Como vender comida congelada

Quem mora sozinho as vezes passa por algumas dificuldades, principalmente com relação a alimentação. Geralmente essas pessoas trabalham o dia todo e não tem tempo suficiente para preparar seus próprios alimentos, então é nesse momento que surge uma oportunidade para quem deseja empreender com foco nesse publico. Trata-se da opção de vender comida congelada.

Recentemente nós recebemos uma sugestão de uma leitora aqui do blog para falar sobre esse assunto e por se tratar de uma opção interessante de trabalho nós vamos colocar algumas dicas que podem ser úteis para quem esta começando agora ou tem planos de investir na venda de comida congelada para pessoas que moram sozinhas.

Instalações para começar trabalhar

Para começar vender comida congelada é preciso não só saber preparar bons pratos, mas também ter uma noção de empreendedorismo e o processo básico para montar uma empresa. Então o primeiro passo a se levar em consideração antes de começar trabalhar com a preparação dos seus produtos é, justamente, com relação ao local onde irá atuar e receber sua clientela.

Algumas pessoas iniciam na própria residencia, no entanto essa opção só será válida se tiver um local apropriado para a preparação dos alimentos, espaço para trabalhar com a embalagem, despache e ainda ter um espaço suficiente para acomodar seus clientes. Claro que você também pode querer, simplesmente, preparar os produtos e vender em outros locais, mas caso deseje ter uma empresa mais regular e com um poder de crescimento maior é preciso planejar um ponto comercial a altura.

Portanto, para começar será preciso investir no aluguel de um ponto para trabalhar. Esse local deve ser o mais próximo possível de locais onde se concentram um grande números de empresas, pois o seu publico alvo será justamente as pessoas que trabalham nesses locais e não tem tempo para cozinhar em casa.

Leia também: Como vender salgados congelados

como vender comida congelada

Equipamentos para vender comida congelada

Para começar seu negócio e vender comida congelada para pessoas que moram sozinhas, será preciso investir em algumas coisas requisitadas para que tudo seja iniciado. Um exemplo desse investimento vai ficar por conta dos equipamentos básicos de trabalho que serão indispensáveis para que sua pequena fabrica de comidas congeladas ganhe o mercado.

Dentre os vários equipamentos que deverão ser comprados, nós fizemos uma pequena lista para que você possa ter uma noção do que deverá levar em consideração:

  • Pelo menos um freezer grande para colocar alimentos
  • Uma câmara fria
  • Um fogão industrial e dependendo do tamanho da empresa precisará de mais outro
  • Mesas para que seus funcionários possam trabalhar dentro da empresa
  • Uma masseira para massas
  • Uma embaladora para ajustar suas embalagens.

Lógico que isso é só um pequeno apanhado daquilo que precisará comprar para iniciar seu trabalho. Então o recomendado é que comece fazer uma listinha com todos os equipamentos necessários, faça uma pesquisa nos principais locais de vendas para encontrar as melhores ofertas e comece investir nos seus materiais.

A preparação dos alimentos

A preparação dos alimentos será outro fator determinante para que sua pequena empresa consiga alcançar um patamar maior dentro desse mercado. Tudo isso porque quando se trata de alimentos, existe uma série de exigências que poderão ser fatais para o sucesso ou não do seu negócio.

Então faça um bom curso de culinária antes de começar vender comida congelada para poder oferecer um cardápio mais variado e aquela comidinha gostosa que todo Brasileiro adora. Isso será muito interessante para se mostrar ainda mais profissional na sua área e ganhar o reconhecimento da sua clientela.

Lembre-se também que por se tratar de alimentos congelados, é sempre importante estar verificando a temperatura ideal para que eles não acabem se estragando e prejudicando seus clientes, portanto tenha um controle mais evidente com relação a esse detalhe também.

Leia também: Como ganhar dinheiro com comida

trabalhar com comida congelada

Como conseguir clientes e vender comida congelada

Quem vai começar vender comida congelada precisa, acima de tudo, conhecer a sua cidade e as pessoas a sua volta para poder criar suas próprias estratégias com o objetivo de conseguir mais clientes. Na verdade existem duas formas básicas de vender seus produtos que são as vendas diretamente ao cliente final (que são os consumidores) e também a opção de distribuir para outros revendedores.

Naturalmente algumas empresas como supermercados, lanchonetes, restaurantes ou outras empresas do gênero podem comprar comidas congeladas para revender, então essa pode ser uma boa oportunidade para firmar parcerias e crescer ainda mais a quantidade de vendas.

Quem vai vender comida congelada diretamente para o consumidor, que no caso são aquelas pessoas que moram sozinhas ou que não tem tempo de preparar seus próprios alimentos em casa, deve-se utilizar meios de mostrar a existência da sua empresa e dos seus produtos. Os anúncios em jornais, a distribuição de panfletos e a utilização de banners nas ruas podem funcionar muito bem, mas lembre-se que o mais importante após isso é conseguir fidelizar seus clientes para que eles voltem todos os dias.

Leia também: Dicas para encantar um cliente e fideliza-lo

Curso para montar uma fabrica de comida congelada

Quem vai investir nesse negócio para vender comida congelada precisa estar por dentro de todo esse mercado e fazer um bom curso preparatório pode ser o auxilio que tanto se precisa numa hora como essa. O certo é que muitos empreendedores iniciam seus trabalhos por meio de consultorias ou cursos adquiridos, então você também pode seguir o mesmo caminho.

Para quem deseja investir no segmento de comida congelada eu encontrei um curso bem interessante e que parece ser de grande utilidade para se iniciar de forma correta. Trata-se do curso Como montar uma pequena fabrica de alimentos congelados, criado pelo CPT (centro de produções técnicas) onde aborda exatamente tudo a respeito dessa opção, desde o processo inicial até a comercialização dos seus produtos.

Então espero que tenha gostado de todas as informações que foram citadas aqui, aproveite para colocar sua ideia em pratica e começar vender comida congelada com grande sucesso na sua cidade. Agradeço a leitora Cristina que sugeriu esse artigo e continue lendo nossas próximas dicas.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>