Como montar uma loja de variedades

Veja a seguir como montar uma loja de variedades!

O comércio de produtos comuns que são utilizados no dia a dia é algo muito forte no mercado brasileiro e se tornou uma oportunidade de negócio bem interessante para os novos empreendedores que estão buscando opções de negócio para investir.

Pensando nisso, eu fiz questão de selecionar ao longo desse artigo de hoje uma série de dicas e informações interessantes que lhe ajudarão a montar sua loja de variedades com uma maior facilidade. Tudo o que você precisará para se dar bem com uma lojinha desse tipo é de um bom planejamento, um local apropriado e diversidade em produtos, então veja as dicas e planeje como será sua nova loja.

Produtos mais vendidos em uma loja de variedades

Geralmente uma loja desse tipo costuma trabalhar com muitos produtos diferentes e a maioria deles são voltados para o uso doméstico, brinquedos para crianças, pequenas ferramentas de trabalho e presentes. O objetivo principal de uma loja de variedades é oferecer produtos úteis para as pessoas da cidade e sempre com um preço mais acessível , então além desses produtos você também poderá encontrar produtos descartáveis, acessórios de informática e muito mais.

Só aqui já é possível perceber que não tem como montar uma loja de variedades sem ter fornecedores de grande qualidade atuando em parceria com sua nova empresa. Portanto a minha dica nesse inicio é que procure formar uma lista de bons fornecedores antes mesmo de começar instalar sua loja de utilidades, pois assim será possível saber exatamente quem serão as empresas que irão suprir sua loja, os tipos de produtos e os preços oferecidos por cada uma delas.

como montar uma loja de variedades

Pesquisa e plano de negócios para uma loja de variedades

A pesquisa de mercado é algo muito importante não só para quem está querendo saber como montar uma loja de variedades, mas também para qualquer outro tipo de negócio. Tudo o que você precisará levar em consideração nesse inicio é saber se existe uma boa procura por esses produtos na sua cidade, verifique também a quantidade de lojas já atuando nesse ramo e aproveite para já ir montando seu próprio plano de negócios, pois isso lhe dará uma segurança maior ainda na hora de abrir as portas dessa nova loja de utilidades.

Como montar uma loja de variedades?

Esse processo sobre como montar uma loja de variedades não é tão simples como muitos imaginam, porque mesmo depois de ter tudo bem planejado, ter feito uma pesquisa de mercado e seu plano de negócios, será importante se atentar também a escolha do local onde irá se instalar para começar as vendas. Nesse caso, o recomendado é que procure uma rua de comércio tradicional em sua cidade, que tenha uma boa circulação de pessoas e que possa facilitar a chegada dos seus clientes, pois assim aumenta bastante as chances de conseguir excelentes vendas desde o inicio.

A parte interna da loja poderá ter um espaço para estoque de produtos, 1 banheiro, 1 pequeno escritório e a área de vendas dos seus produtos. O espaço de vendas precisará ser amplo, pois você irá colocar várias prateleiras com produtos para venda, precisará instalar pelo menos 1 balcão de atendimento na entrada da loja e o espaço precisará oferecer facilidade de locomoção dos clientes que estão pesquisando o que comprar, então existem muitos detalhes sobre como montar uma loja de variedades que precisam de um foco maior.

Investimento para abrir uma loja de variedades

Não importa se você está querendo saber como montar uma loja de variedades pequena ou grande, o certo é que será preciso empregar um bom capital inicialmente para que esse negócio possa ser iniciado com  o máximo de sucesso. Além do investimento principal na compra de todo o seu estoque de produtos, você precisará investir no aluguel e decoração da nova loja, deverá comprar prateleiras, materiais de escritório, terá gastos com a legalização desse negócio e uma série de outros pequenos gastos que culminará em um bom investimento total.

Esse custo de montagem e estruturação de uma loja como essa será bastante variável, portanto não tem como dizer um valor exato que você irá investir, mas no geral isso ficará entre R$ 70 e R$ 150 mil Reais, sendo que dependerá da estrutura da loja, da localização e de outros fatores que poderão até mesmo aumentar ainda mais esse custo inicial.

loja de variedades

Divulgue sua loja de variedades e ofereça um bom atendimento

Não basta apenas saber como montar uma loja de variedades, porque será primordial ter também algumas estratégias para chegar ao seu público alvo. Apostar em uma boa divulgação desde o inicio poderá ser uma solução interessante, então você poderá anunciar utilizando mídias comuns em sua cidade, como os carros de som, anúncios no rádio ou qualquer outro meio que possa levar o nome da sua loja a uma grande quantidade de possíveis interessados.

Oferecer um atendimento diferenciado em sua loja de variedades também será algo que irá agregar ainda mais valor para seu sucesso rápido, então procure contratar bons atendentes, 1 ou 2 pessoas para trabalhar no caixa da loja, 2 ou 3 repositores de produtos e você poderá cuidar da parte administrativa da loja. Se possível, ofereça um treinamento prévio para que seus funcionários possam pegar rapidamente tudo aquilo que você pretende implantar dentro da loja.

Leia também: Como montar uma loja de óculos de sol

Vale a pena montar uma loja de variedades?

Mesmo depois desse tipo de loja ter se tornado algo tão popular no mercado brasileiro, é possível atingir bons resultados sim ao apostar nessa oportunidade, mas lembre-se sempre que o planejamento é a chave para o sucesso e procure apostar também em novidades que forem surgindo para atender com qualidade a sua clientela. A meu ver vale muito a pena sim montar uma loja exclusiva para trabalhar com utilidades para o lar, por exemplo, porque é possível atingir um público muito grande e gerar lucros bons assim que a loja se tornar conhecida no mercado local.

Então aqui eu fiz apenas um pequeno apanhado com dicas e informações sobre como montar uma loja de variedades. Agora cabe a você pesquisar e colocar em pratica essa nova ideia de negócio.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>