Como montar uma loja de auto peças

O mercado de auto peças é algo muito crescente em todas as cidades brasileiras e tudo isso devido a grande quantidade de veículos circulando, portanto é um tipo de negócio muito interessante, que só tem a gerar resultados e que pode ser a oportunidade ideal de investimento atualmente. Dessa forma, você poderá montar sua loja de auto peças, se instalar em um local apropriado para trabalhar e assim fornecer produtos para oficinas e clientes em geral que estão a procura de peças para veículos.

Lógico que existem também vários detalhes importantes quanto a montagem em geral da sua loja, então ao longo desse artigo de hoje irei lhe mostrar como montar uma loja de auto peças e o que será preciso para iniciar o trabalho de maneira eficiente. Certamente os resultados tendem a ser bem interessantes quando se consegue abrir uma loja com uma boa variedade de produtos e que oferece um atendimento diferenciado a clientela, então veja como abri-la e ter sucesso:

O local para montar sua loja de auto peças

Já que você deseja saber como montar uma loja de auto peças na sua cidade, saiba que antes de tudo será primordial ter um espaço apropriado onde possa se instalar e atingir uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Ou seja, quanto mais visível for a sua loja, maior é a tendência dos clientes lhe encontrar e uma boa ideia é optar por locais próximos a oficinas, lojas de carros e o local poderá ser tanto no centro da cidade, quanto em um bairro específico que seja de fácil acesso e que possa agregar valor para seu novo negócio.

A parte interna da loja também contará muito no sentido de ter um negócio bem estruturado, então alugue um ponto comercial que lhe ofereça um bom espaço para expor produtos, um pequeno escritório e um banheiro. Todas as peças que serão postas a venda podem ser organizadas através de prateleiras e logo na entrada da loja você poderá colocar um balcão grande para atender os clientes, sendo assim, sempre que alguém visitar sua lojas de auto peças, irá solicitar a peça desejada ao atendente e ele só precisará virar pra trás e procurar nas prateleiras onde todos os produtos estarão devidamente organizados.

Leia também: Como montar uma oficina mecânica

como montar uma loja de auto peças

Como montar uma loja de auto peças?

Então como você já pôde perceber, desde o inicio será preciso investir um bom capital para ter sua loja em pleno funcionamento e tudo deverá começar com o aluguel do ponto comercial, decoração e organização desse espaço, também será preciso comprar algumas prateleiras, um balcão grande, todos os equipamentos de informática para a loja, materiais de escritório, cadeiras para os clientes e todo o seu estoque inicial de peças para os mais variados tipos de carros. Se tratando do valor a ser investido, saiba que ele será muito variável, mas no geral irá ficar entre R$ 40 e R$ 75 mil Reais, no entanto é possível iniciar até mesmo com uma margem de investimento menor.

Essa é a parte básica para quem ainda não sabe como montar uma loja de auto peças, sendo que ainda resta a parte burocrática, onde você precisará contratar os serviços de um contador para lhe auxiliar no processo de legalização da nova loja. Antes mesmo de chegar nesse ponto, será fundamental que você já tenha uma lista com alguns fornecedores que irão suprir sua nova loja, então faça uma pesquisa de mercado e tente encontrar fornecedores de peças para automóveis que possam firmar parcerias com sua empresa recém montada.

Como trabalhar em uma loja de auto peças?

Não basta apenas saber como montar uma loja de auto peças, pois também será necessário planejar como será o trabalho interno assim que começar colocar tudo em funcionamento. Portanto, o ideal é contratar alguns funcionários que possam atender com o máximo de eficiência e assim melhorar ainda mais a visibilidade da sua nova loja de auto peças no mercado, mas não se esqueça de oferecer um bom treinamento inicial, principalmente, se os funcionários não tiverem um bom conhecimento com relação as peças de veículos e o atendimento em geral.

Quem está a procura de informações sobre como montar uma loja de auto peças, deverá se preocupar também com a divulgação do seu negócio após ter tudo pronto para funcionamento. O certo é que a divulgação deve começar desde a inauguração da nova loja e isso será muito importante para conseguir chegar ao seu público alvo, mas algo que eu recomendo sempre para quem pensa em abrir uma loja de auto peças é que procure firmar parcerias com oficinas, com mecânicos e não deixe de buscar maneiras para fidelizar seus clientes, pois tudo isso só vem engrandecer o nome da sua loja.

abrir uma loja de auto peças

Loja de auto peças da lucro?

Muitos empreendedores irão acabar ficando com algumas duvidas, quanto a montagem ou não de uma loja específica para a venda de peças e acessórios em geral para carros, mas a verdade é que se analisarmos o mercado podemos ver claramente que trata-se de algo bem lucrativo e que vale a pena ser investido. Quando você monta uma loja, consegue oferecer um trabalho de qualidade e faz com que seu negócio vire algo conhecido no mercado local, facilmente os resultados só irão aumentar mês a mês.

Uma excelente ideia para quem está querendo dicas de como montar uma loja de auto peças e está mesmo decidido a investir nesse negócio é oferecer o serviço de entrega. Vejo algumas lojas fazerem esse tipo de serviço e funciona muito bem, pois é algo a mais que sua loja tem a oferecer para os clientes, então tende a gerar ainda mais vendas. Então só espero que tenha gostado de todas as informações desse artigo, como planejar desde já como será sua nova loja de auto peças e até breve!

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>