Como montar uma loja de troca de óleo

Existem muitos serviços voltados para o mercado de carros em geral que você poderá oferecer e se tornar uma grande referência naquela área, desde uma borracharia a uma distribuidora de peças para veículos é possível investir e obter resultados bem interessantes, principalmente porque a quantidade de carros só aumenta cada dia mais. O que eu irei lhe mostrar hoje é como montar uma loja de troca de óleo, pois essa também pode ser uma ideia que se encaixe ao seu modelo de negócio desejado.

Naturalmente a troca de óleo é algo feito constantemente e alguns donos de veículos costumam fazer isso várias vezes ao ano. Tudo isso é favorável a quem decide abrir uma loja especializada na troca de óleo, pois terá clientes sempre voltando e usufruindo dos seus serviços. Para começar esse negócio você irá precisar de um certo investimento e de algumas estratégias para se dar bem no mercado, então vale sempre a pena ficar atento aos detalhes que irei mencionar aqui.

Como montar uma loja de troca de óleo?

Não tem como montar uma loja de troca de óleo sem pensar na localização e estrutura desse negócio, mas nesse caso tem outro detalhe que também é importante e que devemos ressaltar, já que você precisará ter uma loja para atendimento e negociação com seus clientes, mas também deverá ter uma área exclusiva para troca de óleo. Então o seu negócio necessitará de dois espaços, sendo que a loja pode ser algo menor e do lado você poderá oferecer os serviços de troca de óleo. Alguns empreendedores preferem abrir um escritório junto com o próprio local onde o serviço será feito e nesse caso cabe a você definir como será a estrutura do seu negócio.

Se tratando da localização, o ideal para montar uma loja de troca de óleo é se instalar nas proximidades de locais onde as pessoas já procuram esse tipo de serviço. Dessa forma, vale pena focar em locais próximos a postos de gasolina, lava jato, borracharias ou mesmo em ruas bem movimentadas da sua cidade, mas que possam oferecer espaço suficiente para seus clientes estacionarem seus veículos com comodidade. A estrutura interna da loja não precisa ser muito grande, pois a lojinha pode ser apenas uma sala com banheiro. Já a área de troca precisa ser um pouco maior e com um espaço para estoque de materiais.

Leia também: Como montar uma borracharia

como montar uma loja de troca de óleo

Investimento para a troca de óleo

Se você deseja saber como montar uma loja de troca de óleo na sua cidade, também precisará estar atento a todos os detalhes relacionados ao investimento inicial necessário para operar na sua nova loja que está prestes a abrir. De uma forma geral, o investimento já começará com o aluguel do ponto comercial, também precisará comprar prateleiras, armários, uma máquina de troca de óleo, uma bomba para óleo, pelo menos 1 elevador e diversas outras ferramentas necessárias para lidar com a troca de óleo em geral.

Além disso, você deverá investir na própria loja, que será o espaço onde seus clientes irão ficar aguardando enquanto seus funcionários efetuam o serviço. Para sua loja, serão necessários alguns equipamentos de informática, sofás, uma TV, uma prateleira grande para colocar óleos a mostra, um balcão grande e alguns outros equipamentos. Todo esse investimento inicial, incluindo a compra de óleos para utilização, deverá ficar entre R$ 50 e R$ 80 mil Reais, mas lembre-se que tudo dependerá da estrutura proposta por você.

Legalização de uma loja para troca de óleo

Nesse processo inicial você precisará focar em muitas coisas e uma delas é a legalização da sua loja de troca de óleo, pois não poderá começar atuar sem estar totalmente dentro da lei. Além disso, não podemos esquecer que todo negócio tem seus riscos, então a minha dica é que você faça uma pesquisa de mercado preliminar para verificar a quantidade de lojas já existentes no ramo atuando na sua cidade, procure saber os interesses dos donos de veículos e também para ter uma noção do que precisará para ter sua loja funcionando. Criar um plano de negócios eficiente também será algo indispensável para ter mais segurança ao partir para a montagem da loja, então foque nisso também.

A contratação de um contador para sua nova loja de troca de óleo será algo indispensável, pois esse profissional lhe auxiliará no processo de legalização para poder iniciar seu trabalho de uma maneira eficiente. Então só depois de ter sua loja registrada na junta comercial, ter obtido seu CNPJ e autorização da prefeitura municipal para atuar no local desejado é que seus serviços poderão ser iniciados.

como montar uma troca de óleo

Trabalho e divulgação de uma troca de óleo

Para começar trabalhar em uma loja de troca de óleo você precisará também contratar alguns funcionários, como uma secretária e pelo menos 2 pessoas para trabalhar na troca de óleo. Algo muito interessante e que você também poderá oferecer é busca e entrega do veículo de clientes que não podem leva-los até sua loja, já que esse seria um serviço extra bem eficiente e que certamente iria agradar muitos clientes que vivem atarefados no dia a dia.

O processo de divulgação também será uma etapa muito importante na montagem da sua loja para troca de óleo, visto que desde o inicio será preciso investir em publicidade local se quiser atingir seu público alvo e mostrar a cara no mercado. A minha dica é que você utilize os meios tradicionais que as pessoas já tem costume na sua cidade, como é o caso de anúncios através de carros de som, pequenas chamadas no rádio, anúncios em jornais ou mesmo publicidade em outdoors. A divulgação boca a boca ou mesmo a parceria com lojas de produtos automotivos e borracharias também pode ser algo muito eficiente para o crescimento rápido do seu negócio.

Leia também: Como abrir uma loja de pneus

Vale a pena abrir uma loja de troca de óleo?

Sim, vale muito a pena investir nesse tipo de negócio, pois estamos falando de um mercado muito grande e em constante crescimento. No entanto para obter sucesso de verdade não basta saber como montar uma loja de troca de óleo e ficar de braços cruzados, pois você precisará oferecer um trabalho de extrema qualidade e fidelizar a maior quantidade possível de clientes. Se conseguir focar nisso, certamente irá obter bons resultados trabalhando com uma loja de troca óleo.

No mais eu só espero que você tenha gostado de todas as dicas e informações que mostrei aqui, lhe desejo muito sucesso desde já e não deixe de continuar lendo nossos próximos artigos aqui no blog. Até breve!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. Darcy Soares Cardoso diz

    Boa noite! Estou pensando em montar uma loja de troca de óleo, comecei a pesquisar e vi sua publicação e fiquei ainda mais animado em montar meu próprio negócio! Obrigado pelas dicas!

  2. vagner diz

    Ola! Gostei das dicas estou querendo abrir um posto de troca de oleo em casa mas algo bem pequeno nao tenho muito para investir de saida! Vlw

    • diz

      Olá Vagner
      Mesmo que você tenha pouco dinheiro para iniciar, o importante é começar com o que você tem, porque assim vai crescendo aos poucos até conseguir ter um negócio do jeito que sempre sonhou.

      Abraços e sucesso!

    • diz

      Olá Alexandre
      Fico feliz que minhas dicas tenham lhe ajudado a dar os primeiros passos, então é continue lendo aqui que eu tô sempre postando coisas novas.

      Abraços e sucesso!

  3. Lucivaldo diz

    Olá José ! Parabéns pelo site ! As dicas q vc colocou está sendo de grande valia pra mim. Estou pensando em abrir uma loja de troca de óleo tbm !

    • diz

      Olá Lucivaldo
      Muito obrigado pelo elogio e saiba que eu estou aqui no torcida para que você consiga montar seu próprio negócio, então se dedique e siga em frente que tudo vai dar certo com certeza.

      Abraços!

    • diz

      Olá Elinaldo
      Sim, é preciso fazer o registro da sua empresa na junta comercial, obter o CNPJ, alvará de funcionamento da prefeitura municipal e outros detalhes a mais. A minha dica para essa parte burocrática é que procure um contador para saber exatamente por onde iniciar.

      Abraços e sucesso!

  4. Lucas diz

    Obrigado pelas dicas! Gostaria de saber se você sabe me dizer algum lugar que eu possa me informar sobre cursos de tudo o que eu preciso saber para troca de óleo.

  5. Thallis Silva diz

    Boa noite!Vi o sua publicaçao e gostei muito parabens e tambem estou interessado em montar meu proprio negocio nao tenho muita grana mas tenho um pouco de conhecimento no assunto.Poderia me dizer o minimo que conseguia gastar p/ montar esse negocio?Desde ja te agradeço obrigado pela sua atençao!!

  6. Amanda Vianna diz

    Olá José Neto gostei muito das suas idéias. Tenho uma loja 3,90 por 7. Você acha que eu consigo começar o meu negócio e atender bem meus clientes? Consegue dar uma idéia de quanto gastaria para montar?

  7. joao anjos diz

    ola amigo bom dia olha eu preciso algumas orientacoes sua porque eu tenho o ponto um galpao de 150 mts e sou bem conhecido na cidade e eu quero trabalhar dentro da lei porque nao quero ploblemas….sabe

  8. Robson Cordeiro diz

    Eu estou iniciando uma pequisa nesse ramo e vi que mercado tem saida, isso seguindo as dicas do especialista e penso levantar um dinheiro pra começar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>