Como ser uma boa recepcionista?

Recepcionista eficienteEu já citei aqui em vários outros artigos que o atendimento de qualidade é um dos fatores primordiais para o sucesso de uma empresa e pensando nesse assunto, resolvi citar algumas dicas para quem deseja ser uma boa recepcionista.

Esse é um dos cargos que as mulheres se encaixam nas empresas com uma maior tendência e elas são responsáveis por algo muito importante, que é a primeira impressão do atendimento na empresa.

Veja então algumas dicas para se tornar uma boa recepcionista e ser uma referencia dentro da empresa.

1 – Foque nas qualidades pessoais

Ser uma boa recepcionista é algo desejado por qualquer mulher que entra nesse cargo, mas antes disso é preciso lembrar que você é uma pessoa comum e mostrar os seus valores pessoais aos clientes.

Então, procure ser uma pessoa humilde, alegre, mostre que você é simpática e que está ali só para ajudar e solucionar os problemas de cada cliente.

Essas são qualidades pessoais indispensáveis para quem deseja ser uma boa vendedora, porque tudo deve começar pelo lado pessoal para depois se aprofundar e interligar com o profissional.

como ser uma boa recepcionista

2 – Seja eficiente no atendimento

A verdadeira função de uma recepcionista é receber os clientes, atende-los com eficiência e direciona-los para o que desejam, mas para que esse processo seja concluído com sucesso é preciso atingir um certo nível de eficiência.

Para que seu atendimento seja de qualidade, eu recomendo que se prepare profissionalmente de modo que possa interagir com o cliente sem dificuldades.

Então, faça um bom curso de oratória para se comunicar melhor, um curso de línguas também pode ser útil para seu trabalho, aprenda digitar com maior rapidez e aprenda as melhores técnicas para atender um cliente.

Essas são coisas fundamentais para se obter sucesso e ser uma boa recepcionista.

Leia também: 6 técnicas para atender o cliente

3 – Se mantenha informada

Informação é uma palavra que deve estar sempre presente na vida de quem trabalha nesse tipo de cargo, afinal para ser uma boa recepcionista é preciso se manter informada de quase tudo que acontece dentro da empresa.

Quando uma recepcionista sabe exatamente o que acontece na empresa, o seu atendimento tende a ser mais eficiente e isso acaba minimizando certos constrangimentos, assim como o tempo gasto com cada cliente.

É a mesma formula usada para vender um produto com qualidade, porque antes de começar o processo é preciso conhecer muito bem o que tem em mãos.

4 – Resolva você mesmarecepcionista boa

Eu sei que o papel de uma recepcionista, em muitos casos, não é resolver os pepinos da empresa, mas se tudo estiver ao seu alcance poderá muito bem fazer isso.

Para ser uma boa recepcionista é importante ir muito além de atender as pessoas e manda-los para que outros funcionários resolvam seus problemas ou supra suas necessidades. É fundamental que você também se ofereça para ajuda-lo.

Então, quando tiver condições de ajudar, ajude, porque isso irá minimizar o trabalho excessivo da empresa e muitas vezes esse trabalho é ocasionado por coisas tão simples que você mesma resolveria. Sem falar que essa é uma porta de entrada para um cargo melhor dentro da empresa.

Ser uma boa recepcionista é fácil?

Quem disser que ser uma boa recepcionista é muito fácil, está completamente enganado, porque mesmo se tratando de um processo simples para se cumprir, nem todos conseguem e o nível de trabalho nesse cargo é muito grande, às vezes.

Para confirmar essa ideia, bastar dar uma analisada no mercado que você verificará o quanto as empresas precisam de boas recepcionistas, mas não acham.

A verdade é que para ser uma boa recepcionista, você precisará focar nessas 4 dicas que citei aqui nesse artigo e procurar alguns pontos a mais que devem ser implantados na empresa onde trabalha para melhorar a sua função e a recepção dos clientes.

Espero que tenha gostado e até os próximos artigos.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>