Como montar uma loja de chocolate

Erra quem pensa que chocolate só se vende na páscoa, porquanto o chocolate é muito bem aceito, principalmente no meio das crianças. Nenhuma delas deve ser privada de comer, mas sempre com moderação, é claro.

Você pode aproveitar esse amor pelo doce para montar uma loja de chocolate, vendê-los e ganhar um dinheiro extra. Primeiro você decide que tipo de chocolate você vai vender, procure sempre os considerados com mais qualidades e aqueles que são mais procurados, assim com certeza você terá um retorno breve do seu investimento.

Vendendo chocolates caseiros

Assim que você montar uma loja de chocolate, terá a possibilidade de vender chocolates caseiros e esse requer um pouco mais de atenção para que saiam com um sabor diferenciado e, desta forma, ganhar o prazer e a fidelidade de seus futuros clientes.

Contudo, nessa área tem bastante concorrência e é possível vencê-las quando se disputa com outras docerias e chocolaterias, mas fique longe de mercados que vendem aqueles chocolates famosos que todo mundo admira e gosta, porque isso atrapalhará suas vendas. Nesses empreendimentos é natural não ter cadeiras e mesas, normalmente se tem uma bancada onde as pessoas compram e, cadeiras para se sentar caso queira comer o chocolate ali no local. Normalmente se compra chocolate e leva-se para casa.

Leia também: Curso de chocolates para lucrar!

como montar uma loja de chocolate

Inovando a chocolateria e local estratégico

Todavia, você pode inovar, assim que montar uma loja de chocolate, podem ser colocadas poucas mesas e cadeiras e oferecer um café para ser apreciado com o chocolate para aqueles clientes que querem conversar, comer e passar um tempo, curtindo um ambiente agradável.

A estrutura pode ser do modelo de uma lanchonete, sendo que é um ambiente aconchegante, onde as pessoas percebam em que clima estão. Café expresso, cappuccino, chocolate quente vão agregar ao seu serviço uma qualidade a mais. Quanto ao local, este deve ser extremamente importante para montar uma loja de chocolate. Não escolha local, na qual tenha várias docerias, porém, escolha um local que seja de fácil acesso, onde as pessoas passem com frequência em frente e que seja um local estratégico.

Espaços perto de locais de trabalho é uma ótima dica, pois, após o almoço as pessoas adoram comer um docinho, então sua chocolateria serviria muito bem nesse horário. As pessoas iriam se encontrar e conversar, tomando um café e saboreando um chocolate e assim a cada dia passará para outras pessoas, informando que encontraram um local aconchegante. No entanto, deve-se oferecer um chocolate diferenciado com sabores e texturas diferentes, para criar uma boa fama e espalhar sua marca pela cidade.

loja de chocolate

Divulgando sua loja de chocolate em diversos lugares

Divulgação ao se montar uma loja de chocolate é sempre muito bom, então, espalhe pessoas com pequenas amostras do chocolate, no qual são vendidos na sua loja. Desta forma, você pode usar a estratégia de perguntar o que a pessoa achou, e quais os sabores que gostaria de encontrar, mas que em geral não é tão fácil achar, após, entregue um folheto com o local, telefone onde possam entrar em contato com você.

Ofereça um serviço de entrega, no início pode ser para lugares mais perto e após maior divulgação entregar em outros locais, neste caso, você consegue vender bem mais quando se entrega em casa.

Redes sociais, blogs e sites são um ótimo coligado para a divulgação. Outro ponto em questão é colocar fotos dos doces que você produz e na descrição fale sobre o que foi usado, qual tipo de sabor, quais produtos você empregou, você pode usar também produtos que ajudam na memória, por exemplo, produtos que dão mais energia, você pode associar aos chocolates e as pessoas vão adorar.

Leia também: Como montar uma fabrica de chocolate

Capacidade criadora e investindo em datas comemorativas

Seja criativo! Use ideias novas! Se informe sobre o mercado nessa área. Ao montar uma loja de chocolate, você deve investir em eventos anuais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, faça kits para vender nesses períodos. Promoções com sorteio também é sempre bem vindo e chama bastante atenção das pessoas.

Treine seus funcionários para responder as perguntas dos clientes, com a finalidade de eles saberem indicar os sabores ideais para cada pessoa que se interessarem, pois, funcionários capacitados e bem educados são regras básicas para um bom retorno do seu negócio. Fica uma dica muito importante: assim que você montar uma loja de chocolate, mantenha sempre limpo o local de trabalho, principalmente a cozinha, pois é de lá que sairão os chocolates que você irá vender.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>