Como montar uma loja de artigos para pesca: Guia completo e gratuito!

Publicado por José Neto em 25 de junho de 2019

No artigo de hoje eu vou lhe ensinar um passo a passo completo de como montar uma loja de artigos para pesca do zero!

A gente sabe muito bem o quanto esta atividade pode ser bastante prazerosa e é  justamente por esse motivo que este mercado se expande, principalmente em regiões mais quentes.

Você, como um empreendedor que enxerga lá na frente, deve ter percebido a oportunidade “escondida” por trás deste hobby e por essa razão, resolveu saber mais sobre o assunto para começar o seu negócio com o pé direito, não é?

Só que não adianta só investir em um mercado que tem potencial, é preciso se tornar um especialista nele! Só assim você montar o plano certo de ação, acerta na base e constrói algo que realmente pode te levar ao sucesso.

Quero te ajudar nisso! Vem comigo entender de forma simples como montar uma loja de artigos para pesca, adapte de acordo a sua realidade e comece a agir o quanto antes!

Como montar uma loja de artigos para pesca: 7 passos


Antes de começar com as dicas, você me permite lhe dar uma bônus? O planejamento sempre será o seu melhor amigo durante a criação de um negócio, não importa qual o mercado que você deseja atuar!

Ele é o responsável por lhe apresentar potenciais “problemas” e dificuldades que possam surgir no meio do caminho. Além disso, é quem apontará qual é o melhor trajeto para seguir.

Então sente um pouco, pegue papel e caneta e comece a fazer o seu planejamento o quanto antes. Por mais trabalhoso que possa ser, ele é fundamental para você abrir uma loja de artigos para pesca de sucesso.

Agora vamos às outras dicas:

como montar uma loja de artigos para pesca

1. Estude o mercado de artigos para pesca em sua região

Este passo é essencial para garantir que tudo ocorra da melhor forma. Afinal, não dá para simplesmente abrir uma loja, seja ela do que for, em qualquer parte da sua cidade e aguardar um sucesso absurdo, não é?

É preciso estudar e analisar as chances de este tipo de comércio dar certo! Você precisa conversar com as pessoas da região, com o objetivo de entender qual é o real interesse deles nesse tipo de negócio.

Será que eles realmente estão precisando de uma loja de artigos para pesca? Ou será que este mercado já está bastante desgastado e já possui muitos estabelecimentos deste tipo na região?

Quanto eles costumam gastar nas lojas de artigos de pesca? Qual a frequência? Estas perguntas também são importantes. O seu novo negócio depende, justamente, das respostas delas.

  • Dica: Existem empresas especializadas em fazer pesquisa de mercado que podem analisar a possibilidade de um novo negócio dar certo ou não.

2. Calcule os possíveis gastos e investimentos

Vou supor que você já fez a pesquisa de mercado e constatou que a região que você mora, ou que você pretende abrir a sua loja, está apresentando uma falta de artigos para pesca. Ótimo! Ponto pra você! Isso significa que você já pode ir adiante com a abertura da sua loja.

Só que antes de dar um passo maior que a perna, vamos primeiro pensar nos investimentos que precisam ser feitos.

Para não te deixar de mãos abanando, posso lhe apontar um valor médio de investimento para abrir uma loja de artigos para pesca, é claro… Ele pode variar entre R$35 mil a R$100 mil.

Para ter um valor mais exato, no entanto, é preciso pôr na ponta do lápis todos os possíveis gastos.

São eles:

  • Legalização da sua empresa: Você terá que, obviamente, abrir uma empresa. Desse modo, precisará investir em contabilidade,  para que tudo seja feito da forma mais correta possível, sem falar nas taxas;
  • Locação do imóvel: Você terá que investir na locação do imóvel, ou então, caso queira, poderá comprar um espaço para montar a sua loja. Em ambos os casos um valor será investido. Pense em quanto está disposto a pagar para isso;
  • Equipamentos e móveis: A sua loja precisa ser bem apresentável, bonita e organizada. Somente assim é que os seus clientes, de fato, se sentirão à vontade dentro do estabelecimento. Portanto, procure compor um espaço super aconchegante, com prateleiras bonitas e um balcão de atendimento interessante. Lembre-se também de investir em equipamentos, como um rádio (para aquela música ambiente), um ar condicionado (para refrescar os seus clientes) e um computador para o caixa;
  • Os artigos de pesca em si: Sim, você precisa pensar neste ponto também e isso é óbvio, mas, neste caso, você precisa pensar em quais tipos de produtos irá disponibilizar. Você quer focar mais em um material específico ou pretende vender de uma maneira mais “geral” mesmo? Estude as possibilidades e encontre os melhores fornecedores;
  • Capital de giro: Esse é um dos pontos mais importantes de como montar uma loja de artigos para pesca. É muito importante que você coloque o capital de giro na sua lista de investimentos! Ele funciona como uma espécie de “caixa” da sua empresa, um suporte para que ela tenha um “respiro” financeiro.

3. Encontre a melhor localização

Os passos anteriores já foram bem estudados? Então vamos adiante.

Agora você precisará encontrar uma boa localização para a sua loja e isso dependerá daquela pesquisa que você fez lá no passo um, lembra?

Pois bem! Antes de qualquer coisa, eu posso lhe dizer que a sua loja não precisa ficar no centro da cidade, mas precisa estar em um ponto estratégico. Sabe o que isso significa? Ela precisa se instalar aonde os seus clientes costumam estar!

Portanto, se você perceber que a procura por artigos de pesca é maior no interior da cidade, encontre um imóvel nesta localização.

Fuja daquela ideia de que precisa ser visto por milhares de pessoas todos os dias e  concentre-se em ser visto pelas pessoas certas, mesmo que a quantidade seja menor.

4. Encontre fornecedores de qualidade

como abrir uma loja de artigos para pesca

Para que a sua loja tenha sucesso, você precisa encontrar os melhores lugares para comprar material de pesca para revenda.

Para isso, busque informações sobre a empresa que você pretende contatar. Saiba mais sobre os produtos e procure a opinião de consumidores e lojas.

Não pense apenas no investimento que será feito, ok? Pois se você optar pelo fornecedor mais barato, sem pesquisar qual é a qualidade do produto, pode se frustrar mais tarde!

5. Montar ou não montar uma equipe?

Bom, para saber como montar uma loja de artigos para pesca, você precisa pensar na possibilidade de contratar outras pessoas para te ajudar, não é?

Normalmente uma loja como essa precisa de uma pessoa no caixa e uma para cuidar do estoque e da reposição. Além do mais, o caixa pode ser o atendente também, dependendo da quantidade de clientes que visitam a loja.

A dica é: Comece devagar, aos poucos… Assim você poderá ir contratando novos funcionários conforme a sua loja cresce. O que você acha?

6. Divulgue o seu novo negócio

A sua loja já está praticamente pronta? Ótimo! Agora que você já sabe como montar uma loja de artigos para pesca, é preciso pensar na divulgação da sua empresa!

A partir de agora você poderá criar as suas contas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo. Assim poderá criar campanhas de divulgação para a inauguração da loja.

Quanto mais suspense você criar, melhor será. Tente impactar o seu público alvo com textos interessantes, e fotos bem criativas. Assim, as pessoas que tiverem interesse por estes produtos certamente irão querer conhecer a sua loja.

7. Faça a inauguração da sua loja

Pronto! agora é só caprichar na decoração e fazer a inauguração da sua loja de artigos para pesca. Aposte em  comidinhas e refrigerantes e sucos, por exemplo, para deixar os seus novos clientes mais aconchegados e confortáveis. Tenho certeza que será um sucesso!

Agora você já sabe montar uma loja de artigos para pesca!


Viu só como é possível montar o seu próprio negócio? Espero que este artigo tenha te ajudado! Planeje, estude e vá em frente com o seu sonho de empreender!

Mais importante: Se agora você já sabe como montar uma loja de artigos para pesca, esse é o melhor momento para agir!

Até a próxima.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário