Como montar uma pequena fabrica

Atualmente as pessoas não são mais, totalmente, dependentes de um emprego fixo para conseguirem ganhar dinheiro, afinal é possível montar uma pequena fabrica e fazer seus próprios produtos para revender sem nenhuma complicação.

As pequenas fábricas vêm crescendo muito em todos os estados brasileiros e muitas delas são iniciadas a partir de casa, com o mínimo de investimento e mesmo assim conseguem ganhar espaço entre as grandes concorrentes. Então o que nós iremos abordar nesse artigo são algumas dicas para montar sua pequena fabrica com sucesso.

Escolha um tipo de fabrica para montar

Se fossemos parar para listar aqui todos os tipos de fabricas existentes e que você pode montar, com certeza iriamos escrever vários e vários artigos desse tipo. Mas o certo é que a maioria das pessoas hoje em dia estão apostando nas pequenas fabricas, que na maioria dos casos não necessita de um alto investimento. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Montar uma fabrica de chocolates
  • Montar uma fabrica de chinelos
  • Montar uma fabrica de salgados
  • Montar uma fabrica de gelo
  • Montar uma fabrica de bolos
  • Montar uma fabrica de roupas

Esses são exemplos para quem deseja montar uma pequena fabrica e não sabe exatamente o que irá fazer. O que você deve fazer agora é analisar cada uma das possibilidades para saber qual delas se encaixa melhor ao seu perfil de trabalho, mas se deseja ir mais a fundo o recomendado é pesquisar na sua própria região por opções pouco exploradas e que podem gerar bons resultados para você.

Leia também: Como montar uma pequena fabrica de salgados

como montar uma pequena fabrica

Planejando a estrutura e os equipamentos da pequena fábrica

A estrutura para montar uma pequena fabrica também será algo muito importante e que dependerá de um planejamento amplo, afinal aqui você deverá buscar um local especifico para trabalhar, de preferencia que seja um espaço amplo, e também deverá começar analisar os equipamentos de trabalho que serão necessários.

Com relação ao local de trabalho é importante buscar um lugar apropriado no tamanho, que possa oferecer comodidade para trabalhar e armazenar os equipamentos de trabalho. Além do mais, quando falamos de montar uma pequena fabrica é importante prezar por locais mais afastados do centro da cidade e não podemos esquecer também da segurança do local.

A compra de maquinas e acessórios de trabalho será o maior investimento para começar sua fabrica e em alguns casos a necessidade de ter várias maquinas é algo evidente, passando assim a exigir um investimento maior ainda dos investidores. De qualquer forma, o que você deverá fazer é uma lista inicial com tudo aquilo que precisará comprar para fazer depois uma pesquisa nos principais fornecedores antes de comprar.

Leia também: Como montar uma fabrica de gelo

Como montar uma pequena fabrica e legaliza-la?

Montar uma pequena fabrica é um processo que exige cautela e um bom gerenciamento, mas algo que fará uma grande diferença nesse momento será a legalização do seu novo negócio. Esse será um passo vital para que sua nova fabrica se instale corretamente e possa iniciar os trabalhos.

Naturalmente não é nada difícil conseguir ter uma empresa legalizada hoje em dia, afinal existem inúmeras oportunidades. Um exemplo disso são as pessoas que desejam montar uma pequena fabrica mas irão trabalhar sozinhas nela, então essas pessoas estão recorrendo a categoria chamada Microempreendedor individual para começar de forma legal.

Caso você não se enquadre nos padrões exigidos pela categoria, o mais recomendado é que procure um contador de confiança para que possa iniciar o processo de legalização junto com ele. Então espero que consiga iniciar de forma eficiente a sua pequena fabrica e possa obter sucesso no mercado.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>