Como montar uma relojoaria: Guia completo gratuito!

Publicado por José Neto em 21 de junho de 2019

Que tal aprender como montar uma relojoaria do zero e transformar o seu sonho em realidade? Eu vou te ajudar!

A venda de relógios é algo bastante comum na maioria das cidades, já que esse é um acessório amado pelos brasileiros e pode render um bom dinheiro no final do mês – não é à toa que essa tenha sido uma opção para quem quer empreender.

A partir de agora eu vou te apresentar todos os detalhes que você precisa saber sobre como montar uma relojoaria, mas já preciso te dizer o quanto que é importante que você entenda sobre esse mercado!

Ter ao menos o conhecimento básico a respeito de relógios, conhecer os modelos e saber passar as informações certas para seus clientes vai fazer a diferença na hora da venda, por isso você precisa se esforçar!

Está disposto a se dedicar diariamente para isso? Lembrando que saber como funciona o negócio e o mercado é importante, mas só a partir do momento que você age é que as coisas funcionam, então esteja pronto para isso também.

Vamos lá!

Dicas de como montar uma relojoaria

Planejamento para montar uma relojoaria: Sua primeira preocupação!


Se tem algo que tem uma importância enorme e que eu sempre costumo dizer aqui, mas que nem todas as pessoas levam a sério, é a necessidade de planejar cada detalhe a respeito do negócio que se vai iniciar.

Já que o seu objetivo é saber como montar uma relojoaria, então nada mais justo que parar um instante e verificar como é o mercado por aí e onde estão as oportunidades para você aproveitar.

É importante ver se as pessoas em sua cidade têm costume de comprar relógios, ver a quantidade de lojas que já estão atuando no ramo, frequentar os principais concorrentes para ter uma noção geral de funcionamento e assim começar definir seu negócio.

Fazer as coisas de qualquer jeito, com pressa, não é o caminho! Não adianta construir uma casa sem base, por exemplo, não é? O mesmo acontece com o negócio.

Mesmo que ele comece bem pequeno, mas que tenha uma boa base e um bom planejamento do que se pode fazer e de onde se quer chegar, suas chances de ganhar dinheiro com relógios e ter sucesso são enormes!

Leia também: Como montar uma joalheria

Como montar uma relojoaria: 7 passos mais importantes para começar do zero


Se você quer investir em relógios para revenda com uma loja na sua região, existem pelos menos sete pontos que precisam ser considerados.

Eu sei muito bem que dá um frio na barriga para começar um projeto e a gente fica confuso, mas eu separei isso tudo aqui justamente para te ajudar a dar o primeiro passo com confiança e com menos riscos de erro.

Ao ler cada um desses pontos não se esqueça de adaptá-los de acordo com a sua realidade, com suas necessidades e seus objetivos. Isso vai fazer com que você alcance seu público de forma mais efetiva e que os resultados venham mais rápido, ok?

Agora vamos lá entender como montar uma relojoaria de sucesso:

1. Você precisa de bons relógios para revender

Depois de fazer seu planejamento você poderá ir criando uma lista com os principais tipos de relógios que poderá colocar à venda assim que abrir sua relojoaria. Entender o que as pessoas da sua região consomem vai te ajudar nisso.

Não tem como abrir uma relojoaria sem já ter definido os tipos de produtos que vai vender, não esquecendo dos fornecedores, né? Onde você vai comprar os relógios?

O que você deve fazer é procurar por fornecedores de relógios no atacado que atendam em sua região. Certamente existem empresas que vendem esses produtos no atacado e que você consiga comprar em grande quantidade.

2. Escolha do ponto comercial para sua relojoaria

Saber escolher o ponto ideal para instalar uma relojoaria também é algo muito importante e pode ser vital para o sucesso do seu negócio!

De primeira o que posso te dizer é que você deve procurar e dar preferência por locais que já tenham uma boa circulação de pessoas. Quanto mais gente passando pela sua loja, mais chances de vender.

O centro da cidade ou os bairros de comércio tradicional são os locais mais recomendados! Além de avaliar o fluxo de, veja se existem outras lojas variadas nas proximidades e se é fácil de chegar tanto para quem está de carro e quem está andando.

Outro local muito bom para quem está buscando dicas de como montar uma relojoaria é no shopping!

O porém dessa opção é que esse é um lugar exige um investimento bastante alto, por isso talvez seja de melhor para o início se posicionar em locais que sejam mais baratos.

abrir uma relojoaria

3. Como montar uma relojoaria na parte burocrática

Outra coisa importante para quem quer abrir uma relojoaria é cuidar da parte burocrática do negócio. Não dá para trabalhar na ilegalidade, hein?

Como nem todo mundo entende dessa parte, o mais prático e seguro é contratar uma empresa de contabilidade. Ela vai te dar toda a assessoria necessária para você abrir o seu negócio rápido e sem problemas.

Ser registrado não só vai te dar a tranquilidade de trabalhar, mas também pode te abrir portas para linhas de crédito que facilitarão o crescimento do seu negócio, como a criação do capital de giro.

4. Estrutura e decoração

O espaço interno da loja não precisa ser muito amplo, basta ter a área frontal de vendas, um banheiro e um pequeno estoque já será suficiente para trabalhar!

Uma das coisas mais importantes para um negócio como esse é arrumar a vitrine de uma forma convidativa. Quem passar por ela precisa querer ver os relógios e comprar.

Também é importante ter uma boa decoração interna na loja para que os seus clientes entrem e se sintam em casa – o conforto pode ajudar na compra, sabia? Pois é!

5. Funcionários

A quantidade de funcionários vai depender do tamanho do seu projeto! Se quer começar um negócio menor, é bem possível trabalhar você e mais um funcionário.

O que você precisa avaliar é se todos os pontos do seu empreendimento estarão bem cobertos, desde a parte de atendimento à parte de administração e limpeza.

Todas as pessoas contratadas precisam entender de relógios e ter facilidade no contato com as pessoas – afinal, o atendimento é fundamental para o sucesso de uma relojoaria e de qualquer outro tipo de negócio.

6. Investimento

Uma das coisas mais importantes de como montar uma relojoaria para quem quer abrir esse empreendimento, é ter uma noção sobre o investimento financeiro.

Isso varia de acordo com o projeto também, mas é possível estimar que o investimento para abrir uma relojoaria seja de a partir de uns R$20.000 – para uma estrutura pequena.

Lembre-se que não tem como montar uma relojoaria sem comprar pelo menos os equipamentos básicos de trabalho!

Você vai precisar das vitrines, um balcão de atendimento, caixinhas para relógios, sem falar que poderá ter gastos com a informatização da loja e muito mais.

Além disso, será preciso comprar todos o seu estoque inicial de produtos, investir na legalização do negócio e possíveis contratações de funcionários

Você só terá uma noção mais precisa quando cuidar da parte do planejamento, que eu falei bem lá no início do texto, lembra?

7. Serviço de conserto – uma forma de agregar valor

Essa dica não é uma regra para o seu negócio, mas pode servir para agregar valor à ele. Se você vende já vende os produtos, por que não oferecer também o serviço de conserto de relógios?

Muita gente procura por isso e confiará muito mais em uma empresa que já vende o produto do que em outro lugar. É uma forma de ganhar mais dinheiro e fortificar a sua marca no mercado.

Pense nisso!

relojoaria pequena

Montar uma relojoaria dá dinheiro? Vale a pena montar?


Uma pequena dúvida de quem está querendo informações para montar uma relojoaria é quanto a lucratividade do negócio!

A verdade é que dá para ter resultados surpreendentes trabalhando nessa área! Se você conseguir bons fornecedores, por exemplo, poderá ter altos lucros

Só para você ter uma ideia, as relojoarias que trabalham com relógios importados conseguem ter uma margem de 100% de lucro em cada produto vendido – o que é algo muito bom!

Essa é, sem dúvida, uma oportunidade que vale a pena! É claro que não basta só saber como montar uma relojoaria e ponto final, é preciso avaliar a sua cidade e dar o seu melhor para ele funcionar.

Já se perguntou se está disposto a isso? Porque é muito importante!

Comece a montar o seu negócio!


Agora que você já sabe como montar uma relojoaria, tem tudo nas mãos para começar a mudança de vida que tanto deseja.

Para finalizar, eu só espero que tenha gostado de todas as dicas, que consiga abrir sua relojoaria o quanto antes e ganhar muito dinheiro!

Aproveite e veja também o artigo com ideias de nomes para loja de relógios. Porque você vai precisar de um nome para seu novo negócio!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

7 comentários

  • Ótimas dicas,já trabalho a anos no ramo de consertos de relógios,em breve estarei abrindo um negócio noutra cidade.

  • Parabéns, essas dicas serão ideias para quem quer ser um empresário.

  • jose amauri de souza pires

    gostaria de saber na questão da mão de obras para concertos de pulseiras troca de baterias etc… para quem quer montar uma relojoaria mas não tem conhecimento sobre a manutenção… oque fazer?

  • Pablo Bianchi

    Boa noite José Neto.

    Primeiramente, parabéns pelo texto bem escrito e explicativo sobre como montar uma relojoaria. Como você enxerga a perspectiva de crescimento para relojoaria online?

    Um abraço,

    Pablo Bianchi.

  • sidney santos joaquim

    Cara adorei esse site parabéns! sou relojoeiro e pretendo em breve montar minha relojoaria , sempre que puder poste coisas a respeito meu amigo! obrigado e felicidades!!

    • A

      Olá Sidney
      Fico muito feliz em saber que minhas dicas são úteis para você.

      Abraços e sucesso!

Deixe o seu comentário