Criação de porcos

Você já pensou em trabalhar na criação de porcos? Esse pode ser um dos melhores negócios para montar em áreas rurais e tudo isso porque o Brasil produz atualmente cerca de 9% de toda a carne suína do mundo, ocupando a quarta posição na lista de países produtos desse tipo de carne.

Então só daí já dá para se imaginar que a criação de porcos é lucrativo e pode vir a ser a oportunidade ideal para os empreendedores que visam a zona rural como ponto de apoio para seus novos negócios. Ao longo desse artigo irei mostrar alguns detalhes a respeito desse tipo de criação e o que poderá fazer para obter bons resultados com seu pequeno empreendimento.

Criação de porcos – Manejo de matrizes e reprodutores

O foco desse tipo de criação de porcos está no crescimento da sua vara já constituída, sendo que deverá levar em consideração o bom tratamento tanto das matrizes quanto dos reprodutores, que serão os principais responsáveis pelo aumento repentino de todos os seus animais.

Todo esse processo de manejo na criação dos seus porcos deverá começar pela escolha correta das matrizes e dos seus reprodutores, pois um bom reprodutor poderá deixar em torno de 1000 filhos ao longo de sua vida. Além de tudo isso, a criação correta de porcos para esse objetivo deve ter muito foco na alimentação, no manejo sanitário e na reprodução desse animais.

Lógico que existe uma série de outros fatores que deverá levar sempre em consideração, porém hoje existem diversas formas de se qualificar para trabalhar corretamente na criação de porcos.

Leia também: Como criar porcos

criação de porcos

Criação de porcos – Manejo de leitões

O manejo de leitões é também um processo muito importante na criação de porcos atualmente e tudo isso vai desde o nascimento dos animais até o abate para vender. Portanto, você como empreendedor rural precisará entender exatamente como funciona tudo isso e o que deverá fazer para criar uma vara de porcos bem organizada na sua nova granja.

Já que o objetivo aqui é a criação de porcos para o abate e comercialização da carne, você deverá saber muito bem como organizar o local de criação, tudo sobre a castração dos animais, a alimentação correta para a engorda e tantos outros fatores importantes que você deverá estar sempre atento durante a criação dos seus porcos.

Algo bem interessante nesse processo todo que pude conhecer recentemente é o novo sistema de criação de suíno light. Ou seja, o foco aqui é fazer com que os porcos gerem mais carne e menos gordura, porém nem todos os produtores sabem corretamente como funciona essa técnica lucrativa, mas atualmente existe um curso específico para isso que irei deixar o link logo a seguir:

Link para o curso: Curso completo de produção de suíno light

Criação de porcos no sistema orgânico

Esse é praticamente o mesmo sistema utilizado na criação de porcos caipira, já que os animais são criados o tempo todo de forma livre e se alimentando através de produtos orgânicos. Então é algo já tradicional no ramo, mas que pode surtir muitos resultados positivos na sua criação.

Uma das principais vantagens da criação de porcos no sistema orgânico é, justamente, a produção de carne sem qualquer tipo de resíduo químico, pois todo o manejo é feito de maneira natural.

Avaliando tudo isso, essa pode ser a oportunidade ideal para quem está querendo investir nesse segmento de mercado, mas não tem muito dinheiro para empregar na montagem de todo sistema de criação. Lógico que tudo irá lhe exigir também um certo conhecimento para que os resultados aconteçam de verdade, mas existem bons cursos atualmente que podem lhe auxiliar muito bem, como e o caso do curso Sistema orgânico de criação de suínos.

criação de porcos caipira

Criação de porcos em camas sobrepostas

A utilização de camas sobrepostas é uma técnica nova para a criação de porcos que vem crescendo no Brasil e gerando resultados muito interessantes. Através desse novo sistema você poderá oferecer um conforto melhor para seus animais, reduzir muitos custos, conter odores no ambiente e diversas outras coisas.

Então vale a pena estudar esse novo sistema para implantar na sua própria criação de porcos. Muitos criadores vem implantando e obtendo expressivos resultados e o CPT (Centro de Produções Técnicas) desenvolveu um curso muito bom com o objetivo de qualificar novos produtores. Trata-se de do curso Criação de suínos em camas sobrepostas.

Criação de porcos é lucrativo?

Sim, esse é um negócio muito lucrativo para quem decide investir em uma granja totalmente apropriada para a criação de porcos, investe nos alimentos corretos para cada tipo de porco e entende o funcionamento correto do manejo desses animais. Não é atoa que o Brasil é hoje um dos maiores produtores de carne suína do mundo.

Então espero que todas as dicas citadas nesse artigo lhe orientem e gerem ideias para seguir na sua própria criação de porcos a partir de agora.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Emidio Rodrigues diz

    Bom dia, parabéns pelo Site.

    Estou pretendendo montar uma pequena granja baseada na criação orgânica. Gostaria de saber quais os investimentos necessários, quanto tempo para obter retorno financeiro e se esse investimento é lucrativo.
    Esse será meu primeiro negócio e estou muito animado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>