Como montar uma loja de iluminação

O mercado nos oferece uma grande variedade de negócios que podemos investir atualmente e conseguir atingir bons resultados ao leva-lo a frente, então é possível aproveitar o próprio conhecimento para montar um negócio, pode-se pegar ideias tradicionais e empreender naquela área, como também podemos gerar ideias novas que venham atender uma certa demanda. Justamente por isso, alguns empreendedores novos estão querendo saber como montar uma loja de iluminação.

A verdade é que esse mercado é bastante específico e sua loja deverá focar muito bem nesses produtos, então com uma boa organização, produtos para atender todos os gostos e uma boa divulgação local, certamente não irá demorar muito para sua nova loja se tornar uma referência no ramo, então aproveite as dicas a seguir para abrir sua própria loja de iluminação e atender toda a clientela da sua região.

O ponto comercial para sua loja de iluminação

O seu público alvo serão pessoas que estão fazendo construção, reformas de casas, pessoas que necessitam de luminárias para festas e tudo mais, então quanto mais bem localizada estiver a sua loja, maiores são as chances desses clientes entrarem para comprar equipamentos de iluminação. Os seus principais concorrentes serão as lojas de materiais de construção, mas como no seu caso será uma loja exclusiva para trabalhar com a venda de acessórios e equipamentos para iluminação, certamente as pessoas interessadas irão procurar antes de tudo.

De qualquer forma, comece escolhendo um ponto comercial em um local de fácil acesso, onde as pessoas já tenham costume de ir para comprar esses ou outros produtos e não se esqueça de avaliar a parte interna da futura loja, pois será necessário ter um espaço amplo onde irá colocar todos os seus produtos a venda, montar um estoque, um pequeno escritório e pelo menos 1 banheiro. Então, não tem como montar uma loja de iluminação sem planejar como será esse local de trabalho, já que ele será algo primordial para uma boa vendagem.

Leia também: Como montar uma loja de material de construção

como montar uma loja de iluminação

Como montar uma loja de iluminação?

Com um investimento entre R$ 35 e R$ 60 mil Reais você poderá montar uma loja de iluminação na sua cidade e atender toda a demanda que existe quanto a isso. Então será necessário alugar um bom ponto comercial, comprar prateleiras e expositores de produtos, um balcão grande, equipamentos de informática para a loja e todo o seu estoque inicial para venda que resultarão nesse investimento total para ter sua loja em pleno funcionamento.

Além disso será necessário legalizar sua nova loja para poder operar de forma legal e certamente irá precisar de um contador de confiança para lhe auxiliar nisso tudo. Quanto ao estoque, é sempre bom trabalhar com uma grande variedade de produtos e marcas diferentes, então você irá suprir sua loja com luminárias, lâmpadas diversas, acessórios para iluminação, poderá vender iluminação para eventos e muito mais.

Trabalho e divulgação da loja de iluminação

Logo de cara pode ser que você não precise de muitos funcionários, porém com o decorrer do tempo pode ser que a quantidade de clientes venha aumentar bastante e você não terá outra opção senão contratar funcionários para colaborar dentro da loja. Tudo irá depender da sua estrutura, mas no geral é sempre bom ter pelo menos 2 atendentes e 1 pessoa para tomar conta do caixa da loja, sendo que essa pessoa pode ser você mesmo.

Um outro fator muito importante para quem está buscando informações sobre como montar uma loja de iluminação é a divulgação desde a abertura da nova empresa. Tudo isso, porque você estará entrando como um novato no mercado e pouquíssimas pessoas irão lhe conhecer, então o ideal é investir na divulgação da sua loja para que novos clientes possam conhecer melhor. Essa divulgação pode ser feita através de anúncios no rádio, distribuição de panfletos e não se esqueça de utilizar o tradicionais marketing boca a boca, pois ele é muito eficiente, portanto não tem como montar uma loja de iluminação sem pensar nesses detalhes.

Vale a pena abrir uma loja de iluminação?

Por mais que algumas pessoas considerem esse tipo de negócio bastante segmentado e fiquem com um pouco de receio na hora de monta-lo, saiba que é possível sim conseguir excelentes resultados e que vale a pena investir em uma loja desse tipo na sua cidade. Lógico que antes de tudo deve ser feito um estudo, um plano de negócios e ter conhecimento na área para poder oferecer o que há de melhor aos clientes, mas no geral é um negócio que sempre terá procura no mercado, pois a iluminação é algo indispensável em todos os lugares.

Então aqui eu apenas destaquei algumas dicas de como montar uma loja de iluminação na sua cidade e a partir de agora cabe a você pesquisar para saber se vale mesmo a pena investir nisso e começar estruturar seu novo negócio. Espero que tenha gostado de todas as informações e aproveite também para continuar lendo nossos próximos artigos!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>