem sabendo da existência do mesmo ,então invista em publicidade.

O mercado é muito grande e tem espaço para todos, o que diferencia um do outro é a criatividade na hora de mostrar seu produto, e formas para isso não faltam,vou citar 3 exemplos de locais que chamam bastante atenção dos possíveis clientes:

Internet - É o meio de divulgação que mais cresce no mundo, as vendas na internet através de propagandas é enorme. Somente em 2010 teve um aumento de 40% em relação a 2009.

Televisão - Também é um dos meios de comunicação que mais traz lucros para as empresas.

Radio - Mesmo em pleno reino da internet o radio ainda é pioneiro em divulgação de produtos e empresas.

São apenas algumas dicas de publicidade, sem contar com a divulgação boca a boca, que é bastante comum entre as pessoas quando o seu produto realmente é de qualidade.

criar um produto novo

8 – Manter o produto

Assim como diz o ditado “casar é fácil, difícil é conviver”, com um produto pode ser da mesma forma.Você pode criar um produto hoje, obter um bom numero de vendas ou mesmo chegar ao topo da lista, e de repente não conseguir mas manter o equilíbrio.

Isso geralmente acontece após a chegada de um produto concorrente e que traga coisas mais modernas que o seu e assim contagie o mercado.

Então é importantíssimo atualizar seus produtos para continuar levando qualidade e alcançar o maior numero de clientes possíveis. Certamente se seguir corretamente o que é necessário você tem tudo para ter um produto de qualidade e crescer no mundo dos negócios.

Como está a criação do seu produto?

Como você já pôde ver, criar um produto não é nada fácil e exige bastante trabalho constante, mas eu quero deixar uma dica final que poderá mudar a sua vida. Talvez ainda não saiba, mas hoje é possível criar um produto digital para comercializar na internet e lucrar um bom dinheiro todos os meses, tanto que em alguns casos chega a superar um produto físico. Um produto digital pode ser um curso, um pacote de vídeos ou mesmo um E-book (livro digital) sobre um determinado assunto que você domina e sabe ensinar outras pessoas.

A minha dica antes de tudo é que foque no seu aprendizado para conseguir obter os melhores resultados na criação desse produto, então gostaria de lhe indicar um curso que certamente irá mudar a sua vida a partir de agora. Trata-se do curso Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos, que tem como objetivo lhe ensinar a começar um negócio online do zero criando seu próprio produto. Tenho certeza que irá gostar muito desse material.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. diz

    Ola boa tarde, gostaria de uma ajuda para criar um produto na área de logística.
    Para uma apresentação de trabalho. Gostei muito das dicas mas como estou começando agora precisaria dessa força de vocês; desde já muito grato.

  2. Renata Mello diz

    Bom dia,ver se pode me ajudar, preciso inovar ou lançar um produto ou serviço na matéria de empreendedorismo da faculdade, estamos totalmente sem ideias no meu grupo! Poderia nos ajudar com alguma ideia?

    • diz

      Olá Renata
      Infelizmente eu não tenho como lhe ajudar diretamente nesse projeto, mas procure focar em soluções para algum tipo de problema em sua cidade, por exemplo. Todos os produtos tem como finalidade sanar uma necessidade existente e da mesma forma você poderá focar em algo que possa ser útil para sua comunidade.

      Abraços e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>