Como ser um bom vendedor passo a passo

Você já deve ter ouvido falar que todo mundo tem um pouco de vendedor, seja numa entrevista de emprego ao expor sua imagem e sua ideia, ou em casa ao convencer seus familiares sobre algo, mas ser um bom vendedor é mais complicado. Nesse artigo, de hoje vamos mostrar algumas dicas de como ser um bom vendedor para o aperfeiçoar ainda mais as suas técnicas de negociação e ficar mais preparado para o mercado de trabalho.

A verdade é que vender não é uma luta do vendedor com o cliente, nem conseguir que alguém faça o que não deseja fazer, ou compre alguma coisa que não se deseja comprar. Vender, é ajudar os clientes a descobrir que podem obter o que querem, satisfazendo suas necessidades através dos produtos ou serviços que você tem a oferece-los. Vou destacar agora algumas etapas que se deve seguir até a conclusão de uma venda, isso é muito importante para quem queira vender mais a cada dia.

Como ser um bom vendedor?

Antes de se iniciar qualquer venda ou uma simples negociação, é fundamental que se esteja preparado. A primeira coisa que um vendedor deve ter é auto-estima, pois é ela que faz de você uma pessoa positiva e te dá uma boa aparência pessoal. Falando nisso, a aparência pessoal é outro fator imprescindível para o processo de venda, afinal você está mostrando sua imagem aos clientes, e se você mostrar uma boa impressão, certamente se sairá melhor nas vendas.

Sendo assim, os homens precisam está com cabelos limpos e cortados, barba feita, unhas curtas e limpas e roupas adequadas. Para as mulheres vendedoras, é sempre indicado que mantenha os cabelos limpos e, de preferência, presos. Além disso é válido o uso de uma maquiagem básica, unhas curtas e feitas, evitar esmaltes fortes e excessos de bijuterias, evitar roupas justas e saias curtas. Então essas são dicas básicas de como ser um bom vendedor apenas seguindo algumas coisas comuns que farão uma grande diferença na hora da venda de algum produto.

Leia também: Como ser uma boa vendedora de roupas

A comunicação ideal para um vendedor

Não tem como ser um bom vendedor sem ter uma comunicação eficiente durante todas as suas negociações, já que esse é um dos pontos mais importantes na hora de vender, e muitas pessoas acabam não se saindo muito bem nessa hora. No entanto, você pode se preparar antecipadamente para isso, fazendo cursos específicos na área de comunicação e tentar entender como poderá lidar com todos os tipos de pessoas.

Falando de um modo geral, para comunicar-se bem é necessário saber ouvir seu cliente, esforçar-se para entender, é preciso se fazer entender, sempre evite fofocas e procure falar somente na hora certa.

como ser um bom vendedor

Como ser um bom negociador?

A negociação é uma das etapas que mais vai lhe exigir o famoso “jogo de cintura” e essa é a hora em que você deve se mostrar realmente como um vendedor nato. Então é de suma importância que você se apresente bem pois a apresentação deve ser realizada adequadamente para que o cliente tenha interesse de conhecer seus serviços ou produtos. Portanto, nesse momento você deve apresentar pontos positivos do seu produto, manter uma postura estável, não prometer o que não pode cumprir, também deverá envolver o cliente na sua oferta e procurar formas de criar um relacionamento com ele.

É fundamental também que você conheça bem o que se está negociando, pois um bom vendedor deve: Tornar seu produto especial aos olhos do cliente, envolva o cliente com os benefícios e por ultimo, prove esses benefícios a ele. São etapas importantes que certamente mudarão sua vida e fazem parte desse processo sobre como ser um bom vendedor.

O processo de finalização da venda

Para fechar um negocio, o vendedor não deve se exaltar e apreçar o fechamento, você deve deixar o cliente a vontade, sem pressiona-lo a nada. Eu li em uma apostila que, “são pequenas as chances de uma negociação não ser concluída quando o vendedor deixa o cliente tomar uma decisão de comprar sem antes ter pressionado a fechar o negocio”. Então faça uma venda segura, sem esconder nada do seu cliente, pois o ideal é deixar todas as condições bastante claras a seus clientes.

Relacionamento com o cliente

Já que você deseja saber como ser um bom vendedor, deve se lembrar sempre que um negocio não se acaba com o fechamento de uma venda, pelo contrario, a partir desse momento você deve criar um vinculo com esse cliente, fazendo com que ele lhe procure sempre que precisar. Um bom vendedor, não pode deixar o cliente se esquecer dele, não pode esquecer o cliente, deve ficar atento as oportunidades e deve surpreender sua clientela.

Então espero que tenha gostado de todas as dicas, que consiga se tornar um vendedor de qualidade e que obtenha o máximo de sucesso com suas vendas.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>